Provavelmente você pensou que a reputação da sua empresa vale muito, mas vale muito quanto? Vale o cuidado e o esforço, vale a contratação de profissionais capacitados para cuidar dela, vale o sucesso do seu negócio? No caminho da compreensão sobre qual o valor da reputação para uma empresa, alguns fatos básicos ajudam a refletir sobre isso.
Nesse sentido, o primeiro deles é: grande ou pequena, a sua empresa já tem uma reputação. Quer dizer, ela é o resultado das percepções que as pessoas têm sobre a capacidade de entrega das suas promessas, sejam elas em forma de produtos ou serviços. E este é um caminho sem volta, não há como mudar o que foi escrito na mente das pessoas até aqui, mas você pode ditar o rumo daqui pra frente.
A década de 90 ficou conhecida como a era da inovação; os anos 2000, como a década do risco e, em 2010, entramos na década da Reputation Economy.
Na economia da reputação, as organizações precisam direcionar suas atenções para além da entrega de seus produtos, pois há a expectativa de uma postura mais humanizada e orientada por ações e estratégias que estejam de acordo com o papel social que se espera delas.
Ou seja, mais do que nunca, as organizações precisam ter clareza de que suas ações influenciam o contexto social em que estão inseridas e que as consequências dessas ações vão impactar, significativamente, na maneira como as pessoas percebem e dão valor ao seu negócio.
Para deixar mais clara a importância da compreensão, trago aqui uma pesquisa. Anualmente, o Reputation Institute conduz o estudo Global RepTrak® 100, avaliando a reputação de multinacionais nas 15 maiores economias do mundo – dentre elas, o Brasil. No resultado do estudo de 2017 (você pode conferir aqui), há algumas informações super importantes:
A comunicação é o ponto-chave para a construção da reputação de uma empresa. É através das ferramentas de comunicação que a sua organização será capaz de se comunicar com aquelas pessoas que têm interesse no seu produto/serviço (as suas personas) e fazer com que elas estejam mais familiarizadas ou próximas à sua marca.
Este fator, que muitas vezes parece intangível aos olhos dos empresários, ficou evidenciado na pesquisa acima. Logo, uma estratégia capaz de integrar conteúdos de qualidade (aqueles pensados para cada persona) com a entrega nos canais adequados aumenta a familiaridade das pessoas com o seu negócio, a sua reputação e, consequentemente, o impacto sobre o crescimento dos negócios da sua empresa.
E é exatamente isso que a Coca-Cola faz, com maestria, há mais de 100 anos.
Quer comunicar melhor com as suas personas?
Baixe o Canvas da Comunicação
Agora, vamos reformular a pergunta inicial: qual é a importância que você dá para o cuidado com a reputação no dia a dia da sua empresa? Qual é o investimento que você realiza para cuidar da sua reputação?
Reputação requer uma estratégia de comunicação sincronizada com marketing e vendas, 100% alinhada aos objetivos de negócio das empresas.
Portanto, é importante entender que, ao comunicar uma mensagem que está distante do produto/serviço que você entrega ou da relação que a sua empresa tem no contexto social que está inserida, você projeta uma imagem desvirtuada que interferirá negativamente na reputação.
Sendo assim, e você está tão preocupado em vender quanto em engajar seus públicos, precisa ler mais sobre a nossa metodologia INBOUNDPR ou comunicação sincronizada.
Qual o fator que faz com que um conteúdo ganhe destaque ? Não há uma só resposta para essa pergunta. Conheça 4 formas de destacar o conteúdo do seu blog!
4 formas de destacar o conteúdo do seu blog! Ver artigoExistem dois pontos que quando somados, podem fazer toda a diferença no sincronismo da sua estratégia de comunicação: os canais e o contexto.
Contexto e Canais: a dupla que vai amplificar o seu conteúdo Ver artigo
Comentários