As métricas de Marketing são elementos fundamentais para um plano de Inbound PR. Elas nos permitem acompanhar o desenvolvimento de projetos e de processos – diferença, aliás, muito importante para ter resultados de marketing com impacto em negócios.
Na verdade, as métricas são ótimas para tudo – independente da área! É como se elas nos pegassem pela mão e nos dissessem quais são os caminhos mais certeiros para conseguirmos aquilo que tanto desejamos.
Para saber mais sobre as métricas de Marketing e de Inbound PR, quais são as suas funções e todas as vantagens que elas trazem, é só continuar com a leitura deste texto.
As métricas são os números utilizados para medir o desempenho das ações realizadas para atingir objetivos – isso nas mais variadas áreas. No Marketing, por exemplo, as métricas auxiliam a mensurar e monitorar as estratégias de Comunicação.
É comum que haja uma confusão entre métricas e indicadores, também conhecidos como KPIs (Key Perfomance Indicator). Por isso, é importante ressaltar que as métricas fomentam a criação de indicadores. Dessa forma, os conceitos se retroalimentam, com a diferença de que a métrica diz o que deve ser analisado, enquanto os indicadores mostram se, de fato, o resultado foi alcançado.
Outra diferenciação importante é saber o que são métricas de processo e de sucesso. Imagine que você vai fazer um bolo
Fazendo a analogia do planejamento com um bolo, podemos entender o seguinte:
É seguir à risca a receita do bolo. As métricas de processo no Marketing permitem analisar, por exemplo:
É quando o bolo sai conforme o esperado após a preparação e o cozimento. No marketing, as métricas de sucesso permitem analisar, por exemplo:
Portanto, é fundamental que métricas de sucesso estejam relacionadas e sejam precedidas por métricas de sucesso.
As métricas de Marketing são valores que permitem analisar se a empresa está tomando os passos corretos para atingir seus objetivos, definidos no Planejamento de Marketing Ágil. Portanto, aqui reside uma premissa para qualquer empresa que deseja bons resultados no Digital: observe os objetivos de negócio e estruture um plano que foque em gerar resultados para contribuir com tais objetivos.
Dessa forma, as métricas de Marketing permitem acompanhar o desempenho dos esforços do time para atingir bons resultados no site próprio, nas redes sociais, no funil de vendas, entre outros. Com um olhar atento a esses dados, é possível perceber quais ações estão funcionando ou, então, aquelas que precisam de algum reparo ou substituição.
No segmento do Marketing Digital há diversas métricas que podem ser utilizadas – é sério, são muitas! Portanto, é preciso ter atenção na hora de escolher as métricas corretas para seu negócio, sempre levando em consideração quais são os seus objetivos. De forma geral, é possível separar as métricas de Marketing em conversão, atração e receita. Saiba mais sobre cada uma abaixo:
Métricas de atração
São utilizadas para entender como as pessoas chegam nos seus canais de Marketing – e, também, desenvolver ideias para atrair novos visitantes.
Exemplos de métricas de atração são:
Métricas de conversão
Seu uso acontece para analisar o comportamento dos visitantes que fazem download de materiais do site. Nesse sentido, a métrica também é importante para entender como gerar mais leads.
Exemplos de métricas de conversão são:
Métricas de receita
Auxiliam a ter uma visão mais nítida sobre os valores investidos para gerar novas vendas, colocando-os em comparação com o retorno recebido.
Exemplos de métricas de receita são:
Para pensar na importância das métricas para o Marketing Digital basta pensar em como seria a vida sem elas. Como é desenvolver planejamentos sem saber quais resultados são relevantes para a empresa? Como saber se a marca está indo no caminho certo sem acompanhar qualquer tipo de indicativo disso? De que forma avaliar se melhorias propostas então, de fato, trazendo melhorias?
Não é possível avaliar sem mensurar, resumidamente. Colocar esforços em métricas é essencial para saber se o caminho que está sendo traçado leva a um final feliz ou não. Se haverá obstáculos, ou se o terreno está limpo para seguir adiante. Dessa forma, há muito mais assertividade na hora da tomada de decisão.
Também é importante ressaltar que as métricas auxiliam a dar concretude aos resultados da própria equipe de Marketing e Comunicação. Assim, fica muito mais fácil apresentar os avanços para outros times, como o de Vendas. E, por consequência, ter tal atividade valorizada.
Quer saber mais motivos pelos quais acompanhar as métricas de Marketing Digital é uma prática que precisa ser valorizada? Então confira, abaixo, algumas das vantagens que as métricas trazem:
No Inbound PR, a definição de métricas e indicadores começa no Planejamento de Marketing Ágil. Após um cuidadoso diagnóstico com o Otimindex, da análise de públicos, criação ou revisão da persona e jornada, criamos o Canvas da Comunicação. E é no Canvas que determinamos o que vamos medir para avaliar o quanto estamos conseguindo atingir as audiências desejadas.
Na hora de determinar os indicadores, nós avaliamos algumas métricas específicas junto com a equipe de Marketing e de gestão do cliente. Isso tendo como base os impactos desejados com o nosso trabalho.
Confira, abaixo, alguns exemplos de métricas avaliadas na metodologia Inbound PR:
A companhia deseja desenvolver a mentalidade digital junto à diretoria, equipes, clientes ou fornecedores.
A companhia busca mudar de patamar de maturidade digital para melhorar a visualização de dados, a predição e a tomada de decisões de forma mais data-driven.
A companhia deseja conhecer os impactos do trabalho sincronizado na comunicação, que para muitos ainda é intangível. No Inbound PR, tanto a comunicação online, quanto offline são medidas.
A companhia deseja construir, aumentar ou manter a reputação digital e os impactos no all line.
A companhia deseja construir, aumentar ou manter o patrimônio digital e os impactos no all line.
A companhia deseja ver ampliados os impactos do marketing e da comunicação nos objetivo de negócio, em termos de reputação, engajamento, visibilidade, geração de leads qualificados, relacionamento pós-venda ou aumento de market share, com redução do ROI em anúncios pagos.
Ah, aqui vai um adendo! Se você já trabalha com funil de marketing e vendas, confira também as métricas que pode considerar em cada estágio no nosso material gratuito sobre Funil de Marketing Digital e KPIs.
Aqui na Otimifica, o processo para transformar métricas em resultados passa pelo preenchimento do Canvas da Comunicação. Vale lembrar que ele é um template no qual indica-se os fatores-chave da Comunicação da empresa, como emissor, receptor, canais, entre outros.
Uma das grandes inovações do Canvas da Comunicação enquanto planejamento tático, porém, é justamente a parte das métricas! Aqui, o raciocínio segue a linha de pensar em quais objetivos a marca deseja atingir em um período de tempo estimado. Por exemplo: se há o desejo de gerar um determinado número de leads em um semestre, quais estratégias podem ser tomadas para contribuir com este número?
Então, um alerta: de forma geral, toma-se o caminho contrário. Ou seja, partir de uma ação para atingir uma métrica de vaidade, e não partir do foco no objetivo para elaborar planos. Em suma: para transformar métricas em resultados é preciso enxergá-las como fontes de inspiração para ações e metas.
Certo – você já entendeu os principais benefícios das métricas no Marketing Digital e no Inbound PR. A dúvida que resta agora é: quais recursos utilizar para ter todos esses números contabilizados e organizados?
Por isso, confira abaixo as nossas dicas de ferramentas para análise de métricas de processo e de sucesso:
Ao longo deste texto repetimos que o grande valor das métricas é gerar boas ideias para pensar em metas e ações que gerem resultados, certo? Então… as métricas de vaidade seguem em um caminho contrário. Explicamos:
As métricas de vaidade recebem esse nome pois a sua função é, justamente, vangloriar as equipes de Marketing com números altos que, na realidade, não significam muito. Sendo assim, elas não geram reais oportunidades de negócio, pois não estão amparadas em um estudo de dados de faça sentido – e essa é a principal razão de ser de uma métrica verdadeira.
Pense com a gente: do que adianta um grande número de seguidores em uma rede social, se eles pouco interagem com a sua conta? Ou, então, milhares de acessos no site, se tais visitantes não tornam-se de leads e, assim, passam longe de gerarem vendas? Dessa forma, ressaltamos: não precisamos alcançar um número gigante de pessoas mas, sim, aquelas personas que realmente nos desejam.
Para não ser mais enganado, confira alguns exemplos de métricas de vaidade abaixo:
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