SEO & Conteúdo: a base de um é o outro

SEO & Conteúdo: a base de um é o outro

SEO é um conceito bem novo na minha vida. Já havia escutado a tal da palavra, entendia a sua importância no desenvolvimento de páginas otimizadas na web, mas confesso que achava que esse era um trabalho exclusivo dos programadores e que não tinha lugar em que eu pudesse caber nesse contexto.

Como escrevi no texto anterior, não aprendemos sobre essa técnica nos cursos de humanas e fica por conta da educação continuada (e, por vezes, autodidata) nos ensinar. Normalmente o interesse em aprender sobre esse e tantos outros temas só desperta quando o mercado passa a nos cobrar esse conhecimento. Comigo não foi diferente, já que meu interesse, na verdade, era aprender sobre Inbound Marketing – o que envolveria aprender noções de SEO.

Tem tanto conteúdo de qualidade, free ou de baixo custo, disponível na internet que, se o interesse for genuíno, é possível desenvolver ótimas noções sobre o assunto sem precisar investir em cursos longos e caros. Sites como o Search Engine Land e os conteúdos da Resultados Digitais tem me ajudado a desenvolver esse conhecimento.

E compartilhar novos aprendizados é ótimo, mesmo que não seja “novo” para o mundo, mas novo para você. Para dar continuidade à nossa série de textos sobre SEO, hoje vamos entrar na parte de conteúdo e o quão importante ele é para a aplicação das técnicas de otimização.

Conteúdo de qualidade é a chave

Conteúdo é a chave para o sucesso através de SEO, mas ele precisa ter qualidade e realmente entregar algo para o leitor. Uma ideia é se perguntar se o conteúdo que você produz pode ser facilmente encontrado em outros sites na internet. A resposta é dura: é provável que sim.

Por isso as páginas mais relevantes para os sites de pesquisa como o Google acabam sendo as que oferecem valor ao leitor através do seu conteúdo, entregando algo diferente e útil de verdade para ele. Esse é o fator que vai fazer com que o leitor fique mais do que apenas alguns segundos no seu site.

Greg Gifford disse em um dos seus artigos para o Search Engine Land algo que eu achei uma grande verdade: todo empresário pensa que o seu negócio é o melhor do segmento na região e que deveria estar na primeira posição das buscas na web. Greg aponta que, na verdade, a pergunta que deve ser feita é: “por que o seu negócio merece estar na posição número um do Google?”.
A resposta dessa pergunta vai trazer o tipo de conteúdo que você deverá abordar no seu site. Com isso definido, é sentar e escrever.

Pesquisas de palavras-chave

O fator mais importante em SEO, alinhado à produção de conteúdo de qualidade, é a pesquisa de palavras-chave. Para escrever um conteúdo que atinja um número maior de pessoas, é importante descobrir como elas estão pesquisando sobre determinado tema.
Existem ferramentas que nos ajudam a descobrir as formas e termos específicos que pessoas usam ao pesquisar pelo seu conteúdo. Separei abaixo algumas delas:

Google Adwords Keyword Tool: insira o termo (ou termos) de busca e a ferramenta vai mostrar palavras-chave relacionadas ao termo. Assim, você pode filtrar as que são mais relevantes pelo volume de busca e popularidade.

Google Trends: se você já tem alguns termos em mente e quer saber o quão populares eles são, use o Google Trends. A ferramenta acumula a quantidade de conteúdo disponível na web encontrado pelo Google sobre determinado tópico.

Wordtracker: insira um termo e receba de volta uma lista de 100 sugestões relacionadas ao termo, rankeadas pela sua popularidade diária.

Com que frequência deve-se usar a palavra-chave?

Não existe um número preciso de vezes para utilizar o termo. Por isso, use o bom senso na hora de escrever seu texto para deixá-lo preciso e interessante, repetindo a palavra-chave sempre que necessário ao longo dele. Produzir conteúdo de qualidade e que seja relevante é trabalhoso, mas gera resultados muito mais expressivos em termos de credibilidade de uma marca. Isso porque, ao produzir conteúdo interessante e que eduque ou auxilie o seu leitor, você estará se tornando uma referência para ele e construindo, ao longo do tempo, uma relação de confiança.

Em termos de resultado de negócios, essa construção de reputação através de conteúdo aumentará as chances desse leitor se interessar pelo produto, serviço ou solução da sua marca e realizar uma compra. Ao produzir conteúdo, lembre-se que nada serve para todo mundo. Ou seja, o texto que você escrever não é interessante para todas as pessoas que navegam pela internet. Por isso que falamos tanto sobre personas em inbound, pois são os seus melhores clientes que irão lhe mostrar suas dores e necessidades. Identifique essas necessidades e aposto que você já vai ter uma boa lista de tópicos de assuntos para começar a escrever.

Vamos falar mais sobre Personas aqui no Inbound Lab mas enquanto isso você pode ler mais sobre nesse texto do Blog RP, onde conto tudo o que rolou no workshop da Ariane Feijó sobre Personas.

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