A internet está cheia de entendedores e fórmulas mágicas para captar leads e gerar vendas, quando o assunto é inbound marketing. Mas se você já trabalha com essa metodologia, sabe o quanto é difícil atrair e converter leads qualificados e aquecê-los até a decisão de compra. Requer estratégias de marketing de conteúdo, entendimento sobre palavras-chave (keywords), monitoramento do comportamento online, dentre outros fatores.
Na metodologia há duas ferramentas que são fundamentais: as landing pages e o e-mail marketing. Porém, não se engane: apesar de serem partes integradas e importantes no processo, inbound marketing não se resume ao uso destas duas ferramentas para captação de leads e construção de relacionamento digital.
Antes de avançarmos neste papo, é sempre importante lembrar o significado de Inbound: atração, que não é a melhor tradução, mas simplificamos dessa forma. A metodologia implica em atrair potenciais clientes (personas) por meio de conteúdo relevante, educar eles sobre o seu produtos, para então desenvolver um relacionamento digital que tende a se tornar uma venda. Por se tratar de uma metodologia de comunicação e marketing em que os resultados impactam nos negócios, o mercado rapidamente aderiu à prática.
Entretanto, para que o inbound seja realmente efetivo, é necessário um aprofundamento na jornada de conhecimento da metodologia por parte das empresas, para que possam entender as inúmeras possibilidades que existem e consigam ir além da simples publicação de landing pages e automação de e-mail marketing. É preciso foco e acima de tudo, cuidado com a persona. Por isso, resolvemos esclarecer o papel destas importantes ferramentas no universo do inbound.
Imagine que o seu site é uma casa e que as landing pages seriam as portas. Em sua casa, cada cômodo tem uma função, no qual as pessoas são direcionadas conforme suas necessidades. O mesmo acontece no site, em que cada página possui suas determinadas funcionalidades. Para você entrar na cozinha é preciso passar pela porta e isso também acontece no inbound marketing, quando você disponibiliza uma isca digital (e-book, ferramenta, checklist) e as landing pages servem como uma porta que permitirá acesso.
Landing Pages são páginas estratégicas, com poucos elementos e links, porém com conteúdos assertivos, que servem para converter visitantes em leads (contato). A partir desse momento, você consegue captar informações importantes como nome, e-mail e telefone, por exemplo, que serão cruciais para estreitar o relacionamento digital com essa persona. As landing pages não são auto-suficientes, afinal, você não saí por aí deixando seus dados em qualquer lugar, tem que valer a pena. Você precisa sempre se questionar: qual o benefício que estou entregando para a persona ao ponto de motivá-la a deixar o seu contato para obter esta informação/conhecimento?
Veja este exemplo:
Você está procurando entender mais sobre como pode melhorar as estratégias de marketing e comunicação da sua empresa, aliado ao seus objetivos de negócio. Então, vai ao Google e tenta descobrir se existe uma ferramenta como o Modelo Canvas de Negócio, aplicado à comunicação.
Na busca, você encontra o seguinte resultado:
Você clica neste resultado e cai diretamente na página abaixo, que explica as suas dúvidas sobre como usar a ferramenta do Canvas na Comunicação para o seu negócio:
Neste conteúdo, você descobriu que há um material com o passo a passo detalhado sobre o uso do Canvas da Comunicação, mas para ter acesso, basta você deixar o seu contato e fazer download do material informativo:
Pronto, você acaba de ser impactado por uma landing page e ao submeter seus dados, você se torna um lead (ou potencial cliente) para a empresa. A partir deste momento, você passa a fazer parte de uma jornada de aprendizado sobre a marca, seus produtos, serviços e o universo que cerca sua interação com a empresa. A relação entre marca e lead será construída através do compartilhamento de conteúdos ricos e relevantes ao seu perfil, por meio de e-mail marketing.
Quando você quer conquistar alguém e resolve escrever uma declaração romântica, certamente está tentando construir ou manter um relacionamento. Essa declaração apaixonada têm os mesmos componentes que um e-mail marketing bem estruturado e que fale a língua do Google. Para ser efetivo, é preciso que você:
Essa associação simples, ilustra a diferença do marketing para o inbound marketing: o marketing tenta falar com todos, o inbound fala com personas. Personas precisam de relacionamento, e relacionamento é único e intransferível. Lembre disso ao escrever os seus e-mail marketing. Pense na sua persona e no momento dela em relação à interação com a sua marca, a taxa de abertura dos e-mails será diretamente proporcional ao cuidado que você tiver com a mensagem e seus destinatários.
O inbound marketing é uma metodologia que envolve uma série de processos, desde os mais simples aos mais complexos. Não tem nada a ver com fórmulas mágicas e sim com estratégias e parâmetros de sucesso. Você deve ter compreendido que landing pages e e-mail marketing são partes essenciais de um todo, que contribuem para a jornada de um lead, que deve ser cada vez mais aquecido ao longo do relacionamento com a sua empresa.
Tenha cuidado ao colocar landing pages em materiais pouco qualificados e desinteressantes, pois você irá frustrar as expectativas das suas personas e causar impacto negativo sobre a sua empresa. E-mail marketing mal estruturados, enviados para bases enormes ou interruptivos/exaustivos/excessivos são chatos e começam a virar spam, também causando má impressão sobre o seu negócio. Invista em relacionamento e estratégias de comunicação e marketing bem delineadas, dessa forma, você estará no caminho de sucesso do Inbound Marketing.
Facebook Twitter LinkedIn Email Por Ariane Feijó, Diretora Executiva da Otimifica. Crises são sempre sorrateiras. Por mais que avisem, nunca estamos prontos para elas. Para completar, como escreveu Niklas Luhmann, a comunicação é uma improbabilidade. Informações desencontradas, erradas, fake news… Tudo brota e é difícil saber para onde olhar. Dessa maneira, graças à situação de […]
Análise de Cenários e Plano de gestão de crises Ver artigoFacebook Twitter LinkedIn Email Comunicação interna é uma temática frequentemente subvalorizada nas organizações. Trata-se da comunicação com os empregados ou colaboradores, que pode se dar de forma horizontal, entre as equipes, ou de forma vertical, da diretoria para os colaboradores e vice-versa. Dessa forma, importa destacar que esse é um conceito que vem se modificando, […]
Comunicação interna: estratégia que une gestão e operação Ver artigo
Comentários