SEO e Google: Entendendo a relação

SEO e Google: Entendendo a relação entre o Google e o SEO do seu site

Você já sabe que SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para ferramentas de busca, uma técnica que consiste na otimização de sites para que sejam encontrados nas primeiras posições de buscas feitas no Google – ou outras ferramentas de busca, como Yahoo e Bing. Você já sabe, também, que as técnicas de SEO tem foco no ranqueamento orgânico, ou seja, gratuito, que aparecem nos resultados das buscas.

Para entender de verdade a importância do SEO para o seu site, é importante entender como o Google funciona e o que ele realmente faz, pois essa compreensão pode ajudar muito ao estruturar um estratégia de SEO que realmente funcione para o seu negócio. Por isso, esse será o tema do texto de hoje aqui no Inbound Lab.

Entendendo o Google: como ele funciona?

Ferramentas de busca como o Google seguem links, de uma página da web para outra. O Google consiste basicamente em rastreadores (crawlers), um índice e um algoritmo, e são os rastreadores da ferramenta que seguem os links pela web.

Esses rastreadores fazem uma varredura durante 24h por dia, 7 dias por semana, em todo a internet e salvam a versão HTML de todas as páginas de um site no gigante banco de dados do Google, chamado de índice, ou index. Esse índice é atualizado toda vez que o rastreador do Google revisa as páginas de um site, e a última versão atualizada é salva. Dependendo do tráfego de visitas em um site e da quantidade e frequência de mudanças realizadas nele, os rastreadores do Google o visitam com maior ou menor frequência.

Para que o Google reconheça a existência de um website, ele primeiro precisa encontrar um link para este novo site dentro de uma outra página da web já rastreada por ele, que já esteja em seu índice e banco de dados. Se os rastreadores seguirem o link através de uma página já conhecida por eles, ocorrerá a primeira sessão de rastreamento nesse novo site, e os dados deste serão salvos no índice do Google. A partir deste momento, o site pode aparecer nos resultados de busca do Google.

O algoritmo secreto do Google

Depois de indexar o novo site, o Google pode mostrá-lo nos resultados de busca mas, para isso, a ferramenta tenta combinar uma determinada consulta de busca com páginas da web indexadas no seu banco de dados. Para fazer isso, o Google possui um algoritmo específico, que decide quais páginas serão mostradas no resultado da busca e em qual ordem específica. No entanto, como esse algoritmo funciona é um segredo, pois ninguém sabe ao certo os exatos fatores que decidem as ordens das páginas nos resultados de pesquisa.

Isso acontece pois o algoritmo do google não é estático, ou seja, ele sofre mudanças regularmente. Os fatores que determinam a ordem e a importância dos diferentes fatores analisados pela ferramenta de busca mudam com bastante frequência. Apesar do algoritmo ser secreto, o Google comunica quais são os fatores importantes para determinar o posicionamento das páginas. No entanto, não é possível saber a ordem de importância dos fatores e nem se o Google comunica TODOS eles. São o teste e a experimentação que fornecem o conhecimento relativamente bom quanto a importância dos fatores e as mudanças de cada um deles.

Dica: para sites WordPress, o plugin Yoast já incorpora automaticamente todas as mudanças do algoritmo do Google que podem interferir no ranqueamento de um site.

Página de resultados do Google

A página de resultados do Google, chamada de SERP (Search Engine Results Page), ou página de resultados, mostra em torno de 7 a 10 links para páginas que melhor se encaixam à busca (de acordo com o Google). Nos referimos a esses links como resultados de busca orgânica, ou seja, os resultados pelos quais um site não paga para aparecer nas primeiras posições, em formato de anúncio. As páginas de resultados seguintes mostrarão outros sites associados como resposta à busca feita pelo usuário e, quanto mais longe um site estiver do topo da primeira página de resultados de pesquisa, menores são as chances dele ser encontrado e acessado.

Acima dos 10 primeiros resultados de pesquisa de uma página estão os links patrocinados, geralmente. Esses links são anúncios, ou seja, pessoas pagaram para que o Google colocasse esses links no topo dos resultados de pesquisa quando alguém faz uma busca por um termo específico. O preço destes anúncios varia com bastante frequência, dependendo da competitividade dos termos de pesquisa, chamados de palavras-chave.

O valor dos links para as ferramentas de busca

É importante ter uma noção básica sobre como o Google e outras ferramentas de busca fazem uso dos links. O número de links levando para uma página específica determinam o nível de importância desta página. Então, quanto mais links externos tiver um site, mais importante os mecanismos de busca entendem que ele seja. Ambos os links internos (provenientes do mesmo site), bem como os links externos (de outros sites) podem ajudar no ranqueamento de uma página no Google.

No entanto, alguns links são mais importantes do que outros. Links de sites que possuem diversos links em outros sites são geralmente mais importantes do que os de sites pequenos, com poucos links externos.

A importância dos links levou ao surgimento de uma técnica chamada link building, ou construção de links. Essa técnica de SEO consiste em um conjunto de estratégias com o intuito de construir links externos que apontam para um site específico, pois esses links externos ajudam a aumentar a popularidade de um site perante o Google e influenciar o seu ranqueamento nesses mecanismos de busca, possibilitando o aumento de tráfego para o site. Essa uma boa estratégia de SEO mas que merece um texto só para ela. Ainda falaremos mais sobre esse assunto por aqui.

SEO Holístico

Aqui na Otimifica nós defendemos a ideologia de que SEO não se trata de um “truque” para melhorar o posicionamento de um site no Google. O Google quer mostrar aos usuários os resultados que forem mais adequados à sua busca e, por isso, se você realmente quiser aparecer no topo dos resultados, é importante estruturar uma boa estratégia de palavras-chave para o seu site.

A abordagem holística de SEO significa, basicamente, construir um site incrível, com técnica e usabilidade. Isso pode ser traduzido em:

  • SEO técnico de qualidade
  • UX Design (User Experience Design)
  • Conteúdo de qualidade
  • Segurança do site

Falaremos mais sobre cada um desses itens no próximo post, aqui no blog.

Ter um site incrível, que ofereça conteúdo de qualidade e relevância, que entregue uma ótima experiência e segurança para o usuário, aumentará a qualidade do seu SEO e, consequentemente, seu ranqueamento nos resultados de busca do Google.

Sites atraentes têm uma taxa de rejeição mais baixa e uma chance muito maior de receber a atenção dos usuários nas redes sociais. Estas são exatamente as duas coisas que você precisa para garantir que o seu site continuará ranqueando bem a longo prazo. Se alguém nunca fala sobre o seu site nas mídias sociais, como o Google pode continuar pensando que se trata de um site relevante?

Sites incríveis também significam taxas de conversão mais altas. Se o seu público gosta e entende seu site, a chance de comprar seus produtos ou retornar é, naturalmente, muito maior.

A fonte dos nossos artigos sobre as técnicas e novidades em SEO é a Yoast, empresa que é referência mundial no assunto e que nos ensina coisas novas a cada semana. 🙂

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