Estratégia de Inbound: de landing pages a e-mail marketing

Estratégia de Inbound: de landing pages a e-mail marketing

A internet está cheia de entendedores e fórmulas mágicas para captar leads e gerar vendas, quando o assunto é inbound marketing. Mas se você já trabalha com essa metodologia, sabe o quanto é difícil atrair e converter leads qualificados e aquecê-los até a decisão de compra. Requer estratégias de marketing de conteúdo, entendimento sobre palavras-chave (keywords), monitoramento do comportamento online, dentre outros fatores.

Na metodologia há duas ferramentas que são fundamentais: as landing pages e o e-mail marketing. Porém, não se engane: apesar de serem partes integradas e importantes no processo, inbound marketing não se resume ao uso destas duas ferramentas para captação de leads e construção de relacionamento digital.

Antes de avançarmos neste papo, é sempre importante lembrar o significado de Inbound: atração, que não é a melhor tradução, mas simplificamos dessa forma. A metodologia implica em atrair potenciais clientes (personas) por meio de conteúdo relevante, educar eles sobre o seu produtos, para então desenvolver um relacionamento digital que tende a se tornar uma venda. Por se tratar de uma metodologia de comunicação e marketing em que os resultados impactam nos negócios, o mercado rapidamente aderiu à prática.

Entretanto, para que o inbound seja realmente efetivo, é necessário um aprofundamento na jornada de conhecimento da metodologia por parte das empresas, para que possam entender as inúmeras possibilidades que existem e consigam ir além da simples publicação de landing pages e automação de e-mail marketing. É preciso foco e acima de tudo, cuidado com a persona. Por isso, resolvemos esclarecer o papel destas importantes ferramentas no universo do inbound.

Landing Page é a porta que entrega a solução de um problema

Imagine que o seu site é uma casa e que as landing pages seriam as portas. Em sua casa, cada cômodo tem uma função, no qual as pessoas são direcionadas conforme suas necessidades. O mesmo acontece no site, em que cada página possui suas determinadas funcionalidades. Para você entrar na cozinha é preciso passar pela porta e isso também acontece no inbound marketing, quando você disponibiliza uma isca digital (e-book, ferramenta, checklist) e as landing pages servem como uma porta que permitirá acesso.

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Landing Pages são páginas estratégicas, com poucos elementos e links, porém com conteúdos assertivos, que servem para converter visitantes em leads (contato). A partir desse momento, você consegue captar informações importantes como nome, e-mail e telefone, por exemplo, que serão cruciais para estreitar o relacionamento digital com essa persona. As landing pages não são auto-suficientes, afinal, você não saí por aí deixando seus dados em qualquer lugar, tem que valer a pena. Você precisa sempre se questionar: qual o benefício que estou entregando para a persona ao ponto de motivá-la a deixar o seu contato para obter esta informação/conhecimento?

Veja este exemplo:

Você está procurando entender mais sobre como pode melhorar as estratégias de marketing e comunicação da sua empresa, aliado ao seus objetivos de negócio. Então, vai ao Google e tenta descobrir se existe uma ferramenta como o Modelo Canvas de Negócio, aplicado à comunicação.

Na busca, você encontra o seguinte resultado:

Você clica neste resultado e cai diretamente na página abaixo, que explica as suas dúvidas sobre como usar a ferramenta do Canvas na Comunicação para o seu negócio:

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Neste conteúdo, você descobriu que há um material com o passo a passo detalhado sobre o uso do Canvas da Comunicação, mas para ter acesso, basta você deixar o seu contato e fazer download do material informativo:

Pronto, você acaba de ser impactado por uma landing page e ao submeter seus dados, você se torna um lead (ou potencial cliente) para a empresa. A partir deste momento, você passa a fazer parte de uma jornada de aprendizado sobre a marca, seus produtos, serviços e o universo que cerca sua interação com a empresa. A relação entre marca e lead será construída através do compartilhamento de conteúdos ricos e relevantes ao seu perfil, por meio de e-mail marketing.

Email marketing é a ferramenta mais estratégica de relacionamento digital

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Quando você quer conquistar alguém e resolve escrever uma declaração romântica, certamente está tentando construir ou manter um relacionamento. Essa declaração apaixonada têm os mesmos componentes que um e-mail marketing bem estruturado e que fale a língua do Google. Para ser efetivo, é preciso que você:

  1. Use palavras e expressões que sejam familiares da pessoa que você quer conquistar, afinal vocês já se conhecem;
  2. Escreva para um destinatário específico, afinal ninguém escreve uma declaração para qualquer pessoa;
  3. Escolha uma mensagem única, pois uma declaração de amor idêntica para várias pessoas diferentes (não é amor, é cilada :D).

Essa associação simples, ilustra a diferença do marketing para o inbound marketing: o marketing tenta falar com todos, o inbound fala com personas. Personas precisam de relacionamento, e relacionamento é único e intransferível. Lembre disso ao escrever os seus e-mail marketing. Pense na sua persona e no momento dela em relação à interação com a sua marca, a taxa de abertura dos e-mails será diretamente proporcional ao cuidado que você tiver com a mensagem e seus destinatários.

Leia também: e-Book não é Inbound.

 

O inbound marketing é uma metodologia que envolve uma série de processos, desde os mais simples aos mais complexos. Não tem nada a ver com fórmulas mágicas e sim com estratégias e parâmetros de sucesso. Você deve ter compreendido que landing pages e e-mail marketing são partes essenciais de um todo, que contribuem para a jornada de um lead, que deve ser cada vez mais aquecido ao longo do relacionamento com a sua empresa.

Tenha cuidado ao colocar landing pages em materiais pouco qualificados e desinteressantes, pois você irá frustrar as expectativas das suas personas e causar impacto negativo sobre a sua empresa. E-mail marketing mal estruturados, enviados para bases enormes ou interruptivos/exaustivos/excessivos são chatos e começam a virar spam, também causando má impressão sobre o seu negócio. Invista em relacionamento e estratégias de comunicação e marketing bem delineadas, dessa forma, você estará no caminho de sucesso do Inbound Marketing.

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