Marketing
Indústria 4.0

O termo Indústria 4.0 descreve a mudança organizacional em função da aplicação da tecnologia na produção de bens e serviços.

Essa mudança impacta em todas as camadas produtivas das indústrias que serão cada vez mais demandadas por:​

Aumento

de produtividade constante

Redução

do tempo para lançar produtos

Tomada

de decisões rápidas e melhores para garantir competitividade

Geração

de novos modelos de negócio

O estado desejado do futuro tecnológico da Indústria 4.0

  • Processos produtivos repetitivos sem interferência humana.
  • Máquinas produzindo continuamente, sob medida e com um baixíssimo índice de defeitos diferentes de produtos demandados pela logística e consumidores"
  • Cruzamento de informações conecta o pedido de compra, a produção e a distribuição, não dependendo apenas de pessoas para tomada de decisões.
  • Exigência de novas formas de gestão e engenharia em toda a cadeia de valor da produção.​

Apesar do grande enfoque tecnológico, o maior desafio da Indústria 4.0 em um ambiente digital, dinâmico e complexo é a mudança para a mentalidade digital, uma profunda transformação cultural.

O lado positivo: ao contrário das revoluções industriais anteriores, cujo impacto foi percebido somente depois que elas passaram, a 4ª revolução é um movimento anunciado que exige engajamento imediato das empresas.

O Marketing na Indústria 4.0 precisa seguir a lógica do digital:

Métodos ágeis, lean e sincronização

  • Aumento da competitividade e ampliação da produtividade que abrangem o projeto do produto, técnicas de gestão do processo produtivo
  • Processos produtivos dotados de sistemas complexos integrados por tecnologias da informação e comunicação (TIC)
  • Automação industrial e serviços inteligentes de internet, permitindo a sua integração com sistemas de gestão nos mais diversos níveis

O Marketing também evoluiu com a Indústria 4.0:

indústria 1.0

Mecanização, introdução da máquina a vapor e do carvão.

Comunicação, Marketing e Vendas: Imprensa - Jornal e cartazes. Processo de venda básico com mascates, pessoas que compravam produtos agrícolas nas áreas rurais e vendiam nas cidades.

indústria 2.0

Produção em massa, linha de montagem, com base em petróleo e eletricidade.

Comunicação, Marketing e Vendas: Imprensa - Revistas, outdoors e catálogos. Início do comércio intermunicipal e internacional.

indústria 3.0

Produção automatizada, utilizando computadores, eletrônicos e TI.

Comunicação, Marketing & vendas: Broadcast - Rádio, TV, mala direta, publicidade online, e-mail, CRM, PR com foco em relacionamento com a imprensa e funcionários.

indústria 4.0

Produção inteligente, incorporada com a internet das coisas e Big Data.

Comunicação, Marketing & vendas: Digital - sites e ferramentas de busca (SEO), redes sociais, inbound marketing, PR 4.0, aplicativos mobile, inteligência artificial.

Vamos evoluir?

Conheça os 3 tipos de indústria:

Aquelas que já morreram

por não considerarem e se adaptarem à evolução.

Você lembra dessas logos?

As que continuam

acreditando e fazendo mudanças

Mestras da reinvenção:

As que estão ingressando

no mercado e que talvez ainda nem tenham surgido.

Modelos super inovadores que você já ouviu falar ou usou:

O que não funciona mais:

e o que funciona

Práticas comerciais convencionais

Nestas práticas, as empresas correm o risco de perder negócios, pois os processos de decisão podem demorar longos períodos e as decisões adotadas são, muitas vezes, baseadas em percepção intuitiva e não em dados, informações reais e apropriadas.

  • Inbound Marketing
  • INBOUNDPR
  • Funil de Marketing e vendas integrados
  • Negócio centrado em pessoas
  • Metodologias de sucesso adequadas à realidade da empresa
  • INBOUNDPR

Foco no processo e não nos potenciais clientes

Processos de desenvolvimento emitem documentos detalhados sobre os produtos e seus processos, sem contemplar as reais necessidades de seus usuários ou consumidores.

  • Foco nas pessoas
  • Entendimento de personas e jornada
  • Mudança de cultura

Falta de agilidade para inovação

Quando uma nova necessidade é percebida, a empresa geralmente gasta tempo razoável para buscar ou aguardar dado ou informação e, quando a decisão é tomada, somente é possível realizar modificações limitadas no produto ou processo, perdendo tempo precioso que poderia ser dedicado a outras atividades junto a clientes ou potenciais clientes

  • Dashboards integrados
  • Uso de inteligência artificial
  • Revisões trimestrais de resultados
  • Canvas da Comunicação

Jornada de Marketing para a Indústria 4.0

Por onde começar?

Entenda o conceito de Indústria 4.0 e como ele se adapta à sua empresa.
Defina os objetivos de negócio sobre onde a sua indústria quer chegar.
Identifique o seu momento de maturidade de marketing e reputação digital.
Crie um planejamento de marketing que contribua com a educação da sua equipe e potenciais clientes e reduza custos com marketing, comunicação e vendas.
Identifique a maturidade de marketing e reputação digital dos seus profissionais de marketing e comunicação.
Mantenha-se à frente da concorrência, construindo reputação e patrimônio digital com técnicas como SEO e PR 4.0.
Monitore os seus indicadores com controles periódicos simples e assertivos, visualizados em dashboards integrados.

Para estas alterações, é necessário identificar a etapa de maturidade em que a empresa se encontra, considerando as condições de seus recursos, sistemas de informação, estrutura organizacional e sua cultura, para galgar etapas de maturidade que atinjam o estado da arte da manufatura avançada.

Desafios do pró-futuro

COMO NÓS PODEMOS AJUDAR:

desafio 1

Convergência e integração tecnológica em manufatura avançada para aumento da competitividade

Estratégias de marketing para destacar tecnologias habilitadoras, como nanotecnologia, novos materiais, eletroeletrônica, TIC e biotecnologia, até produtos ou áreas tecnológicas como sistemas ciberfísicos, gestão da informação e do conhecimento, internet das coisas (IoT), inteligência artificial, gestão de dados (Big Data), robótica, interoperabilidade de sistemas, sensores e atuadores, entre outras.

desafio 2

Recursos humanos para o desenvolvimento da manufatura avançada

Qualificação e seleção em marketing e todas as suas vertentes, para superar desafios de emprego e a necessidade de novos conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais para executá-lo. Definição de abordagem em competências específicas no estado da arte de tecnologias de informação e comunicação e know-how digital em áreas relacionadas à aplicação destes conhecimentos e habilidades.

desafio 3

Manufatura avançada para fortalecimento das cadeias produtivas

Desenvolvimento de estratégias de marketing e PR para atender à maior interdependência entre os agentes econômicos e reduzir custos.

desafio 4

Promoção das infraestruturas como instrumento de suporte a iniciativas em manufatura avançada

Desenvolvimento de estratégias de marketing e PR para promover a inserção das empresas na Indústria 4.0, tais como parcerias entre empresas e instituições de CT&I, oferta de showrooms tecnológicos, testbeds, plataformas e-commerce, laboratórios abertos, entre outras infraestruturas de apoio a cadeias produtivas.

Saiba mais sobre o Pró-Futuro e a iniciativa Manufatura Avançada do MDIC.
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