O blog post é uma das estratégias mais “simples” e rentáveis do marketing digital. Especialmente para empresas de pequenos e médios portes, pode ser um passo importante para conseguir novas oportunidades de negócios e crescer no mercado de atuação.
Normalmente, essa tática é barata, tendo custos apenas para um redator para a pesquisa de palavras-chave e criar os conteúdos que serão postados.
Assim, aliar bons conteúdos no blog post com estratégias bem desenvolvidas de SEO, essa tática pode definir os futuros e atingir várias metas traçadas em um planejamento de marketing.
Portanto, confira os principais pontos do blog post, entenda sua importância e algumas dicas para escrever.
O blog post é uma ferramenta utilizada no marketing digital que pode trazer uma série de benefícios para qualquer empresa.
Um dos maiores potenciais do blog post é que ele contribui para que a empresa ganhe reputação digital. Além disso, ajuda a colocar a marca no topo dos mecanismos de busca, gerando mais leads e vendas.
No entanto, apesar de ser uma estratégia relativamente “simples”, é necessário, além de planejamento, que os conteúdos sejam de qualidade. Assim, as pessoas vão conseguir encontrar os textos nas páginas de busca do Google.
Por fim, o blog post é uma das estratégias mais importantes do inbound marketing, sendo uma das ferramentas utilizadas para atrair novas conversões.
Um dos fatores mais importantes do blog post é o seu baixo custo. Dessa forma, ele pode ser parte estratégica de qualquer empresa, sem importar o porte dela.
Algumas plataformas, como o WordPress, são gratuitas e intuitivas, ajudando a colocar o blog em prática. Assim, o único gasto, caso a própria empresa não produza os conteúdos, será com pessoas para escrever o que será publicado.
Além disso, o blog post é importante pois com ele é possível estabelecer uma relação com a persona, a aproximando do negócio da marca sem a necessidade de anúncios.
Por fim, com o blog post a empresa pode divulgar novos produtos ou serviços, tendências do mercado e se tornar uma autoridade no assunto em que atua.
Blog post e SEO estão intrinsecamente conectados, já que um ajuda a fazer o outro funcionar e acelerar os resultados para a empresa.
Assim o SEO, Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca), é um conjunto de técnicas e estratégias visando colocar o conteúdo no topo dos buscadores do Google.
No entanto, vale destacar que o SEO não se trata apenas de definir as palavras-chave, e sim ter um conteúdo de qualidade e que responda às necessidades da persona também é importante.
Além disso, é crucial manter os conteúdos sempre atualizados e otimizados, ter títulos claros e objetivos, utilizar links internos e externos, entre outras estratégias.
Por fim, o SEO é o que vai permitir que um conteúdo de qualidade seja visto por todos os possíveis clientes da empresa.
Como mencionado anteriormente, o blog post é uma parte muito importante de qualquer estratégia de marketing digital.
Assim, se a tática for bem realizada, ele traz uma série de benefícios para a marca, podendo destacar um produto ou serviço da empresa para a persona.
Além disso, é possível tratar de temas relacionados ao mercado de atuação, explicando alguns assuntos e ganhando autoridade em relação aos concorrentes.
Por fim, o blog é importante para informar o público das principais soluções que a marca oferece, e qual se encaixa melhor nas dores da persona.
Agora, confira outros benefícios do blog post:
Apesar de ter uma série de benefícios, os conteúdos de um blog post, como qualquer estratégia de marketing, precisam ser planejados.
Não apenas as palavras-chave, mas os temas e como eles serão desenvolvidos a abordados precisam ser pensados e analisados com antecedência.
Portanto, separamos algumas dicas importantes para o momento de escolher a temática para o seu blog post. Confira:
O público-alvo já é um passo importante para definir os passos de um blog post. No entanto, definir a persona, um cliente ideal usando dados e pesquisas mais aprofundadas, vai direcionar ainda mais as estratégias de marketing.
No caso de um negócio já em andamento, o ideal é fazer pesquisas com os clientes e entender as suas principais preferências para conteúdos.
Depois de definir a persona da marca, é o momento de entender quais as suas dores e preferências, adaptando as temáticas do blog post para o desejo da persona.
Além disso, é importante que não só o conteúdo, mas também a linguagem da empresa, estejam alinhados com a persona.
Para este processo, uma ferramenta, como o Google Trends, pode ajudar a entender o que as personas estão pesquisando.
Entendendo as dores da persona, é o momento de definir quais palavras-chave vão ajudar a resolver os problemas dos possíveis clientes.
Para isso, além de analisar as redes sociais, comentários em posts e a concorrência, existem algumas ferramentas, como o Keyword Planner, que ajudam a planejar os termos que serão utilizados.
A palavra-chave é apenas uma etapa das estratégias de SEO. Por conta disso, é importante utilizar ferramentas que vão ajudar a marca a aparecer nos primeiros lugares nos mecanismos de busca do Google.
Algumas ferramentas são: Google Search Console; Google Analytics, AHRefs, entre outras.
Óbvio que produzir um número grande de conteúdos é importante, mas antes disso, o mais importante é que ele seja de qualidade.
Assim, priorize temas que respondam às dores da persona, podendo atrair tráfego orgânico e vendas.
Para que o blog post consiga chegar nos primeiros lugares dos mecanismos de busca do Google, é crucial seguir alguns processos.
Dessa forma, o Google vai entender o seu conteúdo como algo relevante e que responda às perguntas do usuário.
Confira alguns processos importantes:
O blog post pode seguir algumas estruturas para conseguirem render mais, tanto nos mecanismos de busca, quanto em tráfego e vendas.
Confira algumas dicas para ter um conteúdo otimizado em seu blog:
O site precisa ser desenvolvido por um profissional qualificado, que construa-o com uma estrutura de qualidade e segurança, além de atrativa aos olhos do visitante.
Segundo o site Yoast, especializado em SEO on e off the page, os quatro fatores abaixo são essenciais para a construir uma boa estratégia de SEO para o seu site:
Não é apenas o visitante do seu site que lê os conteúdos que você anda produzindo – o Google também está lendo tudo. Um texto bem escrito e com parágrafos estruturados também ajuda a otimizar o seu site. Pense na estrutura do seu artigo:
Introdução, contextualizando o leitor sobre o tema que será desenvolvido ao longo da leitura. Corpo do texto, que conterá o desenvolvimento da sua ideia e da mensagem que deseja passar. Conclusão, que deverá resumir as ideias mais importantes do seu texto ou sugerir uma nova ideia.
O conteúdo que você desenvolver deve ser algo que as pessoas querem ler e vão gostar de consumir. Melhor ainda quando você consegue entregar esse conteúdo de uma forma original, só sua, diferente dos demais disponíveis na internet.
É bastante provável que já existam conteúdos na internet sobre o tema que você vai desenvolver em seus artigos. Mas manter a originalidade dos seus textos, a autoria, é essencial para uma estratégia de SEO – aliás, é o primeiro pilar para otimização de conteúdos.
Seu artigo deve ser fácil de ler. Esse é outro fator essencial para SEO, pois é importante para que a sua audiência compreenda a mensagem que você deseja passar. Depois de produzir um conteúdo original, revise o texto e faça ajustes na estrutura para facilitar a leitura – parágrafos estruturados, não muito extensos, boa escrita e ideias claras definem um bom artigo.
SEO deve ser uma estratégia de longo prazo, e exige dedicação. Comece com a produção de conteúdo próprio, de qualidade e que interesse o seu público, pois essa é a parte mais importante.
Uma boa prática de SEO é a utilização de links internos (aqueles que apontam de uma página do seu site) e externos (aqueles que apontam para páginas de terceiros). No caso dos internos, sua utilidade é conduzir os usuários para outros conteúdos da marca.
Além de gerar tráfego para o site, a importância é fazer com que os visitantes entendam os produtos ou serviços e complementam outras informações.
No entanto, é crucial utilizar links que sejam relacionados com o assunto e que não contenham nenhum tipo de erro. Links ruins são mais interpretados pelo Google, não colocando o conteúdo no topo dos mecanismos de busca.
Enquanto isso, os links externos são cruciais para otimizar o blog post, criando credibilidade para sua marca e criando possíveis parcerias para a empresa.
Ter um bom título é uma etapa crucial para ter um conteúdo atrativo. No entanto, é preciso ter cuidado. Além dele ser atrativo, ele não pode ser muito grande e ultrapassar os limites de caracteres do Google.
O título (H1) deve conter informações do que será apresentado no texto de forma direta e resumida.
Além disso, é importante dividir o texto em subtítulos (H2, H3, H4…), processo que auxilia na leitura do conteúdo e no SEO.
Por fim, a URL não deve conter símbolos que possam parecer estranhos para o escaneamento do Google. Assim, ele deve conter apenas letras, de preferência, com a palavra-chave do conteúdo.
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