A comunicação empresarial é um importante conceito para nortear o fluxo de conversas das organizações com seus diferentes públicos.
Uma empresa precisa engajar seus colaboradores ao mesmo tempo em que sabe o que seus consumidores desejam e, de quebra, mostrar uma boa imagem para o mercado geral.
Falaremos sobre o que é comunicação empresarial, quais os benefícios da sua correta aplicação, as suas principais barreiras e como contorná-las. Confira a seguir com a leitura deste texto!
A comunicação empresarial é o modo em que as empresas se comunicam – seja com seus próprios colaboradores, seja com o ambiente externo. É a partir dela que as corporações transmitem as suas mensagens, como cultura, por exemplo.
Além disso, pode englobar conquistas e desafios, novos projetos, entre outros. Portanto, há estratégias para que tais mensagens sejam interpretadas corretamente.
Nesse sentido, alguns serviços podem auxiliar para uma boa comunicação empresarial, como assessoria de imprensa e relações públicas. Além do próprio planejamento de comunicação em si.
Se bem trabalhados, esses fatores podem auxiliar em ganho de reputação da empresa, além da melhoria do clima organizacional.
Comunicação empresarial e comunicação organizacional são termos parecidos, mas ligeiramente diferentes. A principal diferença é que o primeiro termo volta-se mais para casos onde há interesse de lucro financeiro.
Enquanto isso, para o segundo termo, os ganhos monetários não são contabilizados – explicamos melhor na sequência.
A comunicação empresarial, como vimos, trata-se da gestão comunicacional com o fim de melhorar a imagem da corporação e alinhar as conversas com os colaboradores, melhorando o ambiente de trabalho.
Ao buscar aperfeiçoar a sua reputação frente ao mercado e à concorrência, a comunicação empresarial almeja retornos financeiros.
Por outro lado, a comunicação organizacional foca no relacionamento com os públicos das empresas e os grupos alvos das suas ações, sejam eles internos ou externos.
E diferentemente do conceito anterior, aqui na comunicação organizacional também entram organizações sem fins lucrativos e associações, por exemplo.
Em um grande resumo, a comunicação empresarial existe para que as empresas consigam se comunicar melhor. Mas com quem? E com quais intenções? A gente diz na sequência:
A comunicação empresarial é importante para manter a boa imagem das empresas não apenas com seus clientes mas, também, com seus próprios funcionários. Ou seja, a comunicação empresarial interna.
É uma ideia antiga pensar que as organizações devem se preocupar apenas com o que os consumidores querem. Ou, então, com maneiras de superar a concorrência a todo o tempo.
Claro, essas são importantes medidas que a comunicação empresarial auxilia a resolver. Porém, não podemos esquecer que empresas são formadas por pessoas. E esses colaboradores são os responsáveis por manter os negócios rodando a partir das suas soluções criativas.
Sendo assim, a comunicação empresarial é essencial para que as relações sejam positivas internamente e externamente. Assim, com ambos os lados satisfeitos, os resultados positivos aparecem e as organizações maximizam o seu sucesso.
Investir na comunicação empresarial traz diversos benefícios para as empresas – isso tanto olhando para as relações de trabalho, quanto para a conquista de resultados financeiros. Confira abaixo:
A comunicação empresarial possui algumas barreiras que, se não receberem a sua devida atenção, podem atrapalhar os fluxos de informação dos negócios.
Para evitar este problema, saiba quais são esses erros comuns e como evitá-los na sequência:
Imagine essa situação: um jovem de 18 anos tenta explicar ao seu avô de 80 anos sobre algum assunto que está acontecendo na internet.
Caso tal jovem não adeque a sua explicação para uma forma que seja compreensível e atrativa para seu avô, ele não vai entender. Ou, então, não vai se interessar pelo o que seu neto tem a dizer.
Esse é um exemplo de barreira semântica, ou seja, quando alguém tenta se comunicar com outra pessoa, mas sem ajustar a sua linguagem para aquela que o ouvinte está habituado.
No caso da comunicação empresarial, é quando a empresa tenta conversar com sua persona utilizando uma linguagem diferente da usada por ela.
E qual problema isso gera? Bom, o famoso “falar com as paredes” – afinal, a empresa estará colocando esforços em uma linguagem que será incompreensível para seu público de interesse.
Para resolver esse problema, portanto, é fundamental ter ciência do perfil da persona e qual tom de voz ela utiliza. Assim, é só traduzir a mensagem para esse idioma!
As barreiras psicológicas e pessoais são mais difíceis de lidar uma vez que dizem respeito ao íntimo dos indivíduos e suas respectivas emoções.
Podemos percebê-las quando algum colaborador aparenta estar desmotivado e evita falar com colegas a respeito, ao mesmo tempo em que não consegue lidar com demandas do trabalho. Ou, então, quando pessoas do mesmo time aparentam ter rixas entre si sem nenhum motivo evidente.
Para auxiliar a resolver essas questões é interessante haver uma gestão de pessoas comprometida, além de líderes que se mantenham abertos ao diálogo e incentivem suas equipes.
E lembre-se: talvez o motivo de descontentamento de um colaborador seja algo próprio da sua rotina de trabalho. Porém, também pode ser que ele esteja mal com algum assunto pessoal.
Sendo assim, a empatia é uma ótima medida que todos podem fazer uso e, assim, contribuir com um melhor clima organizacional.
Sentidas especialmente durante o período de pandemia do novo coronavírus, as barreiras físicas e geográficas referem-se a questões como barulho em ambiente de trabalho.
Além disso, pode ser dificuldades de deslocamento e distância entre pessoas. Ou seja, em tempos onde o trabalho remoto foi acelerado, essas barreiras impuseram-se com força.
Via de regra, a tecnologia é uma grande aliada para diminuir esse problema. Sendo assim, invista em importantes ferramentas de gestão.
E, na hora de fazer uma reunião online, certifique-se que você está fazendo uma webconferência que, de fato, seja aproveitável. Dessa forma, a comunicação flui mais facilmente, com redução de ruídos.
Um problema muito comum com os avanços recorrentes da internet: o excesso de informação. É sabido: as informações surgem diariamente aos montes, mas isso não significa que elas se transformem em conhecimento efetivo.
O mesmo vale para o mundo empresarial. Reuniões constantes e com falta de preparo, burocracias em excesso, treinamentos com pouca didática… Esses são alguns exemplos rotineiros que mostram a barreira da informação na comunicação empresarial.
Por isso é importante filtrar o que precisa ser dito e para quem precisa ser dito – de que adianta encher uma pessoa de informações que ela efetivamente não pode resolver? Isso vai mais confundi-la do que ajudá-la – ou ajudar a própria empresa.
Uma dia aqui é tentar racionalizar as informações antes de passá-las adiante. Além disso, no que tange treinamentos de equipe, a gamificação é uma ferramenta que ajuda a deixar novos aprendizados mais envolventes e divertidos.
Seja com o público interno da empresa, seja com os almejados clientes, a gente separou 12 dicas preciosas para melhorar a comunicação empresarial. Anote elas:
Os canais de comunicação servem para as empresas conversarem com seus clientes e, também, com seus colaboradores. Conheça os principais aqui!
Relações públicas: o que é e a importância para o marketing Ver artigoEnquanto muita gente tenta comprar tráfego e leads, existe um *atalho* interessante para ganhar reputação, visibilidade e vendas chamado conteúdo orgânico.
Web Analytics: acredite no poder do conteúdo orgânico Ver artigo
Comentários