Marketing digital: como usá-lo para melhorar a imagem da sua empresa | Otimifica INBOUNDPR

O Marketing Digital tem um grande poder quando o assunto é fortalecer a imagem de uma empresa no mercado e aumentar as vendas a partir disso. Quer saber como? Descubra agora.

 

Em um passado relativamente recente, as empresas só atingiam seu público e conquistavam seu espaço no mercado se injetassem altos valores em publicidades e anúncios nos veículos tradicionais de comunicação.

Diferente da televisão e do rádio, por exemplo, a internet faz com que as informações circulem de forma extremamente rápida, além das ações serem segmentadas, o que possibilita atingir um público em específico.

Para as empresas isso é ótimo, afinal, é possível atingir somente aquelas pessoas que já têm interesse no seu produto ou serviço.

Sendo assim, o Marketing Digital tornou-se indispensável às empresas que querem ser vistas como relevantes pelo seu público e destacarem-se no disputado mercado atual. Mas, como fazer isso usando a internet? Continue lendo este conteúdo e descubra!

Por que investir em Marketing Digital

Esta pesquisa diz que o Brasil conta com cerca de 130 milhões de usuários de internet, onde as pessoas consomem diversos conteúdos, informações e claro, muitas ofertas de produtos e serviços.

Basicamente, uma empresa que utiliza de forma correta a internet e demais meios digitais tem maiores chances de aumentar as vendas de forma fácil e rápida, o que geralmente é uma consequência de um bom trabalho de branding.

Imagine uma empresa de plano de saúde dentário: ela disponibiliza um serviço essencial, ou seja, em algum momento as pessoas podem precisar, porém, o segmento é muito concorrido e somente anunciar e fazer ofertas não é tão efetivo assim.

Bom, o potencial cliente de uma empresa de plano odontológico, ao buscar pelo serviço, naturalmente irá se deparar com os anúncios das grandes companhias, além de consumir conteúdos e informações que resolvam seus possíveis problemas. 

Sendo assim, novos clientes chegam até essa empresa de forma espontânea, já que ela não faz uma prospecção invasiva, mas sim usa informações como isca para atrair pessoas

Aliás, essa é a base do Marketing Digital e, para ter sucesso nessa jornada, alguns passos são fundamentais, como:

Aproveite as redes sociais

As redes sociais já são utilizadas por milhares de usuários todos os dias e são excelentes para criação e publicação de conteúdos, estimular a circulação de informações, melhorar o relacionamento com a persona, vender mais, e claro, melhorar a imagem da sua empresa.

A rede social mais indicada à sua empresa depende de muitos fatores, alguns deles são: seu produto/serviço, divulgação e evidentemente, a persona.

Em outras palavras, a rede social com mais usuários não significa nada se o seu cliente não estiver nela a fim de encontrar serviços e consumir conteúdos.

Então, saiba como sua persona se comunica antes de investir em qualquer rede social.

Crie conteúdo relevante

As já citadas redes sociais não são a única forma de criar conteúdo, existem também os blogs e até o próprio e-mail.

Os conteúdos relevantes devem focar em temas educativos e informativos que tenham ligação com a área da atuação da sua empresa. Para isso, tenha em mente a resolução de eventuais problemas (dores) da sua persona.

Por exemplo, se o usuário visita o seu blog a partir de um termo buscado ou por uma chamada, o ideal é que haja um conteúdo exatamente sobre aquele assunto.

A vantagem da criação de conteúdo é que ele gera autoridade à empresa, pois coloca a empresa também como uma “formadora de opinião”, o que é ótimo para imagem institucional.

Persona

A persona da sua empresa será a representação semi-fictícia do cliente ideal por meio de dados reais, que envolvem: comportamento, hábitos de compra, estilo de vida, características demográficas e pessoais, necessidades, motivações, objetivos, desafios e dores.

Essas informações devem ser usadas como ponto de partida das estratégias, ações e campanhas de Marketing Digital.

Uma dica interessante para criar a persona do seu negócio é entrevistar pessoas que já são clientes da sua empresa e constatar o que elas possuem em comum. Para isso, tenha definido:

  • Nome
  • Faixa etária
  • Formação acadêmica
  • Profissão
  • Hobbies
  • Hábitos
  • É casado(a)?
  • Tem filhos?
  • Como se comunica?
  • Poder aquisitivo
  • Desejos
  • Necessidades
  • Dores
  • Objetivos

A lista acima é apenas uma base para a criação da persona para o seu negócio. Quanto mais dados você obtiver, maiores são as chances das campanhas de Marketing terem êxito.

SEO

Aqui está mais um dos pilares do Marketing Digital e é um excelente recurso não só para fortalecer a imagem da empresa, mas também para a geração de leads (potenciais clientes).

A metodologia SEO aplica técnicas que visam à otimização de sites para que eles fiquem bem ranqueados nos buscadores, sendo Google o principal.

A metodologia SEO traz resultados de médio a longo prazo, que dão mais visibilidade aos produtos e serviços e também para os conteúdos do blog daquela empresa.

Lembra do exemplo com a empresa de convênio odontológico individual? Então, se o usuário faz a pesquisa no Google a partir desse termo e outros relacionados, é provável que, entre as primeiras posições, esteja seu site institucional ou mesmo um conteúdo do blog.

Conclusão

Atualmente a internet exerce enorme influência nos consumidores, pois está presente em todas as fases de sua jornada de compra, desde reconhecimento, até decisão.

Visibilidade, autoridade, aumento das vendas e bom relacionamento com a persona são as principais vantagens que o Marketing Digital oferece à sua empresa, porém nem sempre isso é rápido.

Embora o exemplo usado neste conteúdo tenha sido com a empresa de plano odonto, qualquer negócio pode investir em Marketing Digital, contanto que seu público esteja on-line, o que é bem provável.

Por fim, as estratégias abordadas aqui são eficientes, mas não são as únicas. Sempre realize testes e descubra qual ação adere melhor à sua persona, esse é o caminho para ter uma imagem consolidada no mercado.

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto.
Comentários
Share via
Copy link
Powered by Social Snap