Marketing Indústria 4.0

O termo Indústria 4.0 descreve a mudança organizacional em função da aplicação da tecnologia na produção de bens e serviços. Essa mudança impacta em todas as camadas produtivas das indústrias que serão cada vez mais demandadas por:

Aumento de produtividade constante
Redução do tempo para lançar produtos
Geração de novos modelos de negócios​
tomada decisões rápidas e melhores para garantir competitividade​

O termo Indústria 4.0 descreve a mudança organizacional em função da aplicação da tecnologia na produção de bens e serviços. Essa mudança impacta em todas as camadas produtivas das indústrias que serão cada vez mais demandadas por:

Aumento de produtividade constante
Redução do tempo para lançar produtos
Geração de novos modelos de negócios​
tomada decisões rápidas e melhores para garantir competitividade​
o estado desejado do

futuro tecnológico da Indústria 4.0

Processos produtivos repetitivos sem interfêrencia humana

Processos produtivos repetitivos sem interfêrencia humana

Processos produtivos repetitivos sem interferência humana.

Máquinas produzindo continuamente, sob medida e com um baixíssimo índice de defeitos diferentes produtos demandados pela logística e consumidores.

Cruzamento de informações conecta o pedido de compra, a produção e a distribuição, não dependendo apenas de pessoas para tomada de decisões.

Exigência de novas formas de gestão e engenharia em toda a cadeia de valor da produção.

Apesar do grande enfoque tecnológico, o maior desafio da Indústria 4.0 em um ambiente digital, dinâmico e complexo é a mudança para a mentalidade digital, uma profunda transformação cultural.

O lado positivo: ao contrário das revoluções industriais anteriores, cujo impacto foi percebido somente depois que elas passaram, a 4ª revolução é um movimento anunciado que exige engajamento imediato das empresas.

o marketing

também evolui com a Indústria 4.0

indústria 1.0
Mecanização, introdução da máquina à vapor e do carvão.

Comunicação, Marketing e Vendas: Imprensa – Jornal e cartazes. Processo de venda básico com mascates, pessoas que compravam produtos agrícolas nas áreas rurais e vendiam nas cidades.

indústria 2.0
Produção em massa, linha de montagem, com base em petróleo e eletricidade.

Comunicação, Marketing e Vendas: Imprensa – Revistas, outdoors e catálogos. Início do comércio intermunicipal e internacional.

indústria 3.0
Produção em massa, linha de montagem, com base em petróleo e eletricidade.

Comunicação, Marketing e Vendas: Imprensa – Revistas, outdoors e catálogos. Início do comércio intermunicipal e internacional.

indústria 4.0
Produção inteligente, incorporada com a internet das coisas e Big Data.

Comunicação, Marketing e Vendas: Digital – sites e ferramentas de busca (SEO), redes sociais, inbound marketing, PR 4.0, aplicativos mobile, inteligência artificial.

O Marketing na Indústria 4.0 precisa seguir a lógica do digital:

Métodos ágeis, lean e sincronização

Aumento da competitividade e ampliação da produtividade que abrangem o projeto do produto, técnicas de gestão do processo produtivo

Processos produtivos dotados de sistemas complexos integrados por tecnologias da informação e comunicação (TIC)

Automação industrial e serviços inteligentes de internet, permitindo a sua integração com sistemas de gestão nos mais diversos níveis

vamos evoluir?
Conheça os 3 tipos de indústria:
Aquelas que já morreram por não considerarem e se adaptarem à evolução

Você lembra dessas logos?

As que continuam acreditando e fazendo mudanças.

Mestras da reinvenção:

As que estão ingressando no mercado e que talvez ainda nem tenham surgido.

Modelos super inovadores que você já ouviu falar ou usou:

vamos evoluir?
Conheça os 3 tipos de indústria:
Aquelas que já morreram

por não considerarem e se adaptarem à evolução.
Você lembra dessas logos?

Aquelas que já morreram

por não considerarem e se adaptarem à evolução.

Você lembra dessas logos?

As que continuam acreditando e fazendo mudanças.

Mestras da reinvenção:

As que estão ingressando no mercado e que talvez ainda nem tenham surgido.

Modelos super inovadores que você já ouviu falar ou usou:

O que não funciona mais?

Nestas práticas as empresas correm o risco de perder negócios, pois os processos de decisão podem demorar longos períodos e as decisões adotadas são muitas vezes baseadas em percepção intuitiva e não em dados e informações reais e apropriados.


O que funciona:

  • Inbound Marketing
  • INBOUNDPR
  • Funil de marketing e vendas integrados
  • Negócio centrado em pessoas
  • Metodologias de sucesso adequadas à realidade da empresa

“A nossa expectativa, com a contratação da Otimifica, era ter o plano de comunicação do Centro de Inovação em Fatores Psicossociais, e de forma simples, jamais simplista, tivemos uma experiência inovadora. Um ponto a destacar, foi a construção coletiva, que ao mesmo tempo que envolveu a todos da equipe técnica, não sobrecarregou a ninguém, e de forma ágil, simples, criativa, leve e assertiva, tivemos a entrega desejada, e o melhor, factível, viável e mensurável.”

Letícia Silveira
Gestora do CIS/SESI

Processos de desenvolvimento emitem documentos detalhados sobre os produtos e seus processos, sem contemplar as reais necessidades de seus usuários ou consumidores.

O que funciona:

  • Foco nas pessoas
  • Entendimento de pessoas e jornada
  • Mudança de cultura

 

“O ponto mais relevante do trabalho do INBOUNDPR® para a Rijeza foi nortear a construção de novos relacionamentos com pessoas que jamais imaginamos que seria tão fácil alcançar com conteúdo relevante. A sinergia entre marketing e RP nos faz pensar não apenas sobre as vendas, mas também sobre o nosso propósito e os caminhos que o negócio pode seguir. Está nos fazendo refletir melhor sobre as ações que tomamos e o que realmente importa para o negócio. Eu costumo dizer que se funcionou para a Rijeza, uma empresa que intermedia soluções para a indústria, funciona para qualquer empresa que seguir à risca a metodologia e se dedicar ao seu negócio.”.

Darlan Geremi
Diretor Administrativo da Rijeza Metalurgia

Quando uma nova necessidade é percebida, a empresa geralmente gasta tempo razoável para buscar ou aguardar dado ou informação, e quando a decisão é tomada, somente é possível realizar modificações limitadas no produto ou processo, perdendo tempo precioso que poderia ser dedicado a outras atividades junto a clientes ou potenciais clientes.

O que funciona:

  • Dashboards integrados
  • Uso de inteligência artificial
  • Revisões trimestrais de resultados
  • Canvas da Comunicação

Jornada de Marketing para a Indústria 4.0

Por onde começar?
Entenda o conceito de Indústria 4.0 e como ele se adapta à sua empresa.
Defina os objetivos de negócio sobre onde a sua indústria quer chegar.
Identifique o seu momento de maturidade de marketing e reputação digital.
Crie um planejamento de marketing que contribua com a educação da sua equipe e potenciais clientes e reduza custos com marketing, comunicação e vendas.
Identifique a maturidade de marketing e reputação digital dos seus profissionais de marketing e comunicação.
Mantenha-se à frente da concorrência, construindo reputação e patrimônio digital com técnicas como SEO e PR 4.0.
Monitore os seus indicadores com controles periódicos simples e assertivos, visualizados em dashboards integrados.

Para estas alterações, é necessário identificar a etapa de maturidade em que a empresa se encontra, considerando as condições de seus recursos, sistemas de informação, estrutura organizacional e sua cultura, para galgar etapas de maturidade que atinjam o estado da arte da manufatura avançada.

Nós entendemos os desafios da indústria e desenvolvemos serviços que contribuem para a era 4.0:

desafios do pró-futuro

Como podemos ajudar?

desafio 1
Convergência e integração tecnológica em manufatura avançada para aumento da competitividade

Estratégias de marketing para destacar tecnologias habilitadoras, como nanotecnologia, novos materiais, eletroeletrônica, TIC e biotecnologia, até produtos ou áreas tecnológicas como sistemas ciberfísicos, gestão da informação e do conhecimento, internet das coisas (IoT), inteligência artificial, gestão de dados (Big Data), robótica, interoperabilidade de sistemas, sensores e atuadores, entre outras.

desafio 2
Recursos humanos para o desenvolvimento da manufatura avançada

Qualificação e seleção em marketing e todas as suas vertentes, para superar desafios de emprego e a necessidade de novos conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais para executá-lo. Definição de abordagem em competências específicas no estado da arte de tecnologias de informação e comunicação e know-how digital em áreas relacionadas à aplicação destes conhecimentos e habilidades.

desafio 3
Manufatura avançada para fortalecimento das cadeias produtivas

Desenvolvimento de estratégias de marketing e PR para atender à maior interdependência entre os agentes econômicos e reduzir custos.

desafio 4
Promoção das infraestruturas como instrumento de suporte a iniciativas em manufatura avançada

Desenvolvimento de estratégias de marketing e PR para promover a inserção das empresas na Indústria 4.0, tais como parcerias entre empresas e instituições de CT&I, oferta de showrooms tecnológicos, testbeds, plataformas e-commerce, laboratórios abertos, entre outras infraestruturas de apoio a cadeias produtivas.

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