Case Grupo A

Desafios

● Orientar a conexão dos processos de marketing digital e as equipes de marketing e vendas.

● Implantar o Inbound Marketing para a geração e qualificação de leads.

Estratégia

Gestão de marketing e comunicação: imersão na empresa para a construção de norteadores de marketing, (persona, jornada dos clientes conectada com os diferentes produtos e Canvas da Comunicação);

Tecnologia: análise de dados e arquitetura de informação dos diferentes sites com foco na redundância;

Vendas: mapeamento de oportunidades digitais para atração de potenciais clientes e monitoramento de indicadores.

Resultados de reputação digital

● Sincronização dos processos de marketing e vendas

● Unificação de funil

● Criação de plano de ação para a conexão da estratégia de Inbound Marketing com o Outbound

● Aumento da geração de contatos qualificados em 30% para o segmento Ed Tech em comparação ao ano anterior.

Quem é o Grupo A - Ed Tech?

O Grupo A reúne um grande portfólio de negócios voltados para o universo educacional, integrando conteúdo, tecnologias educacionais e consultorias, posicionando-se como uma fonte de soluções educacionais altamente personalizadas para instituições educacionais, empresas e seus públicos.

Associado a líderes internacionais de seus segmentos, bem como com soluções próprias, o Grupo A conta com cerca de 2.400 títulos ativos, 50.000 usuários de educação continuada de medicina à distância e mais de 5 milhões de estudantes utilizando suas plataformas.

Desafios

"Possuir metodologia para implementar e gerar vantagens do inbound e geração de leads."

A vertical de tecnologias para a educação do Grupo A necessitava de uma metodologia para implementar e gerar vantagens do inbound e geração de leads. O nosso entendimento da necessidade do cliente foi além disso: visualizamos uma empresa cheia de oportunidades de conexão entre marketing e vendas, com grande visibilidade no mercado para um dos seus verticais, mas com falta de sincronização entre as suas demais áreas, tratadas de forma individualizada.

Estratégia

Solução da Otimifica utilizada:

Geramos um diagnóstico da empresa com o Otimindex:

A seguir, realizamos reuniões com as equipes de marketing e vendas para entender o funcionamento das diversas linhas de negócio e possibilidades de sinergia para aumentar a visibilidade e a reputação digital.

Seguimos as etapas implantação da nossa metodologia INBOUNDPR, focadas na conexão de marketing e vendas:

1. Intro:

Realizamos pesquisas de mercado digital para entender os pontos fortes e fracos do Grupo A no digital para então começar a construir em conjunto com a equipe um plano de ação.

2. Set Up:

Revisamos todos os ativos digitais das linhas de negócio da vertical de tecnologias de educação, fizemos um diagnóstico aprofundado de cada site e identificamos os pontos de melhoria. Corrigimos problemas técnicos que impactavam a arquitetura da informação como, por exemplo, a criação de subdomínios dentro da arquitetura do site grupoa.com.br redirecionados para domínios existentes. Orientamos a proteção de arquivos para download (PDF) com landing pages.

3. Execução:

Revisamos as personas, a jornada de experiência, mapeando tarefas da persona, dúvidas que surgem ao longo do caminho e possíveis conteúdos para trabalhar nas diversas mídias e, por fim, fizemos o Canvas da Comunicação, que trouxe insights para a entrega final e também para o dia a dia do marketing.

4. Follow Up:

Entre os encontros, o Grupo A tinha pesquisas a fazer com equipes internas para validar o que levantamos nas reuniões, tarefas ligadas a atividades que surgiram nos encontros e ainda durante o processo de consultoria começaram a fazer mudanças na estrutura digital para acelerar os impactos do trabalho realizado com a Otimifica. Por fim, geramos um plano operacional com tarefas para a realização pela equipe, já organizada com responsáveis e prazos sugeridos.

Resultados

Identificamos mais de 300 mil possibilidades de geração de leads!

Todas essas possibilidades estão sendo aos poucos otimizadas nos sites do Grupo.

Auxiliamos na implantação de uma mentalidade sincronizada de processos de marketing e vendas, impactando os processos da vertical de tecnologia para a educação.

Criamos um roadmap de ações a serem desenvolvidas pelas equipes de marketing e vendas para implantar a metodologia Inbound Marketing, assim como caminhos para otimizar os esforços e investimentos.

A visão do cliente

"O trabalho com a Otimifica mudou completamente o mindset do marketing, que hoje é sincronizado com vendas. Ela era medido sob demanda. Agora temos um processo claro de marketing e de conexão com vendas."
Bruno Franzmann
Gerente Comercial
"A grande virada do trabalho da Otimifica foi a forma como conduziu a construção da jornada. Desenhamos todos juntos a nossa persona, desde quando eram os primeiros desafios, a sequência de ações e onde o Grupo A ajudava."
Ana Carolina Neujahr
Coordenadora de Marketing
"Eu trabalho com inbound marketing há algum tempo e vejo 3 entregáveis principais no trabalho da Otimifica:

Mentalidade digital, mudou a cabeça de todo mundo. Graças à Otimifica o marketing hoje é visto de forma sincronizada. Foi o entregável mais valioso.

Uma visão clara da nossa infraestrutura de TI. A gente não via o site como um ativo, não tinha uma visão de martech (marketing + tecnologia) na empresa, eram vistas como áreas diferentes.

Planilha de próximos passos. Essa tabela virou o meu dia a dia aqui no Grupo A."
Giovani Arceno
Analista de Planejamento Comercial

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