O Inbound Marketing é uma das grandes estrelas do momento quando se fala em estratégias de marketing digital e vendas. No entanto, algumas empresas ainda ignoram o fato de que o Inbound vai além da simples implantação de uma ferramenta de automação de marketing e produção de e-books para a captação de leads: requer alinhamento com os objetivos estratégicos de negócios e a construção de relacionamentos, e isso leva tempo.
O processo comum que empresas têm feito é o caminho do conhecimento da metodologia, a compreensão dos benefícios que ela pode trazer para os resultados de vendas e então a definição da implantação da metodologia através de suas equipes internas ou terceirizadas para a operacionalização. E é neste momento que iniciam os desafios.
Fazer a integração de sistemas e produzir os primeiros conteúdos é fácil, mas se você já iniciou este processo deve saber que obter resultados de vendas efetivos e manter seus leads aquecidos e engajados é extremamente desafiador. Inclusive, você deve até já ter se questionado se a metodologia é realmente eficaz, correto? Saiba que sim, o Inbound pode melhorar significativamente os números da sua empresa e ainda reduzir os custos de aquisição de clientes, bem como os investimentos em publicidade online.
Porém, existe uma jornada até chegar nos resultados que você deseja, afinal o Inbound é uma estratégia de médio e longo prazo que precisa ser muito bem planejada. Para você que já está em fase de amadurecimento, separamos duas dicas que podem ser fatores de sucesso na sua jornada:
A maioria das empresas começa a implantar a metodologia a partir da definição de personas, mas esquece de se questionar quais são os objetivos reais de negócios, se as personas estão alinhadas a eles e, acima de tudo, se a projeção do futuro é coerente com o momento atual de negócios.
O Inbound Marketing é uma metodologia que faz parte do direcionamento estratégico de negócios. O seu alinhamento, as definições de personas, o acompanhamento de vendas e a mensuração de resultados não podem ser delegados. Embora o Inbound exija uma grande força tática e operacional para funcionar, um dos fatores de sucesso é que esteja sincronizado na estrutura da organização, não há como trabalhar ele isoladamente.
Outro ponto importante é: embora a essência do Inbound passe pela produção de conteúdos, é uma metodologia de marketing e não de comunicação – o conteúdo é a ponta final em um processo que se inicia nos objetivos gerais de negócios. A produção de conteúdo de Inbound é diferente da produção de conteúdo publicitário, em que a empresa terceiriza a responsabilidade criativa para uma agência. Tenha sempre em mente que ninguém conhece melhor o seu negócio e sabe falar melhor dele do que você mesmo.
Captar leads é uma tarefa super fácil na teoria: basta criar uma landing page (LP) na ferramenta de automação de marketing, patrocinar posts nas redes sociais, divulgar a oferta para os seus contatos, por e-mail, entre diversas táticas possíveis. Na prática, os consultores de inbound e profissionais que trabalham na operação, sabem que não é bem assim.
As pessoas estão sofrendo de infobesidade – exposição a uma grande quantidade de informações, anúncios e dados. Diversas marcas disputam a atenção de seus possíveis clientes e para se destacar nesse contexto competitivo, você precisa de uma estratégia de marketing que construa relacionamentos a médio e longo prazo.
Separamos algumas sugestões para auxiliar você a construir relacionamento com a sua persona:
Estas são apenas duas dicas que podem auxiliar no sucesso da sua jornada de implantação de Inbound Marketing. Como envolve muitos processos que precisam estar alinhados entre si e com toda a empresa, pode ser vantajoso para a sua empresa contratar consultoria de Inbound. Você terá especialistas trabalhando no monitoramento da sua presença digital e orientando as atividades no nível tático e operacional para que apresentem melhor desempenho de resultados.
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