As empresas estão cada vez mais buscando novas estratégias para atrair novos clientes. Assim, começaram a surgir novos métodos dentro do marketing, tradicional e digital.
A meta é conseguir chegar no público certo, e principalmente, fidelizar essa pessoa, dessa forma, surgiu o inbound marketing.
O inbound marketing, diferente de outras estratégias, busca um público-alvo mais específico, e se comunicar com a persona da marca de forma mais direta.
Dessa forma, resolver os problemas dos clientes da empresa se torna uma tarefa mais “simples”.
Além disso, por conta da proximidade entre a marca e o seu público, muitas vezes estes clientes se tornam os promotores da empresa. Ou seja, os próprios consumidores fazem um marketing da companhia.
Portanto, confira tudo sobre o inbound marketing e como esta estratégia pode mudar uma empresa.
Primeiramente, em uma tradução literal, inbound marketing significa marketing de atração. Assim, como o próprio nome indica, o objetivo principal é que o cliente procure a empresa, e não o contrário.
Dessa forma, as estratégias do inbound marketing tem como meta atrair um potencial cliente, baseado no público-alvo e na persona, através da mensagem da marca. A partir disso, começa uma etapa de tentar criar um relacionamento direto com essa pessoa.
Além disso, uma meta importante é fidelizar o cliente, fazendo com que ele se torne um promotor da marca. Isto é, que a própria persona faça um marketing indireto da empresa.
O inbound marketing surgiu em paralelo com o marketing digital. Ou seja, a partir do momento em que o consumidor passou a escolher o que consumir, escolhendo o conteúdo, canais, jeito de consumir, entre outras coisas.
Por conta disso, o inbound marketing trabalha para conquistar este cliente por meio de conteúdos que resolvam os problemas dessas pessoas. No entanto, para isso, é importante definir já no plano de conteúdo e qual será a estratégia de inbound marketing da marca.
Para entender como o inbound marketing se diferencia das estratégias tradicionais, é importante citar exemplos na prática.
Assim, confira alguns exemplos práticos de grandes marcas que aplicaram o inbound marketing:
Antes de mais nada, é importante destacar que as duas estratégias têm como objetivo angariar novos clientes. No entanto, os modos para isso são diferentes.
No inbound, a meta é que o cliente vá até a empresa. Enquanto isso, o outbound marketing são aquelas estratégias mais tradicionais, como anúncios, e-mail, estandes, entre outros.
Além disso, no outbound, a comunicação com o cliente é indireta, e por conta disso, gera menos engajamento entre a marca, e a persona ou público-alvo.
Dessa forma, a principal diferença entre o outbound e o inbound marketing é o relacionamento com o cliente e a forma como o produto da empresa é ofertado. Se no inbound a atração é feita através de conteúdos, no outbound é feita uma oferta direta, geralmente em um veículo de grande audiência.
Por fim, vale destacar que embora as marcas estejam cada vez mais voltadas para o digital, o outbound marketing ainda é uma estratégia importante. No entanto, um dos fatores que fazem o inbound crescer é o custo para colocá-lo em prática.
O inbound marketing pode ser importante por diversos fatores para uma empresa. No entanto, independente do tamanho da marca, é sempre importante ter uma base forte e fiel de clientes, que é um dos pilares do inbound marketing.
Além disso, outro fator importante para colocar em prática esta estratégia é a possibilidade de mensurar resultados futuros. Isso pode ser feito através da análise do número de visitantes e conversões que o site teve.
Com essas informações, além de entender o que pode ser mudado, é possível ter uma noção do ROI (Retorno sobre Investimento) da marca.
Por conta disso é importante, ainda mais com o marketing digital, ter uma estratégia de inbound marketing bem definida, para qualquer empresa.
O inbound marketing pode trazer uma série de benefícios para uma marca, que vão muito além dos financeiros, que sempre será o objetivo principal.
No entanto, para que esses benefícios aconteçam, é necessário que o plano de marketing e as estratégias definidas sejam bem feitas, e monitoradas.
Dessa forma, confira os principais benefícios que o inbound marketing pode trazer para uma marca:
Apesar de ter uma essência diferente do marketing tradicional, o inbound marketing pode ser tão complexo quanto os outros, especialmente se a estratégia não for bem desenvolvida.
Além disso, para que o plano de inbound marketing tenha um bom funcionamento, é importante ter em mente e seguir quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar.
Portanto, confira agora o que são as 4 etapas do inbound marketing:
Seguindo a definição do marketing, o principal objetivo é atrair tanto sua persona quanto o público-alvo. Para isso, é importante ter conteúdos que trabalhem para que a marca consiga atrair as pessoas certas, e que essas pessoas sejam visitantes regulares da empresa.
Por conta disso que a atração é a primeira etapa do inbound marketing, através de blogposts, redes sociais e estratégias de SEO, a marca pode chegar a novos visitantes para o site.
A partir disso, a próxima etapa é justamente fazer esse visitante converter.
Obviamente que atrair é importante, mas também é importante que essa pessoa converta, ou seja, que sejam visitantes que vão gerar leads e, consequentemente, vendas.
Para isso, além de ter um conteúdo relevante, é importante investir em landing pages, call to action, e-mail marketing, entre outros.
Depois de atrair e converter um visitante, é importante conseguir fechar o negócio, ou seja, vender, e que esse visitante vire um consumidor frequente do site.
Para isso, além do inbound marketing, todo o plano de marketing digital da plataforma deve estar bem feito, especialmente os links internos. Já que para o lead gerar uma venda, é importante levar o visitante para os lugares certos da web page.
Por fim, independente do visitante ter gerado uma venda para a empresa, é importante que ele tenha uma boa jornada de compra. O objetivo não só que ele volte ao site, mas que ele se torne um promotor da empresa.
Com isso, os próprios clientes vão atrair novos visitantes para a plataforma. Para isso, além da jornada, é importante ter conteúdos relevantes e uma comunicação aberta e próxima com o seu público.
Vale destacar que a relação com o cliente não termina depois da compra. Pelo contrário, agora começa uma nova jornada, que visa encantá-lo a fim de que se torne um promotor da marca e atraia mais clientes para o seu negócio.
Antes de desenvolver estratégias de inbound marketing, é sempre importante ter em mente quais são as metas da marca. Além disso, não é necessário usar todas as estratégias de inbound marketing disponíveis, apenas as que fazem sentido para a empresa.
Portanto, confira três estratégias importantes para o inbound marketing:
Como mencionado, atrair é um dos pilares do inbound marketing. No entanto, é importante saber qual o cliente você quer atrair, e se essa pessoa é interessante para a marca.
Por conta disso, faça um estudo aprofundado dos futuros clientes da empresa e defina um público-alvo e uma persona.
A partir disso, além de um conhecimento aprofundado dos possíveis clientes, ficará um pouco mais “simples” para definir um plano de conteúdo para atrair essa persona.
O SEO é muito importante para o conteúdo, ou seja, para a atração, que é um dos pilares do inbound marketing.
Além disso, com estratégias de SEO bem definidas e palavras-chave fortes, o site pode rankear bem nas plataformas de buscas, gerando novos visitantes, e consequentemente, leads.
O e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes para o inbound, já que nele, é possível personalizar o conteúdo enviado para clientes em potencial.
Com isso, haverá a fidelização desta pessoa com a marca, através de conteúdos ricos sendo enviados para as pessoas certas.
No entanto, é importante ter uma lista sólida de pessoas que possuem interesse ou já são visitantes frequentes da marca. Além disso, é importante que esse conteúdo seja relevante e de fácil compreensão.
Vale ressaltar que o inbound marketing é uma área relativamente nova dentro de todo o ambiente do marketing. Assim, um analista desta área ainda é uma opção de oferta escassa no mercado.
No entanto, como o inbound é um pouco diferente das estratégias de marketing mais tradicionais, é importante ter um analista de inbound marketing no planejamento da marca.
Ele será responsável por todo o plano de ação, execução, automação, gerenciamento e mensuração de resultados da estratégia.
Em suma, o analista de inbound será a pessoa que irá colocar em prática as quatro etapas do inbound marketing, atração, conversão, vender e encantar.
Além disso, o analista de inbound marketing pode atuar em diversas áreas dentro do funil de vendas. Assim, ele pode estar presente na produção de conteúdos, nas estratégias de SEO, mídias sociais, e-mail marketing, entre outros.
Por fim, além de planejar e executar, um analista pode estudar todo o planejamento de inbound desenvolvido anteriormente, e apontar ações para melhorar o desempenho da marca.
Vale destacar que antes de aplicar qualquer estratégia de inbound marketing, é importante fazer um diagnóstico de todo o marketing da marca. A partir disso, serão definidas todas as estratégias e os objetivos.
Além disso, é necessário ter em mente os 4 pilares do inbound: atrair, converter, vender e encantar. Por conta disso, o diagnóstico sempre deve levar em consideração estes quatro pontos do inbound marketing.
Após o diagnóstico, é o momento de fazer o planejamento, alinhando os objetivos, quais e como resolver os problemas da empresa.
É importante pensar no plano de conteúdo e assim, definir um calendários de publicações a partir das palavras-chave escolhidas.
Feito o planejamento, é o momento de executar toda a estratégia definida, sempre tendo em mente que é necessário monitorar tudo o que está acontecendo. O monitoramento é crucial para definir se é o momento de ter uma mudança na estratégia definida, ou apenas pequenos ajustes.
Para qualquer estratégia de marketing, é preciso ter as ferramentas certas. Além do auxílio e praticidade, as ferramentas ajudam a acelerar e automatizar todo o processo.
No entanto, por conta das diferentes etapas, cada uma pode exigir um tipo diferente de ferramenta, como para o blog, para automação, SEO, palavras-chave, entre outras.
Assim, vamos trazer as principais ferramentas para o inbound marketing. Confira:
Como foi mencionado anteriormente, o conteúdo é a parte mais importante quando falamos da etapa de atração. Por conta disso, é importante que esse conteúdo seja relevante para o seu futuro visitante.
Assim, existem plataformas que ajudam a desenvolver esse planejamento e a colocar o conteúdo em prática.
Confira algumas ferramentas que vão auxiliar no planejamento e desenvolvimento dos conteúdos da marca:
A automação também é crucial para o inbound marketing, já que além de ajudar na conversão de novos clientes, torna o processo mais ágil.
As ferramentas de automação estão ligadas principalmente no e-mail marketing, crucial em um bom planejamento de inbound marketing.
Confira as principais plataformas de automação:
Além de planejar e desenvolver o plano de inbound marketing, é importante fazer um monitoramento de como está o desenvolvimento deste planejamento.
O monitoramento é crucial, já que além de analisar o desempenho, é possível fazer uma mudança de rotas, caso seja necessário.
Assim, confira uma ferramenta que ajuda monitoramento do inbound marketing:
Como qualquer estratégia de marketing, no inbound marketing também é crucial acompanhar as métricas do planejamento desenvolvido.
No entanto, também é importante acompanhar as métricas corretas, já que analisar os dados errados pode atrasar e prejudicar todo o plano de marketing traçado.
Portanto, confira as três principais métricas do inbound marketing.
O ROI é umas das métricas mais importantes não só do inbound marketing, mas de qualquer estratégia de marketing, afinal de contas, é crucial que o planejamento e o que foi investido traga lucro para a marca.
No entanto, é importante destacar que o ROI não deve ser analisado apenas pelas vendas geradas. O retorno pode vir através de leads, aumento de visitantes, entre outros.
Além disso, é importante um determinado período de tempo para começar a analisar o retorno, já que dependendo o tipo de estratégia adotada, os resultados podem demorar a aparecer.
Assim, para analisar o ROI basta subtrair tudo o que foi investido com os faturamentos gerados.
Como mencionado anteriormente, uma das etapas do inbound marketing é gerar conversões. Por conta disso, esta taxa entra como uma das métricas mais importantes, já que vai indicar se a marca está atraindo os clientes certos e oferecendo boas soluções para eles.
Além disso, a taxa de conversão é necessária para avaliar e pensar em novas ações para melhorar esse número, buscando gerar leads e vendas.
As conversões vão variar de acordo com a sua estratégia, mas ela pode ser analisada pelas landing page, e-mail marketing, links internos, total de visitas, entre outros.
Assim como o ROI, o funil de vendas também é uma das métricas mais importantes para qualquer estratégia de marketing.
Resumidamente, um funil de vendas representa de forma visual toda a jornada de compra de um cliente em potencial.
Assim, é importante analisar cada etapa deste funil, já que muitas vezes, alguma parte dele não está funcionando, e com isso, prejudicando as demais estratégias de inbound marketing.
Mais uma métrica importante do inbound marketing, e que na maioria dos casos, pode e deve ser analisada juntamente com a taxa de conversão.
O custo por visitantes representa o número de visitas no site dívida pelo valor investido em campanhas de marketing, seja ela qual for.
O resultado vai indicar se o esforço para aquela visita está, ou não, valendo a pena. Dessa forma, quanto menor for o custo, melhor para a empresa.
Uma consultoria de marketing pode ser muito importante para qualquer empresa. Com ela, a marca terá uma equipe de profissionais que irão fazer um diagnóstico completo e, assim, definir as estratégias e as metas do inbound marketing.
Além disso, todo este planejamento, além de conversões e leads, pode ter alguns outros benefícios, como a otimização do SEO e a criação de uma reputação digital.
No entanto, é importante saber o momento de contratar uma consultoria, já que ela pode atuar em diversas etapas do inbound marketing.
Algumas empresas precisam da consultoria apenas para criar o planejamento e traçar estratégias, por exemplo. Enquanto isso, outras marcas precisam mais da parte de execução, monitoramento e análise de métricas.
Por conta disso, antes de contratar uma consultoria de inbound marketing, é crucial entender qual é o momento do inbound marketing da empresa.
Trabalho complexo e encantador, criar relacionamentos digitais, no inbound, implica em monitorar o comportamento online das personas, ou seja, do cliente.
Inbound não é ebook. Ver artigoFacebook Twitter LinkedIn Email A inteligência de mercado é mais uma das grandes aliadas para impulsionar o crescimento de negócios – isso de maneira multidisciplinar. A prática, que pode se desdobrar em setores específicos dentro das empresas, fornece um incrível norte na hora de sugerir ações estratégicas. Ou seja, é uma ótima ferramenta para realizar […]
Inteligência de mercado: mais decisões ótimas e menos incertezas Ver artigo
Comentários