Os tipos de mídias estão cada vez mais sendo usados por diversas empresas, independente da área e do mercado de atuação.
No entanto, é importante saber usar cada um dos tipos de mídia, tentando aproveitar o máximo que elas podem trazer para a marca.
Portanto, confira os 4 tipos de mídias, seus benefícios e muito mais.
De uma forma geral, mídia digital é uma série de recursos, veículos, formas e ferramentas que operam dentro do ambiente digital.
Assim, ela pode ser um computador, celular, smart tv, e-books, blog posts, outros conteúdos online, etc. Além disso, ela também vai englobar os canais em que a mensagem será passada.
As mídias digitais podem ser usadas para criação, divulgação e promoção de um serviço de marketing digital, ou um produto da marca. Dessa forma, o conteúdo pode ser feito através de posts nas redes sociais, banners, landing page, anúncios, entre outros.
Para escolher a melhor mídia digital para a estratégia desenvolvida e para a marca, é importante pensar nas dores e na solução que a persona procura.
Por fim, por estar 100% na internet, a mídia digital oferece a possibilidade instantânea de o receptor mandar um feedback, uma pergunta, opinião, crítica e criar seu próprio conteúdo
São 3 tipos de mídia específicas, e cada uma delas pode ser usada de formas diferentes pela empresa.
Confira quais os tipos e suas áreas de atuação:
A mídia própria é aquela que é controlada pela empresa. Ou seja, pode ser o site corporativo, blog, e-commerce, aplicativos ou canais de comunicação interna.
Apesar disso, é possível que a mídia própria trabalhe em conjunto com os outros tipos. Por exemplo, promovendo uma campanha do site nas redes sociais ou com estratégias de SEO.
Dessa forma, a principal meta da mídia própria é se relacionar de maneira mais direta com os clientes, além de atrair novos para a empresa.
Além disso, outro ponto importante é que, normalmente, ela vai ter um custo menor em relação aos outros tipos, como a mídia paga.
A mídia paga é muito parecida com os tipos de mídias mais tradicionais. Neste caso, os profissionais exibem anúncios na internet exibindo sites, domínios e banners em plataformas com grande presença do público.
As principais mídias pagas são: Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, entre outros.
A maior vantagem desse tipo é que os resultados dela, geralmente, são mais rápidos, aumentando a visibilidade de um site, página, perfil e postagens. Além disso, é possível alcançar a persona com mais assertividade e de maneira segmentada.
No entanto, as mídias pagas estão cada vez mais caras e competitivas, já que, muitas empresas estão adotando este tipo de serviço.
A mídia ganha se assemelha muito a mídia espontânea. Ou seja, neste tipo, não há nenhum pagamento para exibição, distribuição ou promoção de conteúdos.
No entanto, apesar de não precisar de nenhum tipo de investimento, é importante ter uma verba para engajar a persona da marca, como em estratégias de SEO, por exemplo.
Uma das grandes vantagens da mídia ganha é trabalhar com um público mais segmentado e desenvolver um relacionamento mais próximo com os clientes.
Fazer um plano de marketing digital é sinônimo de trabalhar o all line, para que você consiga desenvolver o marketing definitivo. Embora o termo definitivo na era digital pareça um contrassenso, o importante é entender que o marketing tradicional não mudou.
Trabalhar uma estratégia de comunicação, marketing e vendas de forma integrada é um objetivo valioso para as empresas desde sempre. Porém, não existia uma metodologia que atendesse essa necessidade e, quando criamos o InboundPR, inspirado na metodologia do Inbound Marketing, essa possibilidade passou a ser cada vez mais concreta. Isso acontece porque a comunicação passa a ser Sincronizada, combinando relacionamento com atingimento dos resultados de negócio.
Para estabelecer o melhor plano de marketing, você precisa entender o papel de cada uma das 4 mídias: própria, social, espontânea e paga. O conceito do all line se torna fundamental porque o público que você quer atingir pode até não estar na internet, mas os influenciadores dele certamente estão. Para comunicar o valor de uma marca, produto ou serviço, você precisa atingir as suas personas em todos os pontos de contato: desde o site mobile, a loja física ou o melhor amigo dela.
Para saber mais, conheça as 4 mídias abaixo:
São as personas que dirão onde uma marca deverá estar presente – e não os gestores da comunicação estratégica. Por isso, é essencial entender quem são e ouvir os seus melhores clientes, para saber onde, como e em que momento há mais chances deles consumirem os conteúdos de uma marca e gerar resultados em vendas.
Faça download e acesse o Canvas da Comunicação.
Portanto, o melhor plano de marketing só acontece quando a sua empresa atua nas 4 mídias, e é por isso que são elas a base do trabalho de InboundPR. Mas, para gerar resultados, você não pode pular etapas e, primeiro, precisa entender o papel de cada mídia na comunicação sincronizada. Vamos nessa?
“Conteúdo é patrimônio digital” – Ariane Feijó, Fundadora da Otimifica.
Todo o conteúdo produzido por uma empresa e disponibilizado na Web é patrimônio digital desta organização. Tão importante quanto o patrimônio físico, é ele que construirá a reputação digital do seu negócio e, sendo assim, é fundamental para seu plano de marketing.
É por isso que ele é a base das demais mídias, ou seja, a mais importante de todas. O conteúdo produzido por uma marca precisa ser original, autoral e relevante. Precisa falar a língua das personas para que encontrem este conteúdo ao realizar buscas no Google – ou em qualquer outra ferramenta de busca na web.
Podemos caracterizar como mídia própria:
Mas não são apenas as propriedades digitais que formam a reputação de uma empresa. A mídia própria também é composta pelas propriedades offline, como: programas de responsabilidade social, livros e anuários, eventos proprietários, ações de live marketing e tudo aquilo que envolve interação olho no olho e deixa nos consumidores uma memória de marca.
Reputação é uma coleção de memórias de marca difundidas pelas personas – e essas memórias não têm forma física ou digital. Elas são um registro exato e intangível da experiência das pessoas com a marca.
As redes sociais funcionam como embaixadoras da marca e são grandes aliadas na estratégia de comunicação. É através delas que você amplifica o alcance dos conteúdos produzidos pela sua empresa.
Lembre-se, no entanto, que “rede social é casa alugada”. Dessa maneira, enxergue essa mídia como ela realmente é: plataformas que pertencem a outras empresas, que cederam esse espaço para que o seu negócio converse com o seu público em um ambiente mais neutro e democrático do que os canais da sua própria marca.
É no Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, Snapchat, Pinterest, Youtube, Google+ e tantas outras redes sociais mais segmentadas, que uma marca tem a chance de conversar com suas personas de forma mais leve e descontraída, menos “vendedora” e mais próxima do consumidor. Por isso a mídia social se torna a queridinha das mídias e o foco da estratégia de comunicação de tantas marcas – mas, lembre-se: antes de social, conteúdo próprio primeiro.
Você já baixou o Template Otimifica para Produção de Blogposts?
Essa ferramenta vai orientar você a produzir conteúdos com estrutura consistente e otimizados para ferramentas de busca.
Utilizando o espaço das redes sociais, uma marca concorda em seguir os termos e condições de uma outra empresa e, se em um determinado momento uma rede social decidir parar de mostrar conteúdos de marcas, você pode perder todo o investimento colocado na presença em redes sociais. Todo o dinheiro, mas também aquelas horas de estratégia para definir o melhor post e o melhor horário de postagem – tudo pode literalmente sumir do mapa.
Por isso, diminua esse risco investindo, primeiro, no seu patrimônio digital – a sua mídia própria -, amplificando estes conteúdos para as mídias sociais e pensando em campanhas que gerem impacto agora e no longo prazo.
A mídia espontânea é onde toda a marca quer chegar. No plano de marketing, é aquela que valida todo o esforço em mídia própria, marketing e qualidade do serviço que a sua empresa vem investindo até então.
Sabe aquela matéria tão sonhada sobre a sua marca, publicada em uma revista online do segmento da sua empresa? O trabalho de uma pessoa assessora de imprensa é o que você precisa para consegui-la.
A assessoria de imprensa é a rainha da mídia espontânea, pois é esse trabalho que aumentará as chances da sua marca obter inserções em veículos, sites, blogs, jornais, revistas e publicações que são interessantes para o seu negócio. Um jornalista apresentando a sua empresa dentro de um veículo importante, em um contexto de mercado, pode causar um grande impacto positivo para o seu negócio.
Mas atenção: as inserções obtidas em veículos através do trabalho de assessoria de imprensa são gratuitas, ou seja, é bastante diferente de pagar para ter um espaço da sua marca em uma revista ou jornal. Inserções pagas em veículos também existem, mas são chamadas de Publieditoriais e entram na categoria de “mídia paga”, e não espontânea.
Leia este artigo sobre “Relações Públicas e os influenciadores digitais“.
A mídia espontânea “amarra” e valida a estratégia all line de uma marca, ajudando-a a construir confiança junto à audiência, aumentando o engajamento de pessoas com a marca e, inclusive, ajudando a fidelizar clientes.
A mídia paga é a cereja do bolo na estratégia de comunicação nas 4 mídias. Aqui, falamos do investimento de uma marca em anúncios digitais, como o Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, Twitter Ads e anúncios no Youtube, mas a publicidade off-line também faz parte da presença all line.
Vamos explicar a analogia da cereja do bolo: para que funcione como deve, é preciso que o bolo, ou a atuação nas outras 3 mídias, esteja em ação e de forma equilibrada.
Imagine que você está produzindo conteúdo autoral que é interessante para os consumidores da sua marca – ou seja, construindo relevância para o seu negócio. Você já tem uma estratégia de produção de conteúdo para as suas personas nas mídias própria, social e espontânea e, agora, precisa alcançar mais pessoas com esse perfil e que se interessem por esse assunto. É um bom momento para começar a investir em anúncios pagos dirigidos para a sua audiência.
A melhor ideia é começar pelo Adwords, pois o Google é a base de 90% das buscas na internet hoje. Nele é possível trabalhar as palavras-chaves mais importantes para o seu negócio e amplificar os conteúdos da sua marca através de anúncios de texto e também gráficos. Assim, a sua presença é marcada na primeira página de buscas do Google e em sites parceiros dele, pela rede de display de anúncios.
São exemplos de mídia paga digital:
Apesar de serem bem mais caros que a mídia paga online, os anúncios em veículos impressos, como jornais, revistas, publicações, e da grande mídia, como TV e rádio, não morreram e não vão morrer. Eles servem para consolidar o trabalho das marcas, amplificando-as para um grande público, porém menos segmentado.
Uma outra forma de investir na construção de reputação de marca no offline é a inserção paga de artigos produzidos sobre a sua empresa em veículos especializados que atinja um público interessante para o segmento do seu negócio.
Não é toda empresa que possui o budget ideal para investir em anúncios offline, devido ao alto investimento. Mas nem sempre é a quantia investida em anúncios que aumentará a eficácia deles, mas sim a estratégia de comunicação da sua empresa. Sem estratégia, o investimento em mídia paga não trará retorno sobre o investimento – e isso vale para a mídia paga on-line ou offline.
Um plano de marketing digital, baseado em uma estratégia all line, acontece quando você combina as forças dessas 4 mídias. Cada uma com sua função específica impulsiona o trabalho de todas e resulta na entrega da mensagem da sua empresa de forma ótima e eficaz, gerando resultados de negócios.
Apesar de serem diferentes entre si, é crucial que os tipos de mídia trabalhem juntos dentro de um plano de marketing e no desenvolvimento de cada estratégia.
Operando de forma integrada, os tipos de mídia podem trazer alguns benefícios importantes para a marca. Um deles é a reputação digital, ou seja, a empresa ser reconhecida como uma autoridade no setor e dentro do ambiente digital.
Confira outros benefícios de integrar os tipos de mídia:
Apesar de ser importante trabalhar os tipos de mídia de maneira integrada, todo o processo deve ser planejado e baseado na análise de algumas métricas.
Existem alguns erros que não podem ser cometidos antes de um investimento em qualquer tipo de mídia.
Veja 3 erros na hora de investir nos tipos de mídia:
É sempre válido lembrar que a persona é uma análise mais aprofundada e pessoal do que o público-alvo. Por conta disso, antes de definir qualquer estratégia para cada tipo de mídia é crucial ter bem definida a persona da marca.
A partir disso, todas as estratégias e táticas para o marketing digital estarão voltadas para um público específico que a empresa quer atingir.
Ou seja, com a persona, fica mais “fácil” entender o que fazer, os tipos de conteúdos, publicações e interações que serão feitas entre as mídias.
Como mencionado ao longo do texto, integrar os tipos de mídias traz uma série de benefícios.
Muitas empresas, anunciam e são presentes apenas nas mídias sociais, por exemplo, perdendo uma série de oportunidades.
Além disso, dependendo do plano, uma mídia pode ajudar a gerar engajamento, conversão e vendas nos outros tipos.
Os conteúdos são um dos pilares de um plano de marketing digital bem sucedido. É com ele que a marca vai se aproximar da persona, esclarecer dúvidas, solucionar problemas e fidelizar aquela pessoa.
Por isso, é importante investir em blog posts, e-books, e-mail marketing, newsletter, entre outros materiais ricos, visando manter sempre um contato com os clientes.
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