Inbound marketing e inbound pr: você sabe qual a diferença?

Conheça a diferença entre Inbound Marketing e Inbound PR

 

Você sabe qual a diferença entre inbound marketing e INBOUND PR? A primeira vista pode parecer se tratar basicamente da mesma coisa, mas não é. Você pode ter uma ideia pré-concebida de que o PR traz ao inbound marketing a assessoria de imprensa. Enxergar PR desta forma é mais ou menos como fazer a sua comunicação sem considerar o digital

As estratégias para sistematizar e as etapas implementar ambas metodologias são diferentes. Ficou interessado? Então continue a leitura para aprender as diferenças entre inbound mareting e INBOUNDPR.

 

Afinal, o que é INBOUNDPR?

INBOUNDPR é uma forma inovadora de fazer comunicação integrada, em que o marketing digital olha para as pessoas e as Relações Públicas olham para as vendas.

Para deixar ainda mais claro o conceito por trás do INBOUNDPR, podemos traduzir como comunicação sincronizada, um amadurecimento prático da comunicação integrada.

Isso porque está na essência das Relações Públicas integrar: departamentos, interesses públicos, criar networking de valor para as organizações, com o objetivo de desenvolver a reputação e a melhor imagem corporativa.

Trabalhar de forma sincronizada exige não apenas pensar nos objetivos de comunicação, como também de negócio.

Existiam até aqui, nas organizações, duas formas de focar nos objetivos de negócio: do ponto de vista de marketing e do ponto de vista de Relações Públicas.

Quem olha do ponto de vista do marketing, certamente pensa com o enfoque de vendas. Já do ponto de vista de RP, o foco é na construção de relacionamentos, para a empresa projetar uma imagem melhor no mercado.

E muitos ainda associam RP exclusivamente com assessoria de imprensa, no bem-estar dos clientes e em tudo o que se relaciona com reputação.

Acontece que ambas as faces do comunicar para empresas, negócios ou ideias precisam necessariamente de marketing e de RP.

É preciso olhar para ambas de forma sistêmica. Não apenas trabalhando lado a lado, mas nascendo de iniciativas conjuntas. Mais do que integrar, é preciso sincronizar.

O que é PR?

PR ou Public Relations é simplesmente a tradução de Relações Públicas do inglês para o Português.

Na prática da comunicação contemporânea, Relações Públicas é uma mentalidade para a construção e a gestão de relacionamentos corporativos. Porém ela surgiu como uma profissão nos Estados Unidos. No Brasil, ela também surgiu como uma profissão há mais de 100 anos. Sua função era essencialmente influenciar a mídia, colaboradores e demais stakeholders.

Com o tempo, a mudança da mentalidade nas organizações, o surgimento de novos formatos de relacionamento em especial nas redes sociais digitais, mudamos também de paradigma: do analógico o digital. Neste contexto, a forma de fazer Relações Públicas também mudou.

E para colocar essa forma em prática com resultados, eu comecei a fazer experimentos e criei o que chamo de comunicação sincronizada ou INBOUNDPR.

Nós chamamos o INBOUNDPR de inteligência para a maturidade digital, pois de fato é isso que ele é. Para isso nos embasamos em dados e nas mais atuais tecnologias de relacionamento com as personas dos nossos clientes.

Inbound PR e Inbound Marketing: qual a diferença?

No INBOUNDPR trabalhamos com as questões culturais que formam a mentalidade digital, ou seja, que transformam as pessoas para trabalharem a tecnologia de forma a agregar valor para as empresas, e não como premissa.

Vivemos a era das melhores soluções, não dos melhores sistemas.

E para entender de soluções, é preciso entender de pessoas. Já no inbound marketing, o foco é essencialmente a geração de leads e vendas.

Muitas empresas não estão prontas para o inbound marketing, então implantamos o INBOUNDPR. Outras já possuem processos bem sucedidos de inbound marketing, e daí o INBOUNDPR vem para fortalecer a reputação.

Seria Inbound PR uma superação do Inbound Marketing?

Assim como RP é diferente do marketing, o INBOUNDPR é diferente do inbound marketing.

O inbound marketing olha para critérios bem práticos: quantas visitas tem o site, quantos leads isso gera, quantos desses leads realmente estão interessados em comprar e quantos interessados viram vendas.

No INBOUNDPR, a primeira coisa que fazemos é entender os objetivos e norteadores estratégicos do negócio (visão, missão e valores).

A seguir, alinhamos esses norteadores com o Propósito, com as Pessoas (internas e externas) e colocamos a inteligência por trás do INBOUNDPR para funcionar.

Ao longo de todo o processo do INBOUNDPR, monitoramos o impacto do trabalho na reputação digital e nas vendas.

Com isso, entregamos resultados que os clientes querem – mais clientes – vamos educando-os sobre a reputação, a sua importância e o quanto uma boa reputação gera ainda mais vendas.

Conheça os 3 pilares para sistematizar o Inbound PR

O INBOUNDPR está sistematizado em 3 princípios e etapas de implementação que são: propósito, pessoas e método.

Com base nos objetivos de negócios, cada empresa é orientada a definir seu propósito, o qual transmite a mensagem-chave da organização e, consequentemente, deve refletir nos produtos ou serviços.

Pessoas são todas as pessoas relacionadas ao negócio. Partimos de uma análise dos públicos de interesse do problema para o qual fomos contratados para resolver.

A partir daí, trabalhamos de forma a alinhar as pessoas do negócio: desde a alta administração até os clientes que vão sofrer algum tipo de impacto ou vão ter envolvimento na resolução do problema.

Para isso, precisamos alinhar as mentalidades. Outro ponto trabalhado no pilar Pessoas são as personas, que se traduzem como personificações dos públicos-alvo. Este é um conceito que eu trago para o INBOUNDPR do Design UX, onde as personas surgem (o “pai” das personas chama-se Alan Cooper).

O método do INBOUNDPR está em trabalhar a comunicação de forma integrada nas 4 mídias: própria, paga, social e espontânea.

Assim, com propósito claro e conhecendo bem as pessoas envolvidas no processo, é possível criar um plano estratégico de ação digital a fim de gerar vendas e reputação ao mesmo tempo.

Quer saber como implantar o INBOUNDPR? Então,

 



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