Automação de e-mail marketing: tudo o que você precisa saber

Usar a automação de e-mail marketing para chamar a atenção dos clientes  é uma das táticas de negócios que apresentam os melhores resultados. Todavia, ainda que boa parte dessas mensagens nunca seja lida, ainda vale a pena investir nessa forma de comunicação.

Mesmo após tantos anos, alguns administradores questionam a eficácia do e-mail marketing. O medo é injustificável. Nesse sentido, boa parte dos profissionais do mercado apontam o envio desse tipo de mensagem como crucial para o faturamento de suas companhias. Ao que tudo indica, a importância do e-mail marketing apenas cresce. Há razões para isso ocorrer.

O público mais jovem prefere o contato com uma empresa por meio dos canais digitais. Além disso, com a popularização dos smartphones, as pessoas verificam a conta de e-mail com muito mais frequência do que se usassem apenas os computadores pessoais.

Portanto, que o email marketing é efetivo, ninguém ousa dizer o contrário. Ainda mais hoje, quando a automação dele oferece novos benefícios para os negócios.

O que é automação de e-mail marketing?

A automação de e-mail marketing, como o nome diz, é método automático para envio de e-mails, conforme o planejamento definido por um empreendimento.

Mesmo que a premissa seja simples, a automação exibe várias possibilidades. Dessa forma, é muito mais do que enviar um conteúdo em horário predeterminado. Com ela, uma empresa pode definir o público-alvo, personalizar o conteúdo e alinhar os envios acordo com as estratégias dela.

Há quem pense, ainda, que automação de e-mail marketing significa mandar mensagens automáticas após o cliente confirmar uma compra, por exemplo. Essa é apenas a configuração mais básica ao se usar a ferramenta. Afinal, nesses casos, o engajamento das pessoas inexiste.

O grande benefício da automação de e-mail marketing é a oportunidade que cada negócio tem para otimizar o envio desse conteúdo. Assim, elas podem criar uma programação sob medida para os seus consumidores.

 

Vantagens da automação de e-mail marketing

A automação de e-mail marketing possibilita que as empresas possam se conectar melhor com os clientes, além de ganharem mais tempo e eficiência para trabalhar em diferentes projetos.

Abaixo, em destaque, estão algumas dessas vantagens.

 

A automação de e-mail marketing faz as empresas alcançarem mais clientes

Mesmo para um pequeno negócio, enviar um e-mail marketing de forma manual pode ser bem trabalhoso. É um processo demorado, e requer a dedicação exclusiva de um funcionário.

Caso a empresa aumente de tamanho, o custo dessa operação é inviável. Somente os motivos citados já seriam suficientes para qualquer empreendimento fazer a automação de e-mail marketing. Por outro lado, há argumentos ainda mais sólidos para implementar essa tecnologia.

Sendo assim, uma empresa de fones de ouvido, por exemplo, pode solicitar que os leads cadastrem um e-mail, para assim receberem a informação sobre a chegada do novo lote de um produto. Com a automação de e-mail marketing, todo esse trabalho se torna menos complicado.

Ainda mais se houver a integração com um software de CRM. Desta forma, assim que o item estiver disponível, o sistema pode disparar um e-mail para toda essa base de clientes. Sem a necessidade de um trabalho manual ou de colaboradores extras.

 

A automação de e-mail marketing é sinônimo de personalização

Em diversas empresas áreas, os comissários são treinados para se dirigir aos passageiros da primeira classe pelo nome próprio. Afinal, é muito mais exclusivo ser reconhecido como “Sr.Paulo” ou “Sra. Juliana” do que ser chamado apenas por “você”.

Receber um e-mail marketing está distante da experiência proporcionada por um voo na primeira classe. Ainda assim, isso mostra como a personalização é um fator decisivo para encantar os clientes. Com a automação, é fácil e rápido mandar um conteúdo com o primeiro nome do cliente. Pode parecer pouco, mas faz muita diferença na percepção que as pessoas têm de uma empresa.

Outra estratégia comum de personalização é mandar e-mails para os clientes em datas especiais, como aniversários. Para as empresas de e-commerce, uma boa dica é encaminhar e-mails de maneira automática, sempre que um consumidor colocar um produto no carrinho e, em seguida, desistir da compra.

Por último, outra tática interessante é programar o envio de e-mails para os clientes que estão sem realizar compras nos últimos seis meses, por exemplo.

 

A automação de e-mail marketing gera economia

O ano de 2020 apresenta-se como um dos períodos mais recessivos do século XXI. A inesperada pandemia causada pelo novo coronavírus pegou as economias dos países, e, por consequência, das corporações, de surpresa. A única saída para as empresas, desde então, é economizar.

Dessa forma, a automação de e-mail marketing é uma solução ágil e sob medida para um cenário como esse. Em vez de gastar muito dinheiro com atendentes de um call center, em busca de novos clientes, uma companhia pode, com o apoio de um CRM, mandar um e-mail para leads de alta qualidade, que já tenham algum tipo de relação com a empresa.

Sem dúvida, é um recurso mais econômico, e com retorno de investimento bem maior. Além disso, a automação de e-mail marketing permite que os gestores tenham acesso a dados muito relevantes sobre o perfil dos consumidores.

Ao conhecer eles a fundo, aumentam as chances de uma empresa satisfazê-los. E, quanto melhor a experiência deles, sem dúvida, maiores serão os lucros.

 

Por Pedro Capistrano Ribeiro

Redator e UX Writer apaixonado pelo marketing, design e por ouvir boas histórias.

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