Programa de Aceleração - Sindimetal/RS

O Programa de Aceleração de Marketing Digital é um serviço da Otimifica que tem como objetivo acelerar a maturidade digital de marketing das empresas participantes. Ele foi personalizado para a Indústria em uma iniciativa em parceria com o Sindimetal RS,  para desenvolver os seus associados. 

Durante a consultoria de implantação da metodologia INBOUNDPR no Sindimetal, foi identificada a necessidade de criar programas que aproximem os associados do Sindicato cujo formato vem mudando e evoluindo para entregar cada vez mais valor ao ecossistema de empresas. 

Como o Marketing Digital é uma demanda importante no contexto da Indústria 4.0, foi proposto este programa com foco em acelerar a maturidade de marketing das empresas associadas. 

Tudo construído sob medida, de acordo com o Otimindex – Índice de Maturidade de Marketing e Reputação Digital de cada grupo participante do programa.

O problema

O formato de Programa de Aceleração foi escolhido por destacar:

Inovação

A busca pela inovação por parte do Sindimetal RS.

Marketing

A baixa maturidade das empresas associadas e filiadas, o que tornou possível a realização de um programa de marketing.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0, que traz a necessidade de desenvolver a mentalidade digital, para reconhecer o alcance de um plano eficiente de comunicação no ambiente digital para as indústrias.

A entrega

O formato de Programa de Aceleração foi escolhido por destacar:

Entendimento das empresas e criação dos objetivos de marketing:

1. Reunião de imersão individual para entender a realidade das empresas e dos profissionais à frente do marketing, usando as ferramentas Otimindex e Otimiskills;

2. Entendimento dos objetivos de negócios para desenvolvimento do planejamento de marketing digital.

Adequação dos objetivos de marketing à realidade de cada indústria:

Criação de um planejamento de marketing digital ajustado à realidade das ferramentas de tecnologia existentes nas empresas, bem como ao seu nível de maturidade digital
- Implantação de blog em wordpress;
- Ajustes nos computadores disponíveis para reuniões no ambiente da empresa;
- Definição de pessoa para executar as demandas do Programa; - Configuração de sistemas e ferramenta Google para iniciar um trabalho de construção de patrimônio digital (SEO, SEM e Backlinks).

Reuniões semanais, workshops mensais e reuniões online:

1. Definição de palavras-chave;
2. Construção de persona;
3. Estruturação de jornada;
4. Construção do funil de vendas e em marketing;
5. Produção de conteúdo para o blog;
6. Produção de material rico;
7. Definição de ferramenta de automação.

Resultados no Analytics mensais

Acompanhamento dos principais indicadores das empresas através de relatórios gerados no Analytics, em sinergia com o uso de ferramentas, tais como Woorank e Ranking de SEO Otimifica.

Ao final, compartilhamos os resultados do Programa:

Entregas qualitativas:
1. Implantação de blog nos sites;
2. Produção de conteúdo para o Google;
3. Desenvolvimento da mentalidade digital nas empresas;
4. Geração de relatórios mensais para acompanhamento de resultados;
5. Criação de um cronograma de atividades para que as empresas deem seguimento às demandas do Programa.

Resultados

Em apenas 22 horas de trabalho, a maturidade média das empresas aumentou
3,2
pontos no Otimindex.

As empresas entenderam a profundidade e complexidade da gestão diária do marketing e contrataram agências ou profissionais, com o apoio da Otimifica para recrutamento e seleção.

Empresas aceleradas pelo programa

O que elas dizem a respeito do Programa de Aceleração e do trabalho realizado pela Otimifca.

Giuliano Hoffmann

"A ideia foi muito boa, pois todas as empresas precisam estar inseridas digitalmente. Para que isso se concretizasse, o atendimento dado a cada uma das empresas foi diferenciado devido à qualificação da equipe da Otimifica. No nosso caso, ao final do Programa, também havíamos crescido no Google e hoje estamos na segunda página por um termo que sequer aparecíamos no início do trabalho".

Nelso Fagherazzi

"A humildade para transferir o conhecimento às empresas foi um ponto de destaque do Programa. Foi um passo importante para dar direcionamento aos participantes".

Leandro Cavalheiro

"O tempo do Programa foi adequado, principalmente por conta do ótimo trabalho por parte da Otimifica: assistência, detalhamento e atenção".

Francine Severo

"Houve bastante aprendizado e conteúdo, que geraram a consciência de haver muitas coisas a se desenvolverem a partir do que foi passado".

Felipe Tomazewski

"O Programa fez com que as empresas se despertassem para o marketing digital, atualizando conceitos, como persona, e perspectivas sobre as possibilidades que o marketing digital traz".

Christine Lange

"O Programa despertou o gosto pela escrita e pelas produções para o site. Nesse sentido, a IFLA identificou a importância do digital para a empresa e percebeu que os contatos aumentaram desde que se começou a trabalhar com o digital".

Andrea Peres Gremes

"O Programa forneceu muita informação em um curto período de tempo, fazendo com que a Grefortec percebesse a importância do trabalho e valor do marketing digital para a empresa - sem contar com o papel que o atendimento individual, de ótima qualidade, desempenhou para o despertar dessa consciência".

Caroline Vargas

"O Programa passou uma quantidade enorme de conhecimentos para as empresas, fazendo com que cada uma, à sua maneira, entendesse os principais pontos a serem melhorados internamente. Foi uma experiência de grande aprendizado".

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