Conhecer a maturidade digital da marca é um passo importante para qualquer definição de futuras estratégias de marketing digital.
A maturidade digital é uma avaliação que mede o estágio da empresa no ambiente digital. Ou seja, sua adaptação, competição, cultura digital, entre outros fatores.
Além disso, a maturidade digital é uma avaliação feita após o processo de transformação digital, e juntos, os dois são cruciais para qualquer empresa.
Portanto, confira agora alguns aspectos importantes da maturidade digital, seus benefícios, como a avaliação é feita, e muito mais.
A maturidade digital está conectada com toda a estrutura da empresa. Ou seja, ela vai avaliar a capacidade que uma empresa possui de competir no ambiente digital.
Assim, a maturidade digital pode analisar as inovações, se a marca resolve os problemas do usuário, posicionamento no mercado, concorrência, estratégias, entre outros pontos.
No entanto, a avaliação pode variar de acordo com cada empresa e, principalmente, o mercado em que ela atua.
Além disso, entende-se que a maturidade digital é o passo seguido da transformação digital. Dessa forma, os dois termos, dentro de cada aplicação, são cruciais para que a marca tenha um bom posicionamento diante do mercado.
Assim, entre outros fatores importantes, a maturidade digital é um diagnóstico que contribui para definir os próximos passos no marketing digital de qualquer marca. O conceito também ajuda a entender o que não está funcionando e como otimizar as operações no ambiente digital.
Avaliar a maturidade digital da sua empresa é importante para diagnosticar quais os próximos passos da marca no ambiente digital. Ou seja, quais setores do marketing precisam de mais investimentos e cuidados para que a marca realmente cresça.
Além disso, a partir do momento em que a empresa possui um bom índice de maturidade digital, os negócios tendem a aumentar, gerando mais visibilidade no mercado de atuação.
Sendo assim, com maturidade digital, o ROI (Retorno sobre Investimento) da empresa aumenta. Dessa forma, ter mais retornos, investindo menos, possibilita investimentos em outras áreas, como em ações de automação de marketing, por exemplo.
Por fim, a maturidade digital é importante para avaliar o quão evoluída tecnologicamente, não só a empresa, mas os seus funcionários, estão. Ou seja, não basta investir em inovações digitais, todos precisam estar alinhados para que a marca tenha maturidade digital.
Primeiramente, a maturidade digital está ligada à transformação digital da marca. Por conta disso, uma empresa com uma avaliação positiva de maturidade, significa que passou por um processo longo e contínuo de inovação.
Neste caso, o investimento pode ser em novos softwares, na automação de algumas operações, entre outras coisas.
O importante é que a inovação dê resultados no mercado, e que o processo tenha um retorno positivo.
No entanto, este é apenas um dos benefícios da maturidade. Confira mais alguns:
Maturidade digital ainda é um conceito e uma avaliação relativamente nova para o mercado. Por conta disso, uma característica da maioria das empresas com maturidade é que elas já nascem exclusivamente no ambiente digital.
No entanto, qualquer empresa, de qualquer segmento e porte, pode amadurecer no mundo digital, só que para algumas, talvez esse processo leve algum tempo.
Além disso, é importante entender que a maturidade digital é algo que acontece de dentro para fora. Ou seja, não depende do mercado, e sim da própria marca amadurecer digitalmente.
Mas uma empresa com maturidade digital possui algumas outras características importantes. Confira:
Existem alguns critérios que são avaliados no momento de indicar qual o nível de maturidade digital que uma determinada empresa se encontra.
Estes critérios foram estabelecidos pelo Google e pela McKinsey, uma empresa americana de consultoria empresarial. Cada critério é pontuado de 0 a 5, definindo a maturidade digital no Brasil.
Confira cada um dos critérios:
O acesso vai analisar a capacidade de interagir com diferentes produtos conectados. Além disso, vai avaliar a utilização da internet nos diversos aplicativos disponíveis para computadores e celulares.
Por fim, outra avaliação que pode ser feita é a capacidade de navegar online e outros fatores importantes, como os comandos de voz e a configuração de diferentes softwares.
Este critério vai analisar todos os conhecimentos para proteção de dados, entender a confiabilidade de um determinado site, app, programa, entre outros e o comportamento no ambiente digital.
Neste caso, a avaliação será feita com base na capacidade de realizar procedimentos online. Assim, será analisado compras, consumir diferentes tipos de conteúdos e diversos formatos, transações online, uso de apps, buscadores, entre outros.
Este critério avalia o quão apto o público está a descobrir novas tecnologias e se manter atualizado. Tal atualização pode ser em relação a programas e softwares, mas também de hardwares.
Além disso, vai analisar a aptidão de aprender e experimentar os novos lançamentos e como está o uso das novas tecnologias.
A criação vai avaliar a criatividade no ambiente digital, seja para novas ferramentas, programação e desenvolvimento de dados e sistemas.
Esta análise pode ser feita para processos mais simples, como edição de vídeos, mas também para operações mais complexas, como automações.
Existem alguns processos que podem ser feitos para avaliar a maturidade digital de uma empresa. Um deles é fazer um diagnóstico completo da organização e suas operações internas e externas.
A partir disso, a marca consegue definir quais são as áreas mais relevantes e que precisam de inovações tecnológicas e operacionais.
Além disso, é importante entender as tecnologias utilizadas na empresa. Para isso, é crucial que a tecnologia não seja parte de alguma coisa, e sim o todo dos processos.
Para avaliar a maturidade digital, também existem algumas ferramentas disponíveis que vão fazer o diagnóstico da marca.
Aqui na Otimifica, temos o OTIMINDEX. A ferramenta utiliza algoritmos que vão fornecer às empresas a fazer uma avaliação e desenvolver a maturidade digital.
Existem alguns fatores que influenciam diretamente a avaliação da maturidade digital de uma empresa. Essa fatores são: maturidade de marketing digital; maturidade de reputação digital; maturidade de gestão; maturidade comercial.
Todos esses fatores analisados de forma individual vão indicar o status da maturidade digital de uma marca.
Assim, confira o que cada um desses fatores avaliam:
Este fator vai avaliar como a empresa está em relação a todos os processos de marketing, que podem envolver tecnologias, estratégias, plano de marketing digital, SEO, entre outros.
Além disso, os objetivos da marca em relação ao uso das 4 mídias.
Por fim, o fator também vai analisar alguns pontos estratégicos como: o quanto foi investido, a força digital da marca e a estrutura e conhecimento da equipe.
A reputação digital é a forma como o público ou a persona entende o posicionamento da empresa nas diferentes mídias digitais.
A partir disso, é possível traçar estratégias de marketing para conseguir alcançar as expectativas e metas da empresa em relação a este ambiente.
Dessa forma, este fator vai avaliar o desenvolvimento da reputação e autoridade da empresa dentro mundo digital.
Este fator vai entender o comportamento da organização e suas ações dentro do ambiente de uma empresa. Assim, vai avaliar se a gestão está sendo feita de forma correta, a ponto de fazer com que a marca consiga atingir as metas estabelecidas.
A maturidade de gestão, portanto, vai revelar o quão fluido é a marca para encarar os desafios e transformações digitais, e quais os recursos fazem parte deste desenvolvimento.
Por fim, a maturidade comercial vai ajudar a entender a relação entre o marketing e a parte comercial de uma empresa.
Dessa forma, compreender se os processos estão gerando leads, tráfego e vendas, além de indicar como a operação está sendo feita.
Para entender em que estágio de maturidade digital de marketing e reputação digital a sua empresa está, desenvolvemos um algoritmo. O Otimindex, Índice de Maturidade de Marketing e Reputação Digital.
Esta ferramenta acompanha os clientes em todas as soluções e mostra o quão longe ou perto a empresa está dos objetivos de marketing desejados. Se o cliente já tiver maturidade, o OTIMINDEX mostra se está conseguindo manter e sugere sempre oportunidade de melhoria.
O cálculo do OTIMINDEX envolve questões de tecnologia, como SEO, uso de dados, ferramentas e questões técnicas do site. Além disso, pode envolver questões comerciais, como geração de leads, vendas e reputação digital no all line (on e offline).
A partir do estudo do seu patrimônio digital, o OTIMINDEX aponta em qual nível de maturidade de marketing digital a sua empresa se encontra. Os estágios são:
Antes de mais nada, um dos pontos mais importantes para melhorar a maturidade digital é entender que esse processo vai muito além da tecnologia.
Apesar de ela oferecer dados importantes e ser parte da transformação digital, ela não é 100% deste processo. Assim, a tecnologia vai fornecer análises e dados para atingir tal maturidade.
Dessa forma, confira outros passos importantes para melhorar a maturidade digital:
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