Marketing digital para pequenas empresas

Marketing digital para pequenas empresas: conheça seus benefícios

Marketing digital para pequenas empresas é um serviço muitas vezes deixado de lado por algumas agências ou consultorias, mas pode ser muito importante. 

Além disso, há também pequenas e médias empresas que acreditam que o marketing é algo distante, ou seja, que é uma estratégia que apenas funciona para grandes empresas.

No entanto, os dois pré-conceitos não estão corretos, e o marketing para pequenas empresas é um passo importante para a marca e a agência contratada. 

Portanto, confira sua importância, diversos benefícios e algumas dicas para colocar em prática:

Dessa forma, escolher de forma assertiva é crucial para que a marca consiga atingir as metas traçadas e seja mais presente no mundo digital.

Portanto, confira quais os principais serviços de marketing digital oferecidos, seus benefícios, como escolher, entre outras coisas.

Importância do marketing digital para pequenas empresas

Assim como em grandes corporações, o marketing digital para pequenas empresas possui uma grande importância para a marca atrair e se relacionar com novos e antigos clientes. 

Dessa forma, diferentes estratégias e táticas vão contribuir para que a marca se torne uma autoridade no mercado em que atua, independente de ser uma empresa pequena. 

Portanto, com o marketing digital para pequenas empresas, uma marca pode alcançar uma boa reputação digital, manter um bom relacionamento com os clientes e fidelizar novos consumidores. 

7 benefícios do marketing digital para pequenas empresas

Independentemente do porte da empresa, o marketing digital precisa ser implementado para que a marca alcance algumas metas importantes. 

Assim, o marketing digital para pequenas empresas possui uma série de benefícios importantes e, se bem trabalhado, pode fazer com que a marca mude de patamar no ambiente digital. 

Portanto, confira alguns benefícios do marketing digital para pequenas empresas: 

  • Custo-benefício; 
  • Fidelização dos clientes; 
  • Segmentação do público;

Estratégias de marketing digital para pequenas empresas

SEO

O SEO é aliado de qualquer empresa, independente do porte. No caso do marketing digital para pequenas empresas, esta estratégia vai gerar um grande número de tráfego para o site. 

Além disso, vai posicionar a marca no topo do ranking dos buscadores do Google, ajudando a empresa a ser uma autoridade no ambiente digital.

No caso de pequenas empresas, o SEO Local pode ser muito bem utilizado, buscando atrair públicos da região onde a empresa está localizada. 

 

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias que visam atrair, converter e fidelizar clientes através de conteúdos que sejam relevantes e esclareçam as dores da persona da marca. 

No entanto, neste caso, são metas mais a longo prazo, já que um dos principais benefícios do marketing de conteúdo é fazer com que o cliente seja um agente de marketing da empresa. 

 

Mídias sociais

No caso de pequenas empresas, as mídias sociais são um dos melhores caminhos para manter um relacionamento com clientes antigos e possíveis novos consumidores. 

Além disso, hoje em dia, as mídias sociais também podem ser mídias pagas, como o Facebook Ads e o Instagram Ads, por exemplo. 

Portanto, além de relacionar, a marca também pode anunciar novos produtos e serviços através das mídias sociais, barateando alguns custos. 

 

E-mail marketing

É sempre muito importante fazer uma boa nutrição de leads

Na maioria dos casos, o cliente não vai fazer a compra de primeira. Dessa forma, o e-mail marketing é uma forma de interagir com o seu lead, entendo suas dores e fazendo com que ele ande pelo funil de vendas

Por fim, com essa estratégia você consegue se comunicar com um público mais específico, economizando tempo, dinheiro e aumentando a produtividade.

Ao implementar um fluxo de nutrição eficiente você direciona a comunicação para um público específico, economiza tempo dos profissionais de marketing e vendas, mantém o follow-up mais organizado e aumenta as oportunidades de vendas

Agência ou consultoria de marketing digital para pequenas empresas: quais as diferenças?

Antes de mais nada, é importante destacar as diferenças entre uma agência e uma consultoria de marketing. 

  • Agência: Uma agência de marketing vai ser contratada para prestar um serviço focado em objetivo. Ou seja, a agência pode focar em metas de SEO, tráfego, conversão, e-mail marketing, mídias sociais, mídias pagas, entre outros serviços.
  • Consultoria: Enquanto isso, a consultoria é mais focada na parte analítica e estratégias. Dessa forma, eles irão fazer um planejamento estratégico e a própria empresa, ou uma agência, colocarão a parte operacional em prática. 

Por fim, enquanto a consultoria de marketing para pequenas empresas vai focar no diagnóstico, análise e planejamento, a agência será responsável pela parte operacional. 

 

Serviços de marketing digital para pequenas empresas

Depois de esclarecermos as diferenças entre agências e consultorias, vamos falar sobre os principais serviços de marketing digital para pequenas empresas que eles oferecem. 

 

Agências 

 

Consultorias

  • Diagnóstico digital da empresa; 
  • Definição da persona da marca
  • Implementação de ferramentas; 
  • Definir o funil de vendas da empresa; 
  • Análise de métricas e resultados.

Consultoria de marketing digital para pequenas empresas: como escolher?

Ao escolher uma consultoria de marketing digital para pequenas empresas é importante tomar alguns cuidados. 

Assim, antes de analisar preços e serviços oferecidos, é preciso estudar cases daquela empresa, seu histórico no mercado de atuação, seu portfólio, entre outras coisas. 

Depois desta análise profunda, é o momento de entender se os serviços oferecidos por esta consultoria se encaixam com o momento, metas e a verba da sua empresa.

Aqui na Otimifica, por exemplo, nós oferecemos serviços de todos os tipos, confira alguns: 

  • Planejamento de Marketing Ágil;
  • Planejamento de Comunicação Ágil;
  • Conexão do processo de marketing com vendas;
  • Entre outros serviços.

Conheça os serviços de consultoria da Otimifica!

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