Imagine ter um lugar com todos os processos de comunicação da sua empresa – essa é a proposta do mapa da comunicação integrada, material para facilitar o cotidiano de equipes de Marketing.
Ele surge em um contexto onde é exatamente a falta de visão dos processos macro e da interligação entre as áreas que faz com que crises ocorram, atividades sejam sobrepostas e zonas cinzentas, em que ninguém atua, se formem.
A falta da visão integrada é um problema mais comum do que você pode imaginar. Em muitas empresas, a área de Relações Públicas atua de um jeito, a do Marketing de outro. Por sua vez, a assessoria de imprensa e comunicação interna também vão para outros caminhos, enquanto a agência é externa. No final, ninguém faz trocas ou conversas entre si.
Sendo assim, como é que a comunicação corporativa, que cuida e zela pela imagem, marca e reputação pode dar certo se não há sinergia e esforços concentrados?
Nesse sentido, é preciso construir um mapa da comunicação integrada, ou seja, um somatório de todos os processos que envolvem o setor e suas áreas de interface.
Sem essa visão integrada dos processos de comunicação, sua empresa passará por alguns desses problemas:
Para criar um Mapa da Comunicação Integrada em sua empresa você vai precisar:
Depois dos primeiros passos, é preciso começar pelo diagnóstico, pois é ele que possibilita a obtenção dos dados estratégicos que embasam o planejamento.
O diagnóstico compreende a análise das atuais práticas de Comunicação da empresa, seu relacionamento com os principais públicos de interesse e respectivos canais.
Sendo assim, no mapa integrado, além dos canais, práticas comunicativas, valores e diferenciais competitivos, consideram-se outros pontos. Entre eles estão a cultura organizacional, a estrutura da área, seus fluxos e processos. Isso tudo tem o objetivo de garantir a aderência do planejamento à rotina.
Após o diagnóstico do macro, microambiente e das tendências, outra importante etapa é o mapeamento de:
Ao final do processo, a intenção é ter a proposição de melhorias nos processos comunicativos e resultados.
O Mapa da Comunicação Integrada possui alguns elementos fundamentais. Confira quais são:
Este conteúdo foi produzido em parceria com Isabela Pimentel
Consultora em Planejamento de Comunicação Integrada |Mestre em Mídias Digitais (UFRJ) | Professora
Fundadora da Comunicação Integrada Cursos e Soluções
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