Patrimônio digital é tudo o que uma empresa cria e disponibiliza publicamente nos seus canais do ambiente digital.
Assim, partimos do princípio de que digital não é a tecnologia, mas o ambiente no qual vivemos. Por isso, um elemento offline pode ser considerado patrimônio digital quando tiver impacto no online ou for impactado por campanhas online. Neste caso, quando os elementos on e off são combinados, dizemos que se trata de uma comunicação all line.
Ativos digitais: recursos online controlados pela empresa como resultado de ações de marketing e comunicação desenvolvidas e dos quais se esperam futuros benefícios em termos de resultados financeiros e/ou reputação e visibilidade.
O patrimônio digital constitui aquilo que se mantém como propriedade da empresa e que somente ela tem capacidade de alterar ou evitar. Essa alteração, por sua vez, pode acontecer por razões controláveis – por exemplo, um material perde a validade e é substituído por outro. Ou, então, por razões incontroláveis – no caso de uma crise de reputação, todo o patrimônio digital pode perder valor diante da opinião pública.
Dessa forma, a ideia de construção de patrimônio digital no marketing parte do princípio de que o correto desenvolvimento dos seus elementos leva a uma excelente reputação e, consequentemente, a um melhor Retorno sobre o Investimento em estratégias, táticas e ações de comunicação e marketing.
Assim, visitas, leads e clientes – cuja permanência não dependem exclusivamente da empresa – são considerados consequências desejadas da construção correta dos elementos do patrimônio digital e de parte dele, e não elementos ou ativos digitais.
Sendo assim, como um investimento, o patrimônio digital também leva em consideração o prazo do seu retorno. Nesse sentido, em um primeiro momento, as empresas constroem um determinado ativo digital para ter retorno em leads, oportunidades e vendas. Porém, quanto mais o tempo passa, mais a reputação é importante, pois ela é que impacta em aspectos reais de negócio, como valuation e chegada a novos patamares de crescimento.
Os bens digitais são todos os ativos digitais que podem ser convertidos em visitas, leads, clientes e relacionamento.
São aqueles que podem ser “tocados”. Os bens digitais tangíveis possuem uma existência física – online ou offline. Exemplos:
Os bens intangíveis são imateriais e não possuem a mesma liquidez (rapidez de serem transformados em visitas, leads, clientes e relacionamento) que os tangíveis. São exemplos:
É possível dimensionar o impacto do patrimônio digital de diversas formas, entre elas:
A Otimifica, por sua vez, é a sua parceira estratégica de marketing digital para conquistar e reter os melhores clientes.
Durante 10 anos a Ariane Feijó desenvolveu o INBOUNDPR e seus conceitos, aplicando e comprovando na prática como uma visão sincronizada de negócios, marketing e comunicação pode transformar empresas.
Todo o conteúdo produzido durante este período foi compilado no primeiro livro da metodologia, “INBOUNDPR: Como sincronizar negócios rumo à maturidade digital?”, e permite um aprofundamento maior no que está por trás de seu funcionamento.
Você pode conhecer mais sobre a metodologia na página do nosso site ou se aprofundar por meio do livro. Acesse abaixo para saber mais!
Sabe o que são palavras-chave de cauda longa? Entenda neste artigo porquê elas merecem a sua atenção na estratégia de SEO do seu site.
Palavras-chave de cauda longa: porquê elas merecem a sua atenção Ver artigoExiste um movimento no mundo da tecnologia em que empresas de consultoria estão criando/comprando empresas de publicidade. Parece insólito, mas não é.
Antes do conteúdo, estratégia. Ver artigo
Comentários