Reputação: quanto vale a da sua empresa?

Reputação: quanto vale a da sua empresa?

Provavelmente você pensou que a reputação da sua empresa vale muito, mas vale muito quanto? Vale o cuidado e o esforço, vale a contratação de profissionais capacitados para cuidar dela, vale o sucesso do seu negócio? No caminho da compreensão sobre qual o valor da reputação para uma empresa, alguns fatos  básicos ajudam a refletir sobre isso.

O primeiro deles é: grande ou pequena, a sua empresa já tem uma reputação. Reputação  é o resultado das percepções que as pessoas têm sobre a capacidade de entrega das suas promessas, sejam elas em forma de produtos ou serviços. E este é um caminho sem volta, não há como mudar o que foi escrito na mente das pessoas até aqui, mas você pode ditar o rumo daqui pra frente.

A década de 90 ficou conhecida como a era da inovação, os anos 2000 como a década do risco, e, em 2010, entramos na década da Reputation Economy. Na economia da reputação, as organizações precisam direcionar suas atenções para além da entrega de seus produtos, pois há a expectativa de uma postura mais humanizada e orientada por ações e estratégias que estejam de acordo com o papel social que se espera delas.

Ou seja, mais do que nunca, as organizações precisam ter clareza que suas ações influenciam o contexto social em que estão inseridas e que as consequências dessas ações vão impactar, significativamente, na maneira como as pessoas percebem e dão valor ao seu negócio.

Para deixar mais clara a importância da compreensão, trago aqui uma pesquisa. Anualmente o Reputation Institute conduz o estudo Global RepTrak® 100 avaliando a reputação de multinacionais nas 15 maiores economias do mundo – dentre elas o Brasil. No resultado do estudo de 2017 (você pode conferir aqui) há algumas informações super importantes:

  • As empresas com reputação excelente ou forte obtêm significativamente mais apoio do público;
  • Produtos/serviços, ou seja, o que você entrega, é o fator que mais influencia na reputação da empresa;
  • As empresas mais abertas, mais genuínas e que melhor se comunicam tem uma reputação mais forte;
  • Para construir reputação, é necessário reforçar o vínculo emocional que os consumidores têm com a sua empresa;
  • Familiaridade é um grande indicador de reputação para empresas e mercados; e
  • O crescimento da reputação de uma empresa é o resultado da familiaridade que as pessoas têm com ela e a entrega do conteúdo correto nos canais adequados e no momento apropriado.

 

A base da boa reputação é a comunicação estratégica.

 

A comunicação é o ponto-chave para a construção da reputação de uma empresa. É através das ferramentas de comunicação que a sua organização será capaz de se comunicar com aquelas pessoas que tem interesse no seu produto/serviço (as suas personas), e fazer com que elas estejam mais familiarizadas ou próximas à sua marca.

Este fator que muitas vezes parece intangível aos olhos dos empresários, ficou evidenciado na pesquisa acima. Uma estratégia capaz de integrar conteúdos de qualidade (aqueles pensados para cada persona) com a entrega nos canais adequados, aumentam a familiaridade das pessoas com o seu negócio, a sua reputação e, consequentemente, o impacto sobre o crescimento dos negócios da sua empresa.

É exatamente isso que a Coca-Cola faz, com maestria, há mais de 100 anos.

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Agora vamos reformular a pergunta inicial: qual importância você dá para o cuidado com a reputação no dia a dia da sua empresa? Qual o investimento que você realiza para cuidar da sua reputação?

Reputação requer uma estratégia de comunicação sincronizada com marketing e vendas, 100%  alinhada aos objetivos de negócio das empresas.

É importante entender que ao comunicar uma mensagem que está distante do produto/serviço que você entrega ou da relação que a sua empresa tem no contexto social que está inserida, você projeta uma imagem desvirtuada que interferirá negativamente na reputação.

 

4 ações para praticar a reputação na sua empresa:

 

  • Pense na construção da reputação como a construção de relacionamentos afetivos. Para que sejam prósperos e duradouros é preciso verdade e troca contínua, a “familiaridade” que apontou a pesquisa.
  • Venda menos e compartilhe mais, fale menos sobre você e mais sobre os benefícios e vantagens que o seu produto/serviço pode entregar para quem está consumindo ele.
  • Participe da comunidade que você faz parte, a equipe que move sua empresa diariamente é composta por  influenciadores importantíssimos na sua reputação.
  • E por fim, invista em comunicação, lembre-se que por vezes o barato pode sair caro para a sua empresa.

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