Cases - Otimifica INBOUNDPR

Desafios

- Orientar a conexão dos processos de marketing digital e as equipes de marketing e vendas.
- Implantar o Inbound Marketing para a geração e qualificação de leads.

Estratégia

- GESTÃO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO: imersão na empresa para a construção de norteadores de marketing, (persona, jornada dos clientes conectada com os diferentes produtos e Canvas da Comunicação);
- TECNOLOGIA: análise de dados e arquitetura de informação dos diferentes sites com foco na redundância;
- VENDAS: mapeamento de oportunidades digitais para atração de potenciais clientes e monitoramento de indicadores.

Resultados

- Sincronização dos processos de marketing e vendas
- Unificação de funil
- Criação de plano de ação para a conexão da estratégia de Inbound Marketing com o Outbound.

Grupo A - ED Tech

O Grupo A reúne um grande portfólio de negócios voltados para o universo educacional, integrando conteúdo, tecnologias educacionais e consultorias, posicionando-se como uma fonte de soluções educacionais altamente personalizadas para instituições educacionais, empresas e seus públicos. Associado a líderes internacionais de seus segmentos, bem como com soluções próprias, o Grupo A conta com cerca de 2.400 títulos ativos, 50.000 usuários de educação continuada de medicina à distância e mais de 5 milhões de estudantes utilizando suas plataformas.

O problema:

A vertical de tecnologias para a educação do Grupo A necessitava de uma metodologia para implementar e gerar vantagens do inbound e geração de leads.

O nosso entendimento da necessidade do cliente foi além disso: visualizamos uma empresa cheia de oportunidades de conexão entre marketing e vendas, com grande visibilidade no mercado para um dos seus verticais, mas com falta de sincronização entre as suas demais áreas, tratadas de forma individualizada.

Soluções Otimifica utilizadas:

Consultoria: Conexão de processo de Marketing e Vendas

a estratégia:

Geramos um diagnóstico da empresa com o Otimindex:

A seguir, realizamos reuniões com as equipes de marketing e vendas para entender o funcionamento das diversas linhas de negócio e possibilidades de sinergia para aumentar a visibilidade e a reputação digital.

Seguimos as etapas implantação da nossa metodologia INBOUNDPR, focadas na conexão de marketing e vendas:

1. Intro:

Realizamos pesquisas de mercado digital para entender os pontos fortes e fracos do Grupo A no digital para então começar a construir em conjunto com a equipe um plano de ação.

2. Set Up:

Revisamos todos os ativos digitais das linhas de negócio da vertical de tecnologias de educação, fizemos um diagnóstico aprofundado de cada site e identificamos os pontos de melhoria.

3. Execução:

Revisamos as personas, a jornada de experiência, mapeando tarefas da persona, dúvidas que surgem ao longo do caminho e possíveis conteúdos para trabalhar nas diversas mídias e, por fim, fizemos o Canvas da Comunicação, que trouxe insights para a entrega final e também para o dia a dia do marketing.

4. Follow Up:

Entre os encontros, o Grupo A tinha pesquisas a fazer com equipes internas para validar o que levantamos nas reuniões, tarefas ligadas a atividades que surgiram nos encontros e ainda durante o processo de consultoria começaram a fazer mudanças na estrutura digital para acelerar os impactos do trabalho realizado com a Otimifica. Por fim, geramos um plano operacional com tarefas para a realização pela equipe, já organizada com responsáveis e prazos sugeridos.

resultados:

Identificamos 300 mil possibilidades de geração de leads, que estão sendo aos poucos otimizadas nos sites do Grupo. 

Auxiliamos na implantação de uma mentalidade sincronizada de processos de marketing e vendas, impactando os processos da vertical de tecnologia para a educação.

Criamos um roadmap de ações a serem desenvolvidas pelas equipes de marketing e vendas para implantar a metodologia Inbound Marketing, assim como caminhos para otimizar os esforços e investimentos.

saiba mais!

Quer entender como a Otimifica pode gerar resultados assim para o seu negócio?

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