Agência e consultoria de marketing digital: entenda as diferenças

“Mas, afinal, agência e consultoria não é tudo a mesma coisa?” Essa é uma pergunta fácil de escutar, inclusive no meio de profissionais da Comunicação e do Marketing. E viemos aqui dizer que, não, não é a mesma coisa. Inclusive, agências e consultorias possuem muitas diferenças entre si, que impactam diretamente nos resultados desejados para quem procura essas especialidades. 

Então, vamos lá: com o nosso artigo, você vai saber diferenciar, de uma vez por todas, os conceitos de agência e consultoria. Por isso, explicaremos como funciona o trabalho de cada uma, bem como quais são os principais benefícios oferecidos. E, de quebra, ajudamos você a encontrar meios para escolher um dos dois serviços para contratar – ou, quem sabe os dois? 🙂

 

Desejamos a você uma boa leitura!

O que é agência de marketing digital?

A agência de marketing digital, também conhecida como agência de comunicação, é o braço criativo das empresas, colocando em prática a parte operacional do marketing digital. Portanto, a partir de uma grande oferta de serviços e, geralmente, de equipe, ela é responsável pela execução de uma estratégia de comunicação criada em conjunto com o seu cliente.

Em outras palavras, enquanto o cliente tem seu foco em algum resultado específico, a agência fica a cargo do trabalho tático e operacional para conquistar tal objetivo. Inclusive, falando nessas atividades, veja abaixo alguns dos principais recursos oferecidos pelas agências:

Por último, vale lembrar que uma agência de marketing digital pode ser contratada para a realização de uma demanda específica ou, então, por uma quantidade de tempo indeterminada. Ou seja, você pode contratar uma agência para dar uma nova cara as suas redes sociais. Ou, por sua vez, pode contar com o serviço da agência para fazer a gestão de suas redes sociais no período de, por exemplo, um ano. Nesse sentido, ela seria responsável por fazer o planejamento das publicações, responder aos comentários das redes, organizar relatórios e por aí vai.

Como funciona o trabalho com a agência?

Existe um paradoxo no funcionamento do trabalho da agência de marketing digital. Ao mesmo tempo em que você dispõe de uma vasta equipe de profissionais realizando múltiplos trabalhos, o seu contato será com poucas pessoas – quem sabe, somente com uma. 

Explicamos melhor: ao contratar uma agência, o cliente conversa com o setor de Atendimento da mesma. Nesse sentido, tal segmento é responsável por repassar as demandas do cliente para os times pertinentes.

Dessa forma, o cliente não acompanha os processos que levaram ao resultado final que chega para si. Enquanto isso, no universo interno da agência, as equipes multidisciplinares estão no dia a dia da operação do cliente e, por isso, são exigidas constantemente de novas ideias e de rápidas ações.

Quais são os benefícios da agência?

Um dos benefícios que mais rápido vem à mente ao se pensar no trabalho de agências é a grande quantidade de profissionais e de atividades que ela detém. Ou seja, diversidade na possibilidade de estratégias a serem desenvolvidas. Sendo assim, o cliente pode vir a se sentir amparado.

Além disso, outra vantagem da agência é que ela costuma ter bastante experiência e aptidão em fazer o que faz – afinal, os trabalhos já foram realizados inúmeras vezes com outros clientes. Esse é outro ponto que passa segurança, afinal o novo contratante tem a sensação de que não estará gastando recursos em vão.

Por último, a agência pode ser útil para empresas que não possuem times de Marketing ou Comunicação próprios. Ou seja, ao invés de contratar esses profissionais internamente, torna-se mais barato terceirizar o trabalho para as agências.

Agência de marketing digital não funciona?

É comum que, no meio da comunicação, há quem tenha receio de contratar o serviço de uma agência de marketing digital por acreditar que ela não funcione. Nesse sentido, vale ressaltar: o trabalho de uma agência depende de vários fatores para que, assim, ele obtenha sucesso. Ou seja, tanto a agência quanto o cliente precisa fazer a sua parte. Portanto, pense nas questões abaixo:

  1. Os objetivos de negócio do cliente estão conectados com as atividades da agência? Afinal, não há como corrigir erros de gestão com ações de marketing e comunicação
  2. Qual é o real escopo das entregas? Pois, por vezes, não há uma compreensão comum do volume de entregas, o que pode gerar conflitos de comunicação e cobranças desnecessárias
  3. As duas partes estão seguindo os processos previamente definidos? Afinal de contas, se a agência ou o cliente (ou os dois!) não estiverem agindo conforme a metodologia estabelecida, as entregas serão prejudicadas
  4. O setor de marketing do cliente está presente nas decisões? Porque, nesse sentido, vale ressaltar: a agência não é uma terceirizada da área de marketing mas, sim, um braço operacional

Leia também: O inbound não deu certo na sua empresa? Investigue os porquês

O que é consultoria de marketing digital?

Uma consultoria de marketing digital é responsável pelo penso estratégico do negócio, Dessa maneira, tem foco exclusivo no marketing, na comunicação e na conexão de ambos com o resultado de negócios e impacto em vendas. Ou seja, a sua função é muito mais analítica, afinal consultorias desenham estratégias, realizam estudos, definem indicadores de desempenho, entre outros. 

Inclusive, de certa forma, o nome consultoria já diz a sua própria função: consultar. Portanto, o cliente pode recorrer à consultoria para ser aconselhado sobre quais caminhos tomar para atingir suas metas. Sendo assim, na consultoria tem-se o caminho anterior à ação provocada pela agência: a estratégia e o planejamento. Confira, abaixo, alguns dos serviços oferecidos por consultorias:

  • Planejamento de marketing e comunicação
  • Relatórios de desempenho dos sites dos clientes
  • Análise de concorrência
  • Consultoria para estratégias online 

 

Vale lembrar que, ao contratar uma consultoria, não necessariamente há a entrega contínua de serviços, bem como existe na agência. Aqui, o foco está em entregar resultados e solucionar as dores do cliente. Outro ponto a se destacar é que, por ter foco em orientar, mentorar e transferir conhecimento para equipes de marketing e agências, as consultorias não costumam se envolver na parte operacional das empresas. Por isso, mantém-se até o nível tático.

 

Leia também: Táticas e estratégias de marketing: confundir custa caro!

Como funciona o trabalho com a consultoria?

Na consultoria, a equipe da empresa contratante (ou até mesmo a sua agência contratada) trabalha diretamente com o time de consultores. Assim, há um trabalho a mais mãos, com trocas diretas entre os envolvidos. A intenção principal da consultoria é oferecer mais autonomia para que o cliente entenda os seus problemas, bem como as maneiras para solucioná-los. Também, a como traçar os caminhos para alcançar as metas que tanto deseja. 

 

Algumas das etapas do trabalho das consultorias de marketing digital são:

  • Identificar problemas e objetivos
  • Traçar planos estratégicos para solucionar problemas e alcançar metas
  • Fornecer apoio durante a implementação das estratégias
  • Acompanhar os resultados 
  • Reformular os planos, caso necessário

 

Além disso, consultorias normalmente contam com:

  • Uma metodologia própria, validada e comprovada com resultados de clientes
  • Profundidade de análise para orientação dos clientes
  • Foco em resultado (estratégia e tática) e não na realização das atividades (operação)

 

Por último, outro ponto a se destacar no trabalho de consultorias é que essas podem, por vezes, oferecer indicações de serviços a seus clientes. Por exemplo: sua empresa precisa melhorar o site como parte do plano estratégico, mas ninguém da sua equipe possui expertise para isso. Aqui, o consultor pode fornecer a indicação de um prestador de serviço, e fica a cargo do cliente ir ao encontro desta recomendação ou não.

Quais são os benefícios da consultoria?

Entre os múltiplos benefícios de contratar uma consultoria, o atendimento personalizado é aquele que melhor traduz a relação entre um cliente que possui dúvidas e um consultor com experiência para ajudar a saná-las. Com o atendimento próximo, fica muito mais fácil compreender quais são as necessidades da empresa e, assim, traçar caminhos eficientes. A possibilidade de contato constante, portanto, implica em uma dinâmica mais humana e resolutiva.

Além disso, uma peça chave das consultoras é o plano de marketing. Na Otimifica, por exemplo, utilizamos o Plano de Marketing Ágil, que está disponível para download gratuito neste link. A partir dele, realiza-se um estudo profundo sobre o cliente, descobrindo mais sobre as suas características próprias e, também, sobre a concorrência. Já no planejamento de ações, uma dos mecanismos mais efetivos é a criação de personas, que traduzem para o cliente o tipo de consumidor ideal que ela deve conquistar.

E, para quem não possui uma equipe de marketing própria, mais um motivo para investir em uma consultoria: ela faz o diagnóstico da empresa e, portanto, reconhece os principais pontos de atenção e fornece os guias iniciais para obter resultados. E vale destacar: conhecimento nunca se perde. Por isso, o que você aprender com uma consultoria seguirá na trajetória do seu negócio.

Qual a diferença entre consultoria e agência de marketing digital?

A grande diferença entre agência e consultoria é que a primeira faz aquilo que a segunda recomendou. Em outras palavras, agência é ação, consultoria são conselhos. Nesse sentido, a consultoria realiza diversos estudos analíticos, para entregar ao cliente um plano de ação orientado a seus propósitos. Enquanto isso, a agência vai operacionalizar tais medidas, a partir do seu amplo time de profissionais das mais variadas áreas. 

De modo geral, as pessoas procuram consultorias quando tem foco em resolver problemas complexos. Enquanto isso, do outro lado, as agências têm como foco fazer a roda da comunicação girar no dia a dia. Ou seja, servindo como um auxílio nas tarefas cotidianas, sem elaborar planos para que impactem na reputação, resultados de negócio e em vendas no longo prazo.

Porém, outro ponto importante a se ressaltar se refere à questão do tempo. À medida em que o trabalho da consultoria pode ser mais curto, específico para uma demanda, a agência tende a ter maior duração, justamente pela sua função mais operacional, da rotina do cliente. Todavia, isso não significa que uma empresa não pode contratar uma consultoria longos períodos de tempo.

Consultoria ou agência de marketing digital: qual serviço contratar?

Antes de escolher entre agência ou consultoria, é preciso refletir: 

  • Qual é o estágio de maturidade de marketing em que sua empresa se encontra? 
  • Há um responsável com atribuições diárias pelo marketing, ou uma equipe de marketing? 
  • Existe um real entendimento sobre como e o que fazer para desenvolver um marketing eficiente no seu negócio?

Se a sua empresa está em fases mais avançadas da maturidade de marketing e possui uma equipe de marketing bem estruturada, que sabe lidar com estratégias e acompanhamento de resultados, talvez uma melhor opção seja investir em uma agência. Afinal, ela será responsável pela parte operacional, liberando mais tempo para os colaboradores pensarem em planos futuros. 

Porém, à medida que evolui, a consultoria vai ser a aliada perfeita. Isso porque ela ajuda a escalar os resultados e trabalhar com ferramentas e estratégias mais complexas, de acordo com o momento do seu negócio. 

 

Leia também: Mentalidade digital x transformação digital: qual a diferença? 

 

Além disso, se a empresa ainda não possui um setor de marketing ou, então, ele ainda está muito incipiente, a consultoria se faz necessária. Ela trará todo o embasamento sobre o marketing digital, bem como será responsável por transmitir conhecimento tanto técnico quanto teórico para a equipe. Assim, fica mais fácil atingir e mensurar os futuros resultados.

Por fim, vale o adendo: a contratação de um serviço não elimina a do outro. Se houver verba disponível, é uma ótima recomendação aliar o serviço da agência com o da consultoria. Assim, temos mais meios de atuar no crescimento da empresa.

Estude as melhores opções para o seu negócio

Peça um orçamento de consultoria para a sua empresa aqui!
Comentários
Share via
Copy link
Powered by Social Snap