Comunicação empresarial: quais são suas barreiras e como enfrentá-las?

Tempo de leitura: 7 minutos

A comunicação empresarial é um importante conceito para nortear o fluxo de conversas das organizações com seus diferentes públicos. Uma empresa precisa engajar seus colaboradores ao mesmo tempo em que sabe o que seus consumidores desejam e, de quebra, mostrar uma boa imagem para o mercado geral.

A comunicação empresarial é um importante conceito para nortear o fluxo de conversas das organizações com seus diferentes públicos.

Uma empresa precisa engajar seus colaboradores ao mesmo tempo em que sabe o que seus consumidores desejam e, de quebra, mostrar uma boa imagem para o mercado geral. 

Falaremos sobre o que é comunicação empresarial, quais os benefícios da sua correta aplicação, as suas principais barreiras e como contorná-las. Confira a seguir com a leitura deste texto!

Qual a importância O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é o modo em que as empresas se comunicam – seja com seus próprios colaboradores, seja com o ambiente externo. É a partir dela que as corporações transmitem as suas mensagens, como cultura, por exemplo. 

Além disso, pode englobar conquistas e desafios, novos projetos, entre outros. Portanto, há estratégias para que tais mensagens sejam interpretadas corretamente.

Nesse sentido, alguns serviços podem auxiliar para uma boa comunicação empresarial, como assessoria de imprensa e relações públicas. Além do próprio planejamento de comunicação em si.

Se bem trabalhados, esses fatores podem auxiliar em ganho de reputação da empresa, além da melhoria do clima organizacional.

Comunicação empresarial e organizacional é a mesma coisa?

Comunicação empresarial e comunicação organizacional são termos parecidos, mas ligeiramente diferentes. A principal diferença é que o primeiro termo volta-se mais para casos onde há interesse de lucro financeiro.

Enquanto isso, para o segundo termo, os ganhos monetários não são contabilizados – explicamos melhor na sequência.

A comunicação empresarial, como vimos, trata-se da gestão comunicacional com o fim de melhorar a imagem da corporação e alinhar as conversas com os colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho.

Ao buscar aperfeiçoar a sua reputação frente ao mercado e à concorrência, a comunicação empresarial almeja retornos financeiros.

Por outro lado, a comunicação organizacional foca no relacionamento com os públicos das empresas e os grupos alvos das suas ações, sejam eles internos ou externos.

E diferentemente do conceito anterior, aqui na comunicação organizacional também entram organizações sem fins lucrativos e associações, por exemplo.

Quais os principais objetivos da comunicação empresarial?

Em um grande resumo, a comunicação empresarial existe para que as empresas consigam se comunicar melhor. Mas com quem? E com quais intenções? A gente diz na sequência:

  • Melhorar a relação com colaboradores: uma boa cultura organizacional gera um bom clima organizacional – e a comunicação empresarial auxilia aqui. Ao prezar por uma comunicação transparente e sincera com os times, a empresa auxilia os funcionários a se sentirem mais confiantes e seguros em seu ambiente de trabalho.
  • Construir uma boa reputação: a gente sabe que construir uma reputação positiva é um processo complexo. Ele leva bastante tempo, exige manutenção constante e pode ser enfraquecido ou destruído facilmente. Sendo assim, a comunicação empresarial torna-se indispensável para garantir uma imagem positiva. E ah, em casos de problema, garanta uma boa gestão de crise para já, ok?
  • Tornar a empresa reconhecida pelo público: com estratégias de comunicação empresarial eficiente as pessoas passam a conhecer as marcas e torná-las referência em seu segmento de atuação. Se esse trabalho estiver alinhado com os ideais de uma boa reputação, a empresa pode ganhar um importante destaque competitivo frente à concorrência.
  • Aproximar-se da persona: a comunicação empresarial é muito importante para entender quais são os comportamentos das personas, especialmente em relação aos canais onde ela está. Com esse entendimento, o planejamento de ações torna-se mais efetivo.

Qual a importância da comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é importante para manter a boa imagem das empresas não apenas com seus clientes mas, também, com seus próprios funcionários. Ou seja, a comunicação empresarial interna.

É uma ideia antiga pensar que as organizações devem se preocupar apenas com o que os consumidores querem. Ou, então, com maneiras de superar a concorrência a todo o tempo.

Claro, essas são importantes medidas que a comunicação empresarial auxilia a resolver. Porém, não podemos esquecer que empresas são formadas por pessoas. E esses colaboradores são os responsáveis por manter os negócios rodando a partir das suas soluções criativas.

Sendo assim, a comunicação empresarial é essencial para que as relações sejam positivas internamente e externamente. Assim, com ambos os lados satisfeitos, os resultados positivos aparecem e as organizações maximizam o seu sucesso.

Quais os benefícios da comunicação empresarial?

Investir na comunicação empresarial traz diversos benefícios para as empresas – isso tanto olhando para as relações de trabalho, quanto para a conquista de resultados financeiros. Confira abaixo:

  • Melhora a reputação
  • Evita ruídos comunicacionais com colaboradores
  • Engaja funcionários e retém talentos
  • Melhora clima organizacional
  • Transmite missão, visão e valores com mais eficiência
  • Disponibiliza canais seguros de comunicação com público interno e externo
  • Facilita a conquista de novos clientes
  • Aumenta os lucros

Quais são as barreiras da comunicação empresarial?

A comunicação empresarial possui algumas barreiras que, se não receberem a sua devida atenção, podem atrapalhar os fluxos de informação dos negócios.

Para evitar este problema, saiba quais são esses erros comuns e como evitá-los na sequência:

Semânticas

Imagine essa situação: um jovem de 18 anos tenta explicar ao seu avô de 80 anos sobre algum assunto que está acontecendo na internet.

Caso tal jovem não adeque a sua explicação para uma forma que seja compreensível e atrativa para seu avô, ele não vai entender. Ou, então, não vai se interessar pelo o que seu neto tem a dizer. 

Esse é um exemplo de barreira semântica, ou seja, quando alguém tenta se comunicar com outra pessoa, mas sem ajustar a sua linguagem para aquela que o ouvinte está habituado.

No caso da comunicação empresarial, é quando a empresa tenta conversar com sua persona utilizando uma linguagem diferente da usada por ela.

E qual problema isso gera? Bom, o famoso “falar com as paredes” – afinal, a empresa estará colocando esforços em uma linguagem que será incompreensível para seu público de interesse.

Para resolver esse problema, portanto, é fundamental ter ciência do perfil da persona e qual tom de voz ela utiliza. Assim, é só traduzir a mensagem para esse idioma!

Psicológicas e pessoais

As barreiras psicológicas e pessoais são mais difíceis de lidar uma vez que dizem respeito ao íntimo dos indivíduos e suas respectivas emoções. 

Podemos percebê-las quando algum colaborador aparenta estar desmotivado e evita falar com colegas a respeito, ao mesmo tempo em que não consegue lidar com demandas do trabalho. Ou, então, quando pessoas do mesmo time aparentam ter rixas entre si sem nenhum motivo evidente.

Para auxiliar a resolver essas questões é interessante haver uma gestão de pessoas comprometida, além de líderes que se mantenham abertos ao diálogo e incentivem suas equipes. 

E lembre-se: talvez o motivo de descontentamento de um colaborador seja algo próprio da sua rotina de trabalho. Porém, também pode ser que ele esteja mal com algum assunto pessoal.

Sendo assim, a empatia é uma ótima medida que todos podem fazer uso e, assim, contribuir com um melhor clima organizacional.

Físicas e geográficas

Sentidas especialmente durante o período de pandemia do novo coronavírus, as barreiras físicas e geográficas referem-se a questões como barulho em ambiente de trabalho.

Além disso, pode ser dificuldades de deslocamento e distância entre pessoas. Ou seja, em tempos onde o trabalho remoto foi acelerado, essas barreiras impuseram-se com força.

Via de regra, a tecnologia é uma grande aliada para diminuir esse problema. Sendo assim, invista em importantes ferramentas de gestão.

E, na hora de fazer uma reunião online, certifique-se que você está fazendo uma webconferência que, de fato, seja aproveitável. Dessa forma, a comunicação flui mais facilmente, com redução de ruídos.

Informações

Um problema muito comum com os avanços recorrentes da internet: o excesso de informação. É sabido: as informações surgem diariamente aos montes, mas isso não significa que elas se transformem em conhecimento efetivo.

O mesmo vale para o mundo empresarial. Reuniões constantes e com falta de preparo, burocracias em excesso, treinamentos com pouca didática… Esses são alguns exemplos rotineiros que mostram a barreira da informação na comunicação empresarial.

Por isso é importante filtrar o que precisa ser dito e para quem precisa ser dito – de que adianta encher uma pessoa de informações que ela efetivamente não pode resolver? Isso vai mais confundi-la do que ajudá-la – ou ajudar a própria empresa.

Uma dia aqui é tentar racionalizar as informações antes de passá-las adiante. Além disso, no que tange treinamentos de equipe, a gamificação é uma ferramenta que ajuda a deixar novos aprendizados mais envolventes e divertidos.

12 dicas para melhorar a comunicação empresarial

Seja com o público interno da empresa, seja com os almejados clientes, a gente separou 12 dicas preciosas para melhorar a comunicação empresarial. Anote elas:

  1. Escolha o melhor canal de conversa para a empresa – por favor, que não seja o WhatsApp!
  2. Utilize ferramentas de gestão tecnológicas, como Asana, Collab e Trello
  3. Compartilhe as informações certas com as pessoas certas
  4. Não estimule o hábito da fofoca
  5. Prefira e-mails a reuniões recorrentes ou áudios gigantes
  6. Pratique a empatia com seus colegas de trabalho e consigo
  7. Faça estudos recorrentes da persona do negócio e atente-se para seu comportamento
  8. Invista em planejamentos estratégicos periódicos
  9. Realize pesquisas com funcionários para avaliar como estão se sentindo no ambiente de trabalho
  10. Realize, também, questionários com clientes selecionados para saber suas impressões e desejos sobre a marca
  11. Mantenha tanto colaboradores quanto clientes engajados com o negócio
  12. Invista no Inbound PR, uma ótima pedida para entrar em contato com sua persona e identificar suas dores e desejos

Conheça a metodologia Inbound PR, uma ótima ferramenta para quem quer tornar a comunicação mais ágil e eficaz

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