Entenda o impacto de ter uma boa gestão de negócios

Criar e administrar uma empresa ou uma equipe não é uma tarefa fácil, mas com uma boa gestão de negócios tudo pode ficar mais leve e prático.

Hoje, é imenso o número de pessoas que se sentem infelizes em seus determinados cargos e que não se identificam com seus superiores, esperando apenas uma oportunidade melhor para pedir demissão.

Vale ressaltar que os problemas que compõem uma empresa vão muito mais além do que só a gestão, mas quando essa área é bem cuidada e aperfeiçoada, já se tem uma boa parte do caminho feito.

Por isso, este artigo foi escrito pensando em como você pode melhorar a gestão da sua empresa e equipe, com dicas práticas e provas de como isso pode impactar positivamente a rotina do seu negócio.

O que significa gestão?

Para começo de conversa, vamos falar sobre o que é gestão.

Ela nada mais é do que a habilidade de gerenciar, administrar e cuidar de uma determinada equipe ou empresa, por meio da organização de estratégias e inovações que podem ser criadas.

Se você é o gestor do setor de administração de condomínio, por exemplo, é você que irá ajudar a equipe a resolver problemas e a criar um espaço agradável para todos os colaboradores.

E o que um gestor faz?

O papel do gestor é um dos mais importantes dentro da empresa, e a sua função vai muito além do que só dar ordens e verificar se os resultados estão chegando como o esperado.

O papel do gestor é acima de tudo, criar um ambiente leve e agradável para sua equipe, fazendo todos se sentirem confortáveis e satisfeitos com suas atuais tarefas.

Sendo o gestor de uma rede de coworking João Pessoa, é seu dever saber como está indo o procedimento de contato e relacionamento entre sua equipe e seus clientes.

Entender tudo o que se passa na empresa, o que os seus colaboradores pensam e apresentar ideias de mudança também fazem do seu papel e função como gestor.

Dicas e impactos de uma boa gestão de negócios

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o universo de gestão e a função de um gestor, vamos às dicas para te ajudar a construir um melhor gerenciamento dentro da sua empresa e os impactos que isso pode trazer para a sua equipe.

Monitore os processos

Por exemplo, saber qual é o passo a passo da produção do curso de liderança que a sua empresa fornece é fundamental para tornar você um bom gestor.

Afinal de contas, você também precisa saber o que a sua equipe faz no dia a dia para chegar no resultado esperado.

Por isso, sempre converse com seus colaboradores e esteja por dentro de tudo o que eles fazem em suas determinadas áreas.

Isso irá mostrar que você está preocupado com o andamento dos projetos e não apenas com o resultado final, demonstra o seu interesse em entender o processo e a realidade dos colaboradores, que se sentiram mais acolhidos e entendidos por você.

Engaje com a sua equipe

Uma boa comunicação é chave para tudo, para resolver problemas e para elogiar bons resultados.

Por isso, crie uma comunicação constante e efetiva com a sua equipe, mostrando que além de gestor, você é bom amigo.

A imagem do chefe carrasco vem se desconstruindo cada vez mais com o tempo, e a mudança no comportamento e relação entre chefe e colaborador vem se tornando cada vez maior.

Seja fazendo a gestão de uma fábrica de plástico injetado ou de uma equipe de marketing, conversas com seus colaboradores e perguntar como eles estão não irá destruir a sua imagem ou fazer você perder seu posto.

Criar essa comunicação só mostra como você é um gestor preocupado com o bem estar de seus colegas e que se esforça para ajudar e ver todos produzindo em um ambiente agradável de trabalho.

Tenha uma auditoria empresarial

Um setor de auditoria empresarial é responsável por analisar e verificar procedimentos e resultados internos dentro de uma empresa.

Seja a quantidade de equipamentos de cozinha industrial vendidos no mês ou um problema em relação ao pagamento.

Possuir esse setor na sua empresa é muito importante para estar por dentro de tudo o que acontece em determinadas áreas e ao mesmo tempo ver uma visão diferente sobre a situação da empresa e das equipes.

Por meio de relatórios e documentos elaborados pela equipe, você tem acesso a informações pertinentes que podem ter passado em branco devido a correria do dia a dia.

Esse setor traz ainda mais organização e clareza sobre os procedimentos e objetivos da empresa, te ajudando a criar uma gestão ainda melhor e mais prática.

Presenteie seus colaboradores

Quem nunca gostou de ser reconhecido no ambiente de trabalho e ainda por cima, receber um brinde por isso?

É preciso entender que os seus colaboradores são extremamente importantes para a sua empresa, sem pessoas não existe gestão.

Portanto, presentear seus colaboradores de surpresa ou em alguma data especial para eles mostra como você se preocupa com a felicidade e satisfação deles naquele local de trabalho.

Você pode presenteá-los de várias maneiras, algumas delas podem ser:

 

  • Folgas no dia do aniversário;
  • Chocolates e doces;
  • Vouchers;
  • Descontos em lojas;
  • Uma massagem;
  • Um desconto no aluguel de salas comerciais;
  • Ingressos para show, cinema ou teatro.

 

Presentear esses colaboradores faz com que eles entendam que o seu trabalho e esforço estão sendo reconhecidos e recompensados, diminuindo ainda mais as chances de possíveis desligamentos dentro da sua empresa.

Invista no aprimoramento intelectual da sua equipe

O conhecimento é e sempre será uma das chaves principais para inovações e mudanças dentro de qualquer espaço, e na sua empresa não seria diferente.

Por isso, investir em palestras e treinamentos para que seus colaboradores estejam ainda mais aptos para realizar um bom trabalho faz de você um gestor preocupado com a produtividade e andamento dos projetos da empresa.

Incentivar o estudo também é uma forma de mostrar que você está empenhado em ver a sua equipe crescendo e dando bons resultados.

Oferecer palestras, treinamentos, videoaulas e livros sobre consultoria financeira empresarial ou estratégias de marketing digital irá aperfeiçoar a sua equipe e deixá-la pronta para entregar um resultado ainda melhor.

Seja presente no dia a dia

Mesmo com a correria e imprevistos que aparecem na rotina de um gestor, está presente no dia a dia da sua equipe e verificar se estão tudo em ordem e se estão todos bem faz toda a diferença na sua relação e imagem como gestor.

Uma boa dica é ter um escritório compartilhado, ou seja, um local onde todos da equipe podem estar juntos e o contato é ainda mais fácil e rápido, inclusive com o próprio gestor.

Essa presença no dia a dia é que cria a sua relação e intimidade com a sua equipe, dando abertura para que eles expressem suas ideias e opiniões visando a melhoria de processos e estratégias dentro da empresa.

Entenda o seu papel e ajude no que puder

Por último, mas de forma nenhuma a menos importante, tenha consciência do seu papel dentro da empresa e cobre dos seus colaboradores aquilo que você também está entrando.

Não há lógica em cobrar resultados e comunicação da sua equipe se você, como gestor, não oferece isso a eles.

 

Antes de ser um gestor você é um profissional é um ser humano assim como o seu colega que, amanhã pode estar no seu lugar ou em uma posição maior do que a sua.

Por isso, esteja ciente da sua função e da sua importância no dia a dia da sua equipe, você é aquele que além de administrar a área deve se preocupar em ver todos bem e satisfeitos com seus afazeres.

Essas foram apenas algumas das dicas que acreditamos serem válidas para você, gestor, entender qual a sua função e quais os impactos essas pequenas atitudes podem trazer no dia a dia da sua equipe.

Considerações finais

Que este texto não tenha sido apenas palavras jogadas ao vento, mas que realmente possa ter aberto os seus olhos em relação a uma gestão de negócios e feito você entender a importância delas dentro de uma empresa.

Não deixe de colocá-las em prática com a ajuda da sua equipe, de seus superiores e de pessoas que também querem ver uma melhor gestão dentro do seu local de trabalho.

Antes de trabalhar com número é necessário saber trabalhar com essas questões, entender que cada uma possui a sua singularidade e importância para o andamento das estratégias e conquistas de resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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