Canvas da Comunicação no marketing - Case prático

Desafios

Com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde tinha como desafio criar um plano de comunicação que deixasse a sua missão mais clara para os potenciais clientes.

Estratégia

Desenvolvemos um plano de comunicação ágil a partir do uso das ferramentas do Canvas da Comunicação orientado pelo estudo de arquétipos da marca.

Resultados

Uma plano de ação prático, alinhado com os objetivos estratégicos do CIS, de fácil execução pelas equipes envolvidas no projeto.

CIS / SESI

O Centro de Inovação em Fatores Psicossociais – CIS, do SESI, tem a nobre missão de desenvolver soluções inovadoras em saúde mental para as empresas. 

Os desafios:

Com uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde tinha como desafio criar um plano de comunicação que deixasse a sua missão mais clara para os potenciais clientes.

Falar de saúde mental é desafiador porque é um tema com muito senso comum e, muitas vezes, pouco entendimento real dos seus impactos. O CIS precisava de um planejamento de comunicação inovador para fugir do lugar comum. Foi pesquisando na internet por um modelo ágil – um canvas – que a Relações-Públicas do departamento encontrou na primeira posição do Google o Canvas da Comunicação.

Soluções Otimifica utilizadas:

Consultoria: Planejamento de Comunicação Ágil

Educação: Canvas da Comunicação

a estratégia:

Após diagnosticar a necessidade do CIS em detalhes montamos um plano de trabalho:

Entendimento dos stakeholders.

Definição de persona para o grupo de stakeholders prioritário.

Análise de mercado para entendimento de soluções similares

Criação do Canvas da Comunicação.

Análise dos Arquétipos do CIS para validar o trabalho desenvolvido.

Criação do Plano de Comunicação 2019.

resultados:

O Canvas da Comunicação propicia a inovação, afinal, soluções inovadoras passam por um processo de aprendizagem estruturado, com foco em desenvolver melhorias. A inovação torna-se mais eficaz quando fruto de uma criação coletiva, colaborativa e inteligente.

O resultado do trabalho foi um plano de comunicação ágil e com entendimento transversal dos objetivos por todos os profissionais do departamento, mesmo os não ligados diretamente a área de comunicação.

"A nossa expectativa, com a contratação da Otimifica, era ter o plano de comunicação do Centro de Inovação em Fatores Psicossociais, e de forma simples, jamais simplista, tivemos uma experiência inovadora. Um ponto a destacar, foi a construção coletiva, que ao mesmo tempo que envolveu a todos da equipe técnica, não sobrecarregou a ninguém, e de forma ágil, simples, criativa, leve e assertiva, tivemos a entrega desejada, e o melhor, factível, viável e mensurável."
Letícia Silveira
Gestora do CIS/SESI

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