Marketing digital: o que é, como funciona e quais suas vantagens

Tempo de leitura: 14 minutos

O marketing digital é um conjunto de estratégias buscando a ascensão de um negócio online. Mas quais são as principais vantagens do marketing digital? Confira:

Com a evolução das compras online, começaram a surgir novas estratégias digitais para atingir compradores em potencial. Assim, em meio a esse novo contexto, apareceu o marketing digital, buscando justamente angariar novos públicos.

Marketing digital é um conjunto de estratégias e táticas buscando a ascensão de um negócio dentro do ambiente online. O principal objetivo é fazer com que a marca e seus produtos tenham visibilidade, a partir de diferentes ações, que podem envolver diversas mídias da empresa.

Além disso, o marketing digital é importante porque pode gerar uma grande interatividade com a persona da marca, aproximando e fidelizando o público da empresa.

Portanto, confira neste artigo todas as vantagens do marketing digital, como aplicá-lo, as principais estratégias, entre outras coisas:

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias visando o ambiente online. Além disso, o objetivo é dar visibilidade para uma marca e seus produtos, e assim, angariar novos clientes em potencial.

No entanto, há diversas maneiras de se fazer o marketing digital, e cada jeito, é influenciado por uma série de diferentes fatores. Dessa forma, o objetivo é atingir a sua persona, ou o público-alvo, da melhor forma possível.

Esses fatores podem ser: geográficos, culturais, psicológicos, financeiros, classe social, entre outras características importantes na hora de definir a estratégia.

Além disso, o marketing digital pode ser feito de diferentes modos, como via redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo, otimização de mecanismos de busca (SEO), Google Ads, entre outros.

Portanto, as táticas e estratégias de marketing digital vão depender do que a empresa precisa, dos produtos e serviços que ela oferece. Outro ponto importante é como ela quer atingir a persona e o público-alvo, e por fim, qual o objetivo financeiro da marca.

Marketing digital funciona mesmo?

É importante ressaltar que o marketing digital funcionar, ou não, vai depender do tipo de estratégia escolhida pela marca. Além disso, a escolha das ferramentas, da linguagem, plataformas, persona, entre outros fatores, também vão influenciar no funcionamento.

O marketing digital é um universo extremamente amplo, que oferece uma série de ferramentas. Assim, independente do porte e verba da empresa,  é possível implementar uma estratégia que atinja grandes resultados. 

Além disso, um fator que contribui para o funcionamento do marketing digital é o fato de que o público sempre está procurando a solução para algum problema. Portanto, é importante entender as dores dos clientes, para colocar em prática uma estratégia que vai fazer o marketing digital funcionar.

Importância do marketing digital

No mundo globalizado, toda e qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte, precisa estar inserida no mundo digital. Dessa forma, o marketing digital é importante para a marca definir qual é a melhor estratégia, linguagem e maneira de entrar nesse mundo.

Além disso, o marketing digital é uma estratégia extremamente democrática, já que pode ser aplicada independente da renda que a empresa tenha para o marketing. Além disso, não é necessário contratar um número grande de pessoas para colocar em prática as estratégias definidas.

Por fim, o marketing digital ajuda a entender melhor o seu cliente, atual, ou futuro, além de segmentar a sua estratégia, economizando tempo e recursos, sejam eles financeiros, ou de ferramentas de marketing.

Vantagens do marketing digital

Há várias vantagens em aplicar o marketing digital. Umas das principais é a interatividade, ou seja, a possibilidade de se conectar e entender o que o persona busca, como ele se relaciona com a marca, entre outros fatores.

Dessa forma, listamos as principais vantagens do marketing digital. Confira:

Interatividade

Como mencionado, uma das maiores vantagens do marketing digital é a interatividade. Assim, o foco das marcas passou a ser não apenas o produto, mas especialmente a jornada do usuário dentro do site.

Além disso, as ações de marketing passaram a pensar no engajamento, ou seja, como a persona pode opinar, dar sugestões, feedbacks e interagir com a empresa. Essa interatividade pode ser no site ou nas redes sociais.

Por fim, essa vantagem pode ajudar a marca a mapear melhor sua persona, seu público-alvo, e qual a linguagem necessária para atingir essas pessoas e possíveis novos clientes.

Mensuração de resultados

Aqui está uma das maiores vantagens do marketing digital, a possibilidade de analisar os resultados do seu investimento com mais facilidade e clareza.

O ROI (sigla em inglês para Retorno Sobre Investimento) é uma das métricas mais importantes na hora de analisar os dados da estratégia. Dessa forma, ele pode ser visto em tempo real, podendo identificar o que está dando certo, e o que não está funcionando.

Além disso, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), também é uma métrica importante, e que pode ser facilmente analisada dentro das estratégias de marketing digital.

Segmentação dos clientes

Um dos principais fatores do marketing digital é atrair o público certo. Esta não é uma tarefa fácil, já que existem algumas variáveis, como fatores geográficos, sociais, financeiros, entre outros.

Assim, uma vantagem importante do marketing digital é conseguir segmentar o público com mais facilidade. O Google Ads, por exemplo, oferece diversas ferramentas para atingir o cliente certo, utilizando uma série de filtros.

Dessa forma, além de conseguir mandar a mensagem certa, para a pessoa certa, uma grande vantagem é a economia de tempo e, principalmente, de dinheiro.

Preço

Já que é possível segmentar melhor os clientes, uma vantagem importante do marketing digital é a economia de dinheiro. Isso porque ao conseguir atingir o público certo, não haverá desperdício de verba para ações que vão alcançar mais as pessoas erradas, do que as certas.

Além disso, o preço de campanhas de marketing digital são mais acessíveis. Assim, mesmo marcas de pequeno porte, podem investir em estratégias para alavancar o negócio e atingir novos clientes.

Marketing digital como funciona?

Como explicado anteriormente, o marketing digital vai funcionar de diferentes maneiras, tudo vai depender do objetivo da empresa, do seu público-alvo, da persona, da estratégia aplicada, entre outras variáveis.

No entanto, é importante ter em mente que o primeiro passo é fazer um diagnóstico de todo o seu marketing digital

Feito o diagnóstico, definindo e implementando a estratégia, o marketing digital pode funcionar de várias maneiras. Como um feedback dos clientes, via redes sociais, como uma forma de angariar novos públicos, de fidelizar os clientes, entre outros.

Estratégias de marketing digital: quais as principais?

Existem diversas estratégias de marketing digital, que vão variar de acordo com a necessidade da empresa naquele momento.

Além disso, não é preciso aplicar apenas uma estratégia, já que em alguns casos elas podem se complementar, gerando mais resultados.

Portanto, listamos as principais estratégias de marketing digital:

Inbound Marketing

Inbound marketing significa marketing de atração. Ou seja, o grande objetivo dessa estratégia é atrair e ser encontrado por novos clientes. Dessa forma, as empresas buscam compreender as necessidades das pessoas.

A partir disso, a marca vai estabelecer diferentes táticas para resolver os problemas desse consumidor, e definir um canal de comunicação para falar com ele.

Portanto, o objetivo é conversar com o seu possível cliente, e não apenas mandar uma mensagem para ele. Assim, a meta é fazer com que esse consumidor procure a empresa.

Blogposts

O blog pode ser uma das estratégias mais vantajosas e rentáveis do marketing digital. Isso porque além de ser simples de manejar, ele pode levar o persona para outras partes do seu site, melhorando a sua jornada e podendo inclusive, se tornar um consumidor.

Além disso, o blog é um canal direto de comunicação, já que pode ser publicado na hora que quiser, como quiser, e pensar no que o seu público quer consumir. 

Por fim, se for bem trabalhado, o blog pode ser uma forma, através de estratégias de SEO, para elevar o posicionamento do site nos mecanismos de busca do Google.

Redes Sociais

Como mencionado anteriormente, a interação é um dos pontos cruciais do marketing digital, e por conta disso, as redes sociais são o ponto principal. Assim, essa é uma estratégia vital para qualquer empresa, independentemente do porte dela.

Além disso, as redes sociais são importantes para mostrar a linguagem que a marca usa, e principalmente, para fidelizar o seu público.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia importante dentro do marketing digital. Assim, o principal objetivo dele é posicionar a sua marca no lugar e no momento certo, durante uma jornada de compra.

Além disso, um objetivo importante do marketing de conteúdo é solucionar o problema de um cliente em potencial. Para isso, é crucial ter em mente materiais, informações e conteúdos, para atrair, e principalmente, fidelizar aquela pessoa.

Por fim, estratégias de marketing digital que já foram citadas, como redes sociais e blog, muitas vezes estão dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta muito importante e pode trazer grandes retornos. O objetivo dele é enviar mensagens comerciais dentro de um ambiente de contatos da empresa.

No entanto, o e-mail marketing pode ser usado para diversas metas da marca, como newsletter, vendas, interação com os clientes e futuros clientes, divulgação de um novo produto ou serviço, entre outros objetivos.

Além disso, por ser um canal de comunicação direto, é possível segmentar a lista de disparos de e-mail de acordo com a necessidade daquele momento.

Áreas do marketing digital

O marketing digital é um universo amplo, por conta disso, um profissional pode atuar em várias áreas dentro de um planejamento estratégico de marketing digital.

Assim, é possível ter diferentes funcionários nas áreas de planejamento estratégico, automação, inbound, métricas, e outras áreas. Além disso, é possível estar tanto na parte programática quanto na parte de conteúdos.

Dessa forma, listamos três áreas que um profissional de marketing digital pode atuar:

Analista de SEO

O SEO é uma das áreas mais importantes do marketing digital, especialmente se o seu site possui um blog. Além da produção de conteúdos, o analista de SEO vai selecionar palavras-chave e estratégias para elevar o posicionamento da web page no Google. 

Portanto, quanto melhor for o rankeamento do site no plataforma de buscas, maior será a audiência do site, e consequentemente, a possibilidade de atrair novos clientes e a persona.

Social media

As redes sociais também são cruciais para uma empresa, já que aproxima os clientes e possibilita uma interação maior entre companhia e persona. Dessa forma, uma pessoa que trabalha com as mídias sociais precisa pensar muito além dos posts que serão feitos.

Um social media precisa pensar nos tipos de conteúdos que serão postados, elaborar relatórios e principalmente, criar uma relação com os seguidores.

Analista de E-Commerce

Essa é uma área dentro do marketing digital que cresceu de forma considerável durante a pandemia do covid-19. Assim, um analista de e-commerce vai pensar na sua empresa dentro do ambiente digital.

Para isso, ele vai usar estratégias de conversão de clientes, analisar métricas e a mensuração de resultados, e também pode ajudar na definição da persona da empresa.

Analista de marketing digital: o que faz?

O analista de marketing é um profissional extremamente importante para sua estratégia. Ele é o responsável por fazer o diagnóstico, desenvolver estratégias e táticas para desenvolver  diferentes ações dentro do marketing digital.

Além disso, o analista pode ser responsável por fazer toda uma análise do mercado, e da concorrência da sua empresa, definir o público-alvo, persona e as campanhas de mídia online e offline.

No entanto, é importante que seja um profissional com conhecimento nas diferentes estratégias do marketing digital, como conteúdo, mídias sociais, e-mail marketing, entre outros.

Por fim, o analista de marketing vai estudar todas as métricas e analisar todos os resultados, identificando problemas na estratégia e definindo novos processos para a marca.

Curso de marketing digital: quando fazer?

Embora seja uma área já muito difundida dentro do universo do marketing, o marketing digital ainda pode ser considerado uma novidade. Por conta disso, é importante buscar uma especialização em marketing digital, e existem alguns cursos que podem ajudar.

Primeiramente, em um curso de marketing digital será estudado e desenvolvido nos alunos estratégias para desenvolver a capacidade de criar. Além disso, será ensinado como colocar em prática, como gerenciar campanhas, análise de métricas, mensuração de resultados, entre outras coisas.

Além disso, o curso oferece outras vantagens importantes ao profissional de marketing. Além da questão salarial, o marketing digital pode gerar um profissional mais completo, versátil e capaz de atuar em diferentes áreas.

Toda especialização é importante, não importa a área de atuação. No entanto, o curso de marketing digital é imprescindível para qualquer profissional de marketing, especialmente os mais experientes, acostumados com outros mecanismos do marketing.

Hoje, independente do porte da empresa, se é um pequeno, médio ou grande empreendedor, os futuros clientes estão cada dia mais inseridos no mundo digital. Por conta disso, é crucial conhecer todas as formas de se conectar e atrair estas pessoas.

O OTIMINDEX é uma ferramenta que pode ajudar em alguns fatores, como marketing digital e reputação. No entanto, o foco é ferramentas de SEO, portanto, conheça cinco ferramentas que podem ajudar na hora de desenvolver uma estratégia de SEO.

5 dicas de marketing digital para pôr em prática

Existem várias maneiras de colocar em prática o marketing digital, tudo vai depender do planejamento, estratégias e necessidades da marca. No entanto, existem alguns pontos que são cruciais, e que não podem ser esquecidos.

Por conta disso, listamos 5 dicas de marketing digital

Planejamento de marketing digital: o que é e quando fazer?

O planejamento de marketing digital é a etapa mais importante de toda a sua estratégia e operação, já que é nesta etapa que tudo será definido, desde as táticas, até a operação.

Planejamento é o documento onde vai estar os objetivos do marketing digital, como estratégias e táticas. Além disso, estará no planejamento o que fazer, a persona, público-alvo, plano de ação, as métricas, mensuração de resultados, período, entre outros fatores importantes.

No entanto, existe um momento certo para definir esse planejamento, que deve ser na sequência do diagnóstico. Após a consultoria ou a equipe de marketing ter feito esse processo, é o momento de analisar o que foi encontrado, e definir o planejamento.

Além disso, o planejamento de marketing digital não deve ser feito de qualquer forma. Por conta disso, siga o template para encontrar as melhores maneiras de fazer o seu planejamento.

Como saber se o marketing digital da empresa está dando certo?

Vale destacar que o “dar certo”, vai depender do seu planejamento, objetivo, e das necessidades da empresa naquele momento.

Por conta disso, existem várias métricas que vão ajudar a mensurar os resultados alcançados pela marca. A partir das métricas, é necessária uma análise minuciosa sobre o que está funcionando e dando certo dentro do planejamento de marketing.

Métricas de marketing digital

Como foi mencionado, uma das grandes vantagens do marketing digital é a facilidade para mensurar os resultados. No entanto, é importante analisar algumas métricas importantes para estudar todos os dados, e preparar ações futuras.

Além disso, é necessário fazer um diagnóstico prévio de quais são as melhores métricas para o seu negócio.

Portanto, listamos as principais métricas do marketing digital. Confira:

ROI – Retorno sobre Investimento

Esta é uma métrica importante para o marketing digital, já que indica o lucro da sua estratégia, ou se o investimento feito está valendo a pena. Assim, o ROI é uma conta entre o que a empresa cresceu em vendas, e o que foi gasto.

Algumas plataformas pagas fazem o cálculo do ROI, como o Google Ads, por exemplo. No entanto, existe uma fórmula para fazer essa conta: ROI = retorno – custo de investimento.

Portanto, essa métrica ajuda a identificar onde o investimento está sendo bem feito, possibilitando mudar, ou manter, alguns pontos da sua estratégia de marketing digital.

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

O CAC também é uma métrica importante no marketing digital. Assim, é um fator que relaciona o número de novos clientes e o quanto foi gasto com o marketing.

O cálculo é feito através de uma divisão entre os custos, dividido pelos novos clientes. Ou seja, se foi gasto $100, e durante um determinado período de tempo, surgiram 20 novos clientes, a empresa gastou $5 por cliente.

No entanto, é importante mencionar que o cálculo das despesas de marketing digital deve incluir todos os processos, desde o planejamento, até o gasto com a equipe.

CPA – Custo por Aquisição

O CPA é uma métrica que pode variar, já que ela está relacionada ao lead do site. De um modo geral, é o cálculo dos gastos, dividido pelos contatos, dentro de um determinado período.

Entretanto, como foi mencionado anteriormente, é uma métrica que pode variar. Isso porque os leads são variados, podendo ser um novo contato, um lead novo, lead qualificado, entre outros.

CPL – Custo por Lead

O CPL é uma métrica que faz o cálculo dos custos para gerar um novo lead no site. Apesar de ser parecida com a CPA, a CPL avalia apenas a geração de leads.

É uma métrica importante dentro do marketing digital, já que mostra se as campanhas estão gerando contatos entre os clientes e a empresa.

Taxa de Conversão

Esta é uma métrica que avalia qualquer uma das etapas durante a jornada do persona. Ou seja, relaciona todo o processo de um funil de venda, desde que a pessoa gerou um lead, até uma possível compra, ou qualquer outra ação dentro do site.

A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes do marketing digital, já que mostra se o principal objetivo da campanha está funcionando, ou não.

Tráfego por Canal

Por fim, o tráfego por canal é importante para analisar como cada canal da marca está sendo utilizado, e como eles estão performando.

Assim, com essa métrica, é possível identificar onde é importante ter mais investimentos, e em quais canais dá pra manter o planejamento.

Quando contratar uma consultoria de marketing digital?

Uma consultoria de marketing digital é um passo crucial para os objetivos da marca serem atingidos. O serviço mais importante oferecido pela consultoria é o diagnóstico de todo o marketing que a empresa está fazendo.

Portanto, o momento ideal para contratar uma consultoria de marketing é no momento do planejamento dessa área da empresa. Assim, será avaliado todas as variantes de uma estratégia de marketing, como avaliação de clientes, definir o persona, público-alvo, concorrência, canais, entre outros fatores.

Por fim, o consultor vai definir quais os caminhos que a equipe de marketing deve seguir na parte operacional, a partir do momento em que toda a estratégia é definida.

Consultoria e agência de marketing digital: entenda diferenças

Muitas pessoas acreditam que consultoria de marketing e agência de marketing fazem o mesmo trabalho, mas há diferenças. No entanto, uma pode estar inserida na outra, já que uma agência pode oferecer um serviço de consultoria.

Consultoria está mais ligado a todo o planejamento estratégico, desde o diagnóstico, até definir as táticas, objetivos e métricas a serem analisadas. Enquanto isso, as agências são mais da parte operacional do marketing digital, colocando o planejamento em prática nos diferentes canais.

Além disso, diferente da consultoria, as agências oferecem um portfólio maior de serviços do que a consultoria, já que a parte operacional do marketing digital pode ser feita de diversas formas.

Além disso, é importante que seu site tenha o certificado SSL, para mostrar ao Google que sua webpage está dentro dos padrões de segurança da plataforma.


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