Cases - Otimifica INBOUNDPR

Desafios

Trazer informação baseada em ciência para esclarecer à população acerca de assuntos relacionados à biotecnologia, em especial temas como transgênicos.

Estratégia

Mapear as personas que buscam por assuntos relacionados à biotecnologia no Google e produzir conteúdos de qualidade para serem facilmente localizados pelos mecanismos de busca.

Resultados

Um crescimento de 171,14% no número de usuários ano sobre ano

Conselho de informações sobre biotecnologia - CIB

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia – CIB – é uma organização não-governamental. Composta por cientistas, se dedica a levar conhecimento para que as pessoas possam desenvolver a própria opinião sobre biotecnologia – em especial sobre os transgênicos, a partir de bases científicas e confiáveis.

Os desafios:

Assim como qualquer área da ciência, a Biotecnologia  trata de temas inovadores e sensíveis à compreensão das pessoas.

O principal exemplo é o assunto transgênicos. Você sabia que os transgênicos são muito importantes na produção de medicamentos e alimentos?

Muitas pessoas não sabem a verdade sobre os transgênicos, e isso gera uma reputação carregada de estereótipos. Os resultados apresentados no Google, até então, não traziam uma fonte que fosse referência e imparcial sobre o assunto.

Por isso, desenvolvemos, junto com o CIB, um caminho para entregar conteúdo confiável e de alta qualidade para a população.

Soluções Otimifica utilizadas:

Consultoria: Reputação Digital - PR 4.0

Assessoria: SEO

A estratégia:

O primeiro passo foi entender com precisão o objetivo e o trabalho do CIB. Mergulhamos no negócio do CIB; afinal, Biotecnologia era um assunto novo na Otimifica. Esse processo exigiu empatia e muito estudo.

Depois, identificamos a persona e construímos a sua jornada.

A persona é uma representação fictícia do público que a empresa deseja atingir. A construção da persona é feita com base em dados verídicos sobre comportamento, motivações, dores e desafios.

Construímos pilares de conteúdo e definimos os termos estratégicos a serem trabalhados para atingir um maior nível de maturidade digital.

Pilar de conteúdo é uma tática do marketing digital em que se define um assunto principal e se desenvolve a mais completa informação sobre o tema na internet. A partir do pilar, são produzidos conteúdos com palavras-chave que se conectem umas às outras. O Pilar é desenvolvido com base nas melhores práticas do Google, de forma que este conteúdo ocupe as primeiras posições de busca.

Implantamos o processo de Acompanhamento de Desempenho de SEO.

Monitorar o desempenho de SEO é imprescindível para resultados assertivos. Desenvolvemos uma rotina de monitoramento das páginas pilares e auxiliares, utilizando dados e automação. Dessa maneira estávamos sempre à frente para evitar quedas de performance dos conteúdos.

resultados:

Atingimos a posição zero ou Featured Snippet, que são respostas que aparecem em um box quando você digita um termo no motor de busca. Os conteúdos destacados são escolhidos pelo próprio buscador, que considera a melhor resposta para a dúvida pesquisada.

Todo o negócio possui picos de interesse ao longo do ano, certo? Quem trabalha com varejo percebe de forma mais acentuada isso. Com Biotecnologia não é diferente. Nem toda queda de tráfego é erro ou problema. Assuntos possuem picos de interesse no Google também. É importante você entender sempre qual é a do seu negócio.

Construir reputação digital através do uso de técnicas de SEO é desafiador. Mais do que conhecimento técnico sobre as boas práticas do Google, é preciso um profundo entendimento das pessoas, do negócio e o impacto que a mensagem terá em seu contexto.

A responsabilidade de construir reputação digital foi absorvida pela equipe do CIB, que sempre planejou e operou junto com a Otimifica. Não seria possível alcançar os resultados sem a compreensão da equipe, do esforço e da mudança de mindset para a cultura digital.

"O trabalho da Otimifica fez toda a diferença para os resultados do CIB. Com a dedicação do time, ranqueamos nas primeiras posições do Google com temáticas técnicas e polêmicas. Além disso, com o treinamento junto à equipe, a nossa forma de produzir conteúdo mudou. Estamos muito mais conectados à jornada dos nossos usuários."
Adriana Brondani
Diretora Executiva do CIB

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Ficou interessado e quer entender como a Otimifica pode gerar resultados para o seu negócio?

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