Inteligência de mercado: mais decisões certeiras, menos incertezas no caminho

A inteligência de mercado é mais uma das grandes aliadas para impulsionar o crescimento de negócios – isso de maneira multidisciplinar. A prática, que pode se desdobrar em setores específicos dentro das empresas, fornece um incrível norte na hora de sugerir ações estratégicas. Ou seja, é uma ótima ferramenta para realizar um planejamento estratégico.

Com esse texto, você vai saber o que é inteligência de mercado e qual a sua importância. Além disso, irá conferir todas as suas múltiplas funções e, também, os benefícios que traz. E, pra finalizar, trazemos dicas para aplicar a inteligência de mercado – boa leitura!

O que é inteligência de mercado?

Inteligência de mercado é um conjunto de técnicas que transformam a coleta de dados em ideias para negócios. Também conhecido como “inteligência competitiva”, “inteligência comercial” e “Business Intelligence”, esse grupo de estratégias reúne informações importantes para diversos setores das empresas. 

Sendo assim, áreas como Marketing, Produtos e Vendas podem fazer uso da inteligência de mercado. Além disso, ela também fornece insights valiosos sobre o público-alvo e a persona do negócio, o comportamento dos consumidores e, também, em relação à concorrência.

Apesar de ter se tornado popular na última década, a inteligência de mercado é um conceito que surgiu na década de 1950, a partir de um artigo publicado pelo cientista da computação Hans Peter Luhn. À época, ele já alertava:

Inteligência de mercado - Hans Peter Luhn

“A informação está sendo gerada e utilizada em uma taxa cada vez maior devido ao acelerado crescimento do escopo das atividades humanas e o aumento no nível geral da educação. Ao mesmo tempo, o crescimento das organizações e o aumento das especializações e divisões criaram novas barreiras para o fluxo de informação.”

Hans Peter Luhn

Se Hans Peter Luhn já visualizava este cenário há 70 anos atrás, o que ele diria dos tempos atuais? Os avanços da internet permitem a geração de novas informações o tempo todo. As empresas segmentam os seus times em setores cada vez mais específicos. E ao mesmo tempo, ferramentas buscam constantes atualizações para darem conta de todos esses processos.

Por que a inteligência de mercado é importante?

A inteligência de mercado é importante para as empresas justamente pelo ponto que Hans Peter Luhn alertou em 1950: é preciso encontrar formas eficientes de armazenar e estudar informações. Nesse sentido, ressaltamos o grande valor de ter dados próprios coletados e devidamente sistematizados.

Com eles, criam-se estudos de negócios originais, adaptados aos reais objetivos das organizações. Na prática, a inteligência de mercado revela a sua importância ao permitir que empresas tenham ideias inovadoras, que se reflitam as tendências – tudo isso de forma ágil. Além disso, possibilita o reconhecimento mais rápido de erros que possam vir a atrapalhar processos. Então, serve como um guia na hora de tomar decisões.

Quais são as funções da inteligência de mercado?

A inteligência de mercado possui diferentes funções de acordo com o departamento que ela está auxiliando. Por exemplo, para Produtos, é possível estudar a percepção dos clientes sobre os serviços e produtos oferecidos. Ou, então, para o Marketing, pode ser auxiliar no conhecimento do contexto nos quais a persona do negócio está  predominantemente inserida.

Qualquer que seja a área, a inteligência de mercado se apoia em aspectos próprios fundamentais. O primeiro deles é o benchmarking, ou seja, o estudo da concorrência. A partir dele é possível perceber quais concorrentes estão tendo bons resultados em suas ações e, após a análise, desenvolver ideias ainda mais inovadoras. Ou, então, notar quais concorrentes estão se dando mal, tomando cuidado para não cometer as mesmas ações.

E, se olhar para o externo é uma boa prática, saber analisar o interno é ainda mais latente. Por isso, a inteligência de mercado preocupa-se em estudar o comportamento dos próprios consumidores, bem como seus padrões de consumo. Essa medida é imprescindível para estreitar os laços de relacionamento. Afinal, aqui se tem espaço para compreender as dores e desejos do público-alvo com mais veracidade.

No final das contas, resta a dúvida: o que fazer após tantas análises? Bom, registrá-las! Mas, é claro, de uma forma sistematizada e que faça sentido para os objetivos de negócios. É válido relembrar, aqui, que existem dados sobre tudo. Por isso a importância de escolher os indicadores certeiros, que realmente auxiliam a alcançar metas.

Quais são as vantagens da inteligência de mercado?

A inteligência de mercado traz diversas vantagens para as empresas. E o melhor: tais benefícios não se concentram em apenas um setor de negócios. Sendo assim, tem melhoria para todo mundo!

Confira, abaixo, algumas das principais vantagens em aplicar a inteligência de mercado nas empresas:

  • Maior competitividade de mercado: ao observar e superar a concorrência
  • Menor custo de aquisição de clientes (CAC): pois se estuda o quanto estão dando certo as estratégias de Marketing e Vendas
  • Tomada de decisão mais assertiva: afinal, há um estudo profundo prévio antes delas
  • Jornada do cliente mais eficiente: a partir da análise do comportamento dos clientes
  • Maior inovação: com estudos frequentes sobre o mercado
  • Redução de problemas de negócios: afinal, os dados ajudam a localizá-los rapidamente para que sejam corrigidos 
  • Aumento do Retorno sobre Investimento (ROI): pois as estratégias de ação tornam-se mais efetivas após o estudo de dados

Como aplicar a inteligência de mercado?

Você deseja aplicar os conhecimentos da inteligência de mercado na sua empresa, mas não sabe por onde? Tranquilo, a gente ajuda. 

Antes de tudo, porém, vale um adendo. Apesar de que você pode (inclusive, deve!) fazer uso dos pilares da inteligência de mercado no seu setor e incentivar que os demais departamentos também o façam, indicamos criar um núcleo exclusivo de B.I. nas empresas. 

Isso porque profissionais de Business Intelligence já estão habituados a lidar com números e relatório. Além disso, possuem alto conhecimento sobre as ferramentas de análise disponíveis.

Mas, enquanto isso isso, fornecemos algumas dicas de como usar o melhor que a inteligência de mercado tem a oferecer:

  1. Organize os dados: escolha indicadores que façam sentido para o seu setor e, a partir deles, escolha os dados mais relevantes para se analisar. Lembre-se que são esses números que irão fundamentar as suas decisões futuras. Portanto, cuidado para não escolher dados em excesso ou dados obscuros!
  2. Analise os dados: depois de ter os dados organizados e alinhados com os objetivos de negócio, analise-os para observar o que houve de melhora e o que houve de piora, bem como para pensar ideias criativas para pôr em prática. Outra boa prática é manter uma frequência pré-estabelecida para que tal análise ocorra de tempos em tempos.
  3. Planeje ações a partir dos dados: agora que você já estudou os seus dados coletados, chegou a hora de planejar ações! Um ponto muito importante nesse sentido é, de fato, incentivar a cultura de dados no seu setor. Em outras palavras: ao invés de se embasar em achismos, ressalte a importância de trazer dados para justificar ações. Dessa forma, há mais garantia de chegar nos objetivos almejados.

Como a inteligência de mercado auxilia o setor de Marketing?

A inteligência de mercado auxilia o setor de Marketing a escolher por estratégias cada vez mais assertivas. Ou seja, que sejam coerentes com a persona da marca e, ao mesmo tempo, reflitam os objetivos do negócio. 

Nesse sentido, relembramos o que foi dito anteriormente: é preciso muita atenção da hora de escolher KPI’s e um comprometimento para fazer análises regulares. Dessa forma é possível apresentar estratégias que tenham maior potencial de alcance – e, também, de serem acolhidas pelos gestores e/ou clientes, que tendem a confiar mais em números e relatórios.

Não deixe de investir na inteligência de mercado – a gente sabe, dados podem ser complexos. Mas quando os visualizamos de uma forma mais amigável, o trabalho fica ainda mais ótimo!

Conecte a inteligência de mercado ao seu negócio!

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