Maturidade digital: Você sabe qual é o índice da sua empresa? - Otimifica

Na Otimifica acreditamos que a Transformação digital é um caminho, não um fim. O fim, que na verdade é o início de um novo ciclo, chamamos de maturidade digital. Porém, não é possível percorrer o caminho da transformação digital sem a mentalidade apropriada.

O primeiro passo para identificar a mentalidade de uma empresa é o uso do algoritmo que desenvolvemos: o Índice de Maturidade Digital.

Esta ferramenta acompanha os nossos clientes ao longo de todo o processo de transformação e mostra o quão longe ou perto está dos pontos de maturidade digital. Se o cliente já tiver maturidade, o Indice mostra se está conseguindo manter e sugere sempre oportunidade de melhoria.

O cálculo do Índice de Maturidade Digital envolve questões de tecnologia, como SEO, uso de dados ferramentas e questões técnicas do site, bem como comerciais, como geração de leads, vendas e reputação digital no all line (on e offline).

 

Os objetivos do Índice de Maturidade Digital são:

  • oferecer um norte para quem está em busca de desenvolver estratégias digitais para começar certo ou percorrer de forma mais ágil e assertiva o caminho rumo à maturidade digital;
  • orientar o mercado para parar de cair no discurso de falsos especialistas entender os diferenciais do marketing para o seu tipo de negócio;
  • Reforçar a importância de começar olhando para objetivos de negócios e não para a operação, como por exemplo nas redes sociais;
  • Visibilidade e reputação: tornar a empresa mais conhecida ou o objeto do trabalho melhor compreendido pelos seus públicos de interesse;
  • Aumentar a geração de leads;
  • Melhorar as taxas de conversão;
  • Identificar possibilidades de retenção e satisfação dos clientes;
  • aumentar produtividade da equipe de marketing e vendas ao entender o que é crítico e o que é secundário para oferecer uma melhor experiência;
  • encontrar caminhos para reduzir custos com marketing, vendas e comunicação.

 

É bastante natural em clientes que não conhecem o ambiente digital com profundidade, querer garantias do retorno de marketing. Nós buscamos através do Índice identificar pontos de melhoria que sejam mais rápidos de resolver, como por exemplo a criação de automações.

Sabemos que clientes que implantam automação de marketing nos primeiros 60 dias tem menos chances de desistir da nossa metodologia. Por isso, é fundamental entregar valor no início do trabalho, para a mecânica de geração de leads e construção de relacionamento acontecer nas primeiras semanas.

 

O Índice de Maturidade Digital é a ferramenta ideal para gestores de marketing e CEOs que:

    • sabem que marketing está ligado à estratégia, mas não sabem como ter resultado ou por onde começar no digital;
    • não confiam em agências porque ja tiveram problemas. entre eles: demora na resposta, atrasos na entrega, não entrega de projetos acordados.
    • não conhecem formas de educar a sua equipe para saber resolver os seus problemas de marketing/ vendas e, com isso, reduzir investimentos/ despesas com agências.
    • quer se digitalizar e quer garantias de que o modelo que for sugerido trará resultados.
    • quer enxergar o impacto de marketing em vendas (ou é profissional de vendas e quer ações de marketing que gerem resultados) e cobra isso das agências (que não conseguem entregar pq cuidam de uma ou algumas partes do processo). Não quer pagar, só se receber tudo o que acredita ter sido acordado.
    • tem dúvidas se vai ter braço para implantar uma estratégia de inbound: o Índice é o primeiro passo para a Auditoria de Marketing e Reputação Digital e dimensiona a equipe necessária e tempo de trabalho para cada profissional atuar e alinhar definitivamente marketing e gestão.

 

Quer descobrir a sua maturidade digital? Receba uma versão simplificada do Índice gratuitamente clicando aqui!