Como facilitar a organização da equipe de Marketing de seu negócio utilizando o CRM

Nenhuma outra área do mundo corporativo mudou tanto quanto o Marketing. Para confirmar essa teoria, basta pensar que há cinco anos não existia o recurso de stories do Instagram. Entretanto, hoje, essa é umas das funções favoritas para a realização de campanhas institucionais ou parcerias com influenciadores.

Para os profissionais de marketing, organizar diversos trabalhos de comunicação, em diferentes plataformas, é um desafio diário. Ainda bem que a tecnologia está ao lado deles para facilitar todas essas tarefas.

Entre as ferramentas mais eficientes, destaca-se o CRM. De baixo custo e fácil utilização, esse software é um aliado poderoso para quem deseja ter mais sucesso nas estratégias de marketing e vendas.

Entendendo o CRM

O CRM é uma metodologia criada há décadas, voltada para o melhor relacionamento com o cliente. Antes da Internet, essas informações sobre os consumidores eram anotadas de forma manual, e demandavam um enorme trabalho.

Atualmente, boa parte da coleta de dados é realizada de maneira automática por um software. Além disso, essas informações podem ser acessadas por diversas pessoas remotamente. Com o CRM os gestores de marketing têm um panorama sobre quem é o cliente da empresa dele, e quais são os potenciais compradores do produto ou do serviço que ele oferece.

Em resumo, o CRM serve para criar oportunidades em diferentes negócios. Basta que o profissional de marketing acesse o painel customizado para, por exemplo, saber em detalhes a relação de cada cliente com a empresa.

As facilidades que o CRM proporciona ao Marketing

Confira, abaixo, as principais vantagens que o CRM proporciona para o segmento do Marketing:

1. Análise do público-alvo

Antes da equipe de marketing desenvolver alguma estratégia, é necessário que ela compreenda para quem a mensagem será enviada. Caso contrário, o dinheiro investido pela empresa não vai gerar o retorno desejado.

Com o CRM, parte do time de marketing tem a oportunidade de analisar, por exemplo, todo o histórico de relação entre o negócio dela e o cliente. Por meio desses dados, é possível decifrar os desejos dessas pessoas, as razões que a fizeram desistir da compra, entre outras informações.

A partir dessa análise, facilitada pelo CRM, a empresa e sua equipe de marketing têm os melhores atributos para criarem campanhas que geram mais engajamento e vendas.

2. Captação de leads

Uma das principais metas para qualquer equipe de marketing é alcançar o máximo de clientes em potencial, os chamados leads. Por isso, o CRM é tão necessário na rotina dos profissionais da área.

A captação deles vai ocorrer, sobretudo, por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens. Para desempenhar essa estratégia, a empresa deve realizar a integração com as principais plataformas do gênero, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

A partir do compartilhamento de um conteúdo interessante para o público-alvo, é natural que essas pessoas enviem mensagens para a empresa. É nesse momento que o CRM entra em ação. Assim que uma pessoa entra em contato, seja pelo Facebook Messenger, seja pelo Instagram (Direct Message), o software a cadastra automaticamente no sistema.

Dessa forma, a equipe de marketing consegue em tempo real um panorama sobre o sucesso de sua estratégia de conteúdo. Além disso, como todo o processo é automatizado, os profissionais conseguem maiores prazos para se dedicarem a projetos mais relevantes para a empresa.

3. Organização de tarefas

Como boa parte das empresas se comunica com o público por diversos meios, é vital que a equipe de marketing consiga planejar todas as atividades quanto antes. No CRM, além do histórico dos clientes, os profissionais podem verificar todas as atividades diárias, semanais e mensais a serem executadas.

Basta que eles realizem a integração com Google Agenda, por exemplo. Dessa forma, toda tarefa que um membro da equipe adicionar a essa plataforma também poderá ser verificada no CRM. A vantagem, nesses casos, é a praticidade. Com esses e outros recursos concentrados em uma única plataforma, o profissional de marketing não precisa pular de um software para o outro durante sua jornada de trabalho.

4. Comunicação direta com cliente

Para que uma empresa possa aproveitar todos os benefícios do marketing, é fundamental que ela esteja sempre em contato com o cliente. Nesse sentido, a integração do CRM com as redes sociais, sobretudo o WhatsApp, permite que um empreendimento promova o melhor relacionamento com seu público.

Isso somente é possível porque o CRM consegue unificar todas as mensagens enviadas pelos clientes, por meio de aplicativos, em uma única caixa de entrada. Para entender como isso funciona é bem simples. Se um cliente, por acaso, enviar uma mensagem pelo WhatsApp, e outro mandar pelo Facebook Messenger, todos esses contatos permanecem concentrados em um só lugar.

Dessa forma, e sem a necessidade de utilizar diversos aplicativos, a equipe de atendimento tem muito mais agilidade para responder esse cliente. Com isso, o time de marketing pode aproveitar essa oportunidade para criar um conteúdo exclusivo. Há inúmeras possibilidades, como o compartilhamento de vídeos, criação de enquetes, e muito mais.

Como essas conversas permanecem gravadas no CRM, será muito mais fácil para a equipe de marketing analisar essas informações e, em seguida, criar estratégias com maiores chances de sucesso.

Conclusão

O CRM facilita a rotina dos profissionais de marketing porque consegue concentrar, em apenas um software, os dados mais relevantes sobre o público-alvo de uma empresa. Essa organização, proporcionada pela tecnologia, tem impacto direto na produtividade e na qualidade do trabalho executado. Além disso, somente quando se entende as prioridades de um cliente é possível gerar maiores vendas e, por consequência, lucrar mais.

Planejamento de Marketing Ágil

Otimize ainda mais o trabalho de Marketing da sua empresa com o nosso template.
Comentários
Share via
Copy link
Powered by Social Snap