As vendas para a indústria diferem das vendas de produtos e serviços de consumo. Se você trabalha neste ramo, sabe que o processo de compra por parte de seus clientes envolve diferentes setores na tomada de decisão: a produção, o controle de qualidade, a engenharia de desenvolvimento e até a direção.
Mas como o marketing digital pode influenciar decisões e auxiliar a equipe de vendas a entregar a solução que as empresas realmente precisam, reduzindo assim o tempo e o custo de aquisição de um cliente?
Seus representantes comerciais precisam conhecer a fundo o processo de decisão de compra do seu cliente e torná-lo mais consultivo. Além disso, precisam conhecer profundamente com quem ele está conversando, ou seja, conhecer a persona dele.
O consultor de vendas Ronaldo Soares, especialista em vendas para a indústria, define que vender implica desenvolver 3 tipos de ações:
O comercial tem que passar a ser um Vendedor Consultor porque o processo de vendas e de comunicação com a persona mudou, assim como as necessidades do consumidor.
Lembre-se: mesmo que você venda para outra empresa, quem decide comprar ou não o seu produto são as pessoas. Nesse sentido, elas devem ser entendidas para que seja possível apresentar uma proposta de valor, de acordo com os interesses de consumo e de forma que a sua entrega agregue valor ao negócio do seu cliente.
Ao mudarmos o tradicional enfoque da venda que costuma ser “o que a minha empresa quer vender”, para “o que a minha persona quer consumir”, começamos a entrar no processo de construção de relacionamento. Ele é baseado em atender o que o cliente precisa e não o que você acha que tem que vender.
Você já deve ter observado que, antes de falar com o vendedor, o seu cliente já está informa, já fez a sua pesquisa no Google, buscando por referências e até mesmo fornecedores.
Se antigamente o vendedor tinha informação privilegiada do produto, hoje o cliente recorre à internet, websites, redes sociais, fóruns com depoimentos e reclamações para tomar uma decisão melhor embasada.
Por isso, o processo de vendas está mais perto do marketing e na mão do consumidor. É ele quem acaba por direcionar a compra através das indicações a que recorre, do boca a boca, na procura do que é sugerido pelo Google. Dessa maneira, não se esqueça: as páginas sugeridas em primeiro lugar pelo Google são aquelas onde o cliente vai querer comprar.
Antes de fazer uma proposta para seu potencial cliente, é muito importante conhecê-lo. Comece fazendo uma análise do mercado que ele está inserido, observe produtos, canais de distribuição e processos operacionais mais adequados ao seu negócio. Analise, também, quais os produtos e serviços o seu cliente vende.
Agora que você já o conhece, certifique-se de que você também conhece a fundo a sua empresa, o seu mercado e, principalmente seus concorrentes.
Uma sugestão é realizar a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades, ameaças (Matriz SWOT) e vantagens competitivas da sua empresa para identificar quais os potenciais clientes que você deve atingir. Essa etapa auxilia o seu entendimento sobre as características e demandas do mercado onde atua. Considere todas as variáveis que o rodeiam (política, econômica, social, tecnológica, etc.).
Ao estudar seus concorrentes, faça o mesmo exercício: avalie as estratégias, forças, fraquezas e padrões de reação deles. É neste ponto, por sua vez, que você pode identificar os segmentos e escolher o mercado alvo a atingir.
Para isso, busque informações sobre o presente e o que se estima para o futuro. Estabeleça objetivos, estratégias e metas claras. A compra é um processo.
Sabe como informar o consumidor que tem a solução para as suas necessidades? Como dizer-lhe que tem o produto que ele precisa? Isso tudo se atinge através da comunicação, desenvolvendo a mentalidade digital na sua empresa e depois passando à transformação.
Sendo assim, primeiro entenda como os seus clientes compram, quem toma a decisão, se alguém o influencia e quanto gastam em média em produtos e serviços semelhantes aos seus.
Nesse sentido, a transformação digital do seu negócio é fundamental para aumentar as vendas. Por isso, interaja com o seu segmento de compra e meça resultados. Comece por fazer um diagnóstico de reputação digital para desenvolver a presença da empresa na internet e fora dela, aproximando-se de potenciais clientes que desconhece.
Diagnosticar potenciais clientes é o primeiro passo para o sucesso em vendas.
Estruture, também, o funil de vendas da sua empresa, definindo e construindo as várias etapas (prospecção, qualificação, apresentação, maturação, negociação, fechamento e pós-venda).
A prospecção, por sua vez, é uma parte muito importante do processo de vendas. Por esse motivo, baseie-se em métodos e técnicas para procurar clientes com maior propensão para comprar na sua empresa. Assim, o investimento no digital e o desenvolvimento de uma estratégia digital são fundamentais para aumentar as vendas da sua empresa através do INBOUND PR, que é uma metodologia dedicada a alinhar objetivos de negócio com Relações Públicas, Marketing e Vendas.
Uma estratégia bem delineada de vendas e representantes comerciais treinados para serem verdadeiros consultores no processo de compra são fundamentais para o aumento das vendas na sua empresa.
É importante, portanto, que a equipe de vendas construa um relacionamento de proximidade com os clientes, auxiliando-os na descoberta de problemas e oferecendo soluções. Nesse sentido, estude o processo de decisão do cliente da sua empresa, lide com as objeções de forma consultiva, prestando apoio na tomada decisão e compreendendo as verdadeiras razões para as suas escolhas. Muitas vezes, perdemos uma conta e cliente e nem sabemos o porquê.
Cada um destes grupos de ações implica o desenvolvimento de técnicas e habilidades próprias. Por isso, organize a sua equipe para ingressar neste processo com um plano de marketing digital e vendas traçado. Os objetivos são:
Se você quiser entender melhor este processo e conhecer um caso real de sucesso de implantação do marketing digital na indústria, veja o trabalho que desenvolvemos para a Rijeza, premiado pela Resultados digitais, clicando aqui.
Estratégias de marketing partem de objetivos de negócio. Já táticas são desdobramentos das estratégias. Entenda a diferença e pare de jogar dinheiro fora!
Táticas e estratégias de marketing: confundi-las custa caro! Ver artigoFacebook Twitter LinkedIn Email Quando eu publiquei este artigo, fui surpreendida por algumas conversas muito legais. Muita gente fez aquela pergunta de 1 milhão de dólares: “o que eu faço para virar um consultor? Que caminho trilhar?” Esse tema é muito pertinente e está muito na minha cabeça porque a Otimifica está crescendo e estamos nos perguntando […]
As características de um consultor de marketing contemporâneo Ver artigo
Comentários