Nem on nem offline: a comunicação precisa ser all line

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Você já sabe que o online é a chave dos negócios, mas lembre que o offline precisa estar alinhado. É por isso que a comunicação deve ser all line!

Comunicação all line: já se deparou com este conceito?

Trazemos uma reflexão para introduzir o assunto: você certamente realiza diariamente projetos online ou offline. Mas será que trabalha no all line?

Nesse sentido, há uma ideia bastante equivocada na mentalidade digital, de que, para ser contemporâneo, é preciso estar online. É claro que, se considerarmos que cada vez mais pessoas acessam o Google antes mesmo de cogitar ler o jornal matinal, essa afirmativa torna-se vital para os negócios. Porém, nem sempre o público que precisamos atingir tem o mesmo comportamento – ou até acesso à internet.

”São as personas e não você, estrategista, que define onde o conteúdo precisa estar.”

Com este texto, vamos mostrar para você tudo sobre comunicação all line: desde o seu conceito, passando pelas sua importância, até chegar na sua aplicação. Boa leitura!

O que significa comunicação all line?

All, ou tudo, em inglês, pressupõe onipresença. De fato é assim que a comunicação está nos nossos dias – com tendência de seguir nessa crescente. E, se antes tínhamos rádio, TV e jornal, hoje temos várias telas, dados acessíveis a qualquer pessoa e, cada vez mais, automações e wearables, como relógios e roupas, que nos permitem interagir com o mundo e as nossas tarefas.

Sendo assim, a comunicação all line é aquela que está atenta ao fato de que pode estar em qualquer lugar, na verdade. E, se pode aparecer tanto em veículos tradicionais quanto em mecanismos high tech, as marcas precisam espalhar as suas estratégias de Marketing para os mais variados contextos – é claro, sempre colocando o local de interesse da persona em primeiro lugar.

All line e omnichanel: qual a diferença?

Ser all line é diferente de ser omnichannel. Primeiro, porque não estamos falando especificamente de canais na expressão all line, mas de mentalidade.

No caso de omnichannel, estamos falando de canais e do seu uso para o marketing. Já ser all line implica entender que a realidade digital acontece no online e no offline, nas ferramentas, na cabeça e na vida das pessoas – ou seja, muito além do Marketing.

E,se omnichanel se refere à convergência de mídias, com foco no consumo, falar de comunicação all line é um passo antes da venda

Dessa forma, pensar em all line implica em alinhar a cultura das pessoas tanto dentro das organizações quanto fora, para construírem estruturas mais ágeis e que beneficiem a todos nas suas comunidades. Isso, claro, também se aplica às empresas.

Qual a importância da comunicação all line?

É fundamental entender que a persona está all line, em todos os cantos físicos e virtuais. E se a persona está all line, o Marketing e a Comunicação também precisam estar. Essa é a importância do all line: reconhecer a presença em múltiplos espaços e saber lidar com isso, garantindo mais reputação e credibilidade para as marcas.

Importante ressaltar que quanto mais all line for a mentalidade dos clientes, mais eles saberão utilizar os benefícios entregues por produtos, serviços e negócios. Da mesma maneira, também se tornarão mais críticos, permitindo que as empresas se desenvolvam rumo ao futuro com inovação e mais impacto social positivo.

Mas como trabalhar a comunicação all line?

Usar recursos online ou offline é uma questão de estratégia, que está diretamente relacionada com a persona que desejamos que busque a informação que disponibilizamos.

Precisamos atingir a atenção máxima para as mensagens que compartilhamos e, para isso, temos que atuar all line, ou em todos os pontos de contato onde as personas podem passar. Por isso, no Inbound PR, falamos tanto na importância de trabalhar de forma integrada as 4 mídias. Dessa forma, o Inbound PR acontece quando elas são combinadas e trabalham em sincronia.

Por isso, guarde estas dicas abaixo na hora que for trabalhar a comunicação all line:

1 – O poder do olho no olho

O impacto de olhar no olho, de fazer contatos produtivos ao vivo e de desvirtualizar relacionamentos são os princípios da amplificação digital. Foi com inspiração neles, por sua vez, que as redes sociais digitais se desenvolveram.  Portanto, lembramos: princípios jamais devem ser esquecidos!

Assim, o offline deve ser pensado tanto para atingir as personas no máximo de pontos de contato, quanto para atingir personas que ainda têm hábitos tradicionais que se reduziram, mas continuam vivos – como ouvir rádio e ver TV.

Ah, outro ponto de atenção: repare na quantidade de eventos, cursos e treinamentos offline que surgem diariamente no mundo. Perceba, também, o volume enorme de pessoas nos bares para o happy hour. Esses eventos e encontros podem até começar no online, mas é no offline que se consolidam ou escalam.

2 – Uma mídia não necessariamente substitui a outra

Assim como a TV não substituiu o rádio, mas transformou a sua programação, o online não substitui 100% o offline e, possivelmente, não foi criado para isso, mas para ser mais um meio. Hoje não há mais radionovelas, por exemplo, mas muita gente ainda busca música ou notícias no rádio para ir para o trabalho de manhã.

Então, leve isso em consideração na hora de pensar estratégias all line. É enganoso supervalorizar o meio online, como muitas empresas fazem. As mídias se complementam, e é interessante entender um pouco de cada – especialmente aquelas de relevância para seu público. 

3 – Anunciar é importante

O próprio Google investe em campanhas de TV super legais. Caso ainda não tenha visto, confira esta campanha sobre o Google Play.

https://www.youtube.com/watch?v=3MRvaqeQBCk&ab_channel=GoogleBrasil

4 – Mantenha a coerência no on e no off

Para fazer uma comunicação all line consistente é necesário manter a coerência no online e no offline.

Em outras palavras: se o on for bom e o off ruim, você terá ruídos de comunicação. Se o off for bom e o on for ruim, o seu visitante vai buscar uma outra empresa. Dessa maneira, o seu discurso precisa ser o mesmo e isso traz muitos pontos de reputação digital, inclusive.

Na comunicação all line a publicidade pode morrer?

O conceito de comunicação all line gera uma outra reflexão: será que a publicidade pode acabar?

A resposta é: não. Logicamente, o modelo de grandes e lucrativas agências, como vemos hoje, está passando por uma imensa transformação. Mas o reforço de marca que a publicidade proporciona não vai morrer nunca. Até porque ele corresponde a uma das mídias do all line, a mídia paga. E, para uma estratégia funcionar, precisamos de todas as 4, sincronizadas, lembra?

Por isso, antes de pensar no meio (on ou off), pense nos objetivos do negócio que a sua mensagem vai comunicar e conecte-a com o comportamento das suas personas. E nunca esqueça: O marketing e a comunicação precisam ir onde a persona está, e a persona está all line.

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