Como um analista de Marketing Digital faz minha empresa crescer?

Tempo de leitura: 8 minutos

Quem não percebe a potência de um analista de Marketing Digital está por fora – sim, estamos sendo diretos aqui, mas é verdade. Não há como negar: a internet nos desafia todos os dias com novidades e, ao mesmo tempo, marcas nascem todos os dias. Então, como fazer com que uma empresa ganhe destaque em frente às demais?

É aqui que o trabalho de um bom analista de Marketing Digital faz toda a diferença. Seus conhecimentos teóricos e em ferramentas, alinhados ao característico perfil inquieto, são geradores de muitas ideias valiosas para as empresas. Na hora da expansão de negócios, esses profissionais auxiliam – e muito! – na conquista de metas.

Quer saber mais sobre o que é um analista de Marketing Digital, qual a sua importância e como contratá-lo para o departamento de Marketing da sua empresa? Então, é só seguir a leitura!

O que é um analista de Marketing Digital?

Um analista de Marketing Digital é o profissional responsável pelas estratégias de Marketing de uma empresa, bem como o seu devido acompanhamento. E, além disso, também é sua atribuição apresentar análises dos esforços desempenhados para gerar resultados. Com tais estudos, por exemplo, é possível acompanhar quais táticas e ações estão dando certo e quais precisam de melhorias.

O principal objetivo da pessoa analista de Marketing Digital é fazer com que a sua empresa – ou o seu cliente – gere mais demanda para a empresa, como leads qualificados, e ganhe mais reputação no all line. Assim, além de conquistar uma base de fãs maior e apresentar credibilidade frente ao mercado, também contribui para aumentar os fechamentos de vendas.

E como o “marketeiro” ganha seu título, afinal? 

De forma geral, a pessoa que trabalha com Marketing Digital é graduada em Marketing ou, então, em segmentos da Comunicação, como Publicidade, Jornalismo ou Relações Públicas. Mas, no final das contas, o que realmente importa é que o analista de Marketing Digital mantenha-se estudando. Isso porque o segmento vive em constante transformação e, assim, o profissional precisa seguir atualizado.

Qual a importância do analista de Marketing Digital para as empresas?

Qual a empresa que não quer crescer? Ou, então, ganhar mais reputação digital? Quem sabe, se destacar frente à concorrência, trazendo ideias inovadoras ao mercado? 

Bom, o analista de Marketing Digital ajuda em todas essas questões – explicamos como.

O profissional da área sabe interagir com números – ou seja, as métricas do negócio. A partir deles, possuem assertividade na hora de sugerir ações que, muito possivelmente, irão gerar resultados positivos. Em outras palavras: o Marketing Digital tem extrema importância no planejamento estratégico de marca.

Portanto, vale ressaltar: quanto mais analistas na sua equipe de Marketing, melhor! Assim, há mais possibilidades de trazer sugestões criativas para as mais diversas áreas que atingem o Marketing, como site, mídias sociais, e-mail marketing, design e muito mais. E claro, é muito importante que a equipe de analistas de Marketing conte com uma ótima CMO para liderar os processos do time.

O que faz o analista de Marketing Digital?

Analista de Marketing - Funções

O analista de Marketing Digital trabalha com o conjunto de processos de Marketing de uma empresa – desde a criação de estratégias, passando pelo monitoramento constante de métricas e chegando na apresentação de relatórios para a equipe. E quando falamos em “processos”, eles podem tomar diversas formas, seja no meio online ou offline. 

Por exemplo, o analista de Marketing pode tanto se envolver na criação de um site como, também, em criações de eventos da empresa. Seja qual for a ação, seu foco sempre será garantir resultados por meio do estudo de dados e da concorrência. Além disso, o profissional contribui para que a marca mantenha uma comunicação coerente com o seu propósito e sua persona.

Que o analista de Marketing Digital auxilia no planejamento estratégico das empresas nós já sabemos. Por isso, é importante retomar um ponto: apesar de poder realizar diversas funções, é preciso que a empresa tenha clareza da sua intenção com a contratação de um analista de Marketing. Isso porque há aqueles especialistas em produção de conteúdo, ou e-mail marketing, ou mídias sociais…

Então, pense bem nos objetivos da sua empresa! E, para saber mais sobre a vasta gama de funções e habilidades que um analista de Marketing Digital pode ter, é só conferir a nossa lista:

1. Definição da persona

Definir a persona de uma marca é um dos pontos de partida para quem trabalha com Marketing Digital. Esse artifício, que se baseia no conceito de arquétipos do psicanalista Carl Gustav Jung, é uma forma poderosa de exercer empatia com os clientes de uma marca. E, se essa conexão existe, a comunicação torna-se muito mais adequada.

Mas, o que seria uma persona? 

Antes de tudo, é importante afastar aquela ideia de público-alvo, que geralmente é mais lembrada pelas empresas. Por exemplo, traçar um perfil com base em gênero, faixa etária, poder aquisitivo… Essa definição é muito generalista, o total oposto da persona.

A persona, então, define-se pela criação do cliente ideal de uma marca. É, realmente, como se fosse criada uma pessoa do zero, pois toda persona tem um nome, história de vida, características psicológicas específicas, entre outros.

E como isso é feito? Bom, com estudos aprofundados dos clientes reais da empresa. Essa tarefa, inclusive, é feita em conjunto com a equipe de Vendas, afinal são eles que estão em contato direto com os clientes. 

Com a persona definida, imagina quais são os seus desejos, seus medos e seus questionamentos. E, com isso em mãos, pode-se construir uma estratégia de comunicação mais assertiva, que leve o conteúdo que realmente impacta a vida da persona.

2. Estudo do mercado e da concorrência

O analista de Marketing é, por natureza, uma pessoa analítica – e aqui entram os estudos tanto do mercado quanto da concorrência. Nesse sentido, ficar de olhos abertos para o que acontece no exterior é uma ótima maneira de gerar ideias para atingir mais resultados.

Estudar o mercado é fundamental para manter-se atualizado – quais são as tendências no Marketing? O que é preciso fazer para não ficar de fora, com uma Comunicação atrasada? O que os consumidores estão pedindo por aí?

Já a análise da concorrência serve tanto para buscar inspiração quanto para encontrar oportunidades. Por exemplo, se o analista identifica algo positivo na concorrência, pode sugerir uma ação similar. Ou, então, se percebe que a concorrência está falhando em algum ponto com seus clientes, o profissional de marketing pode achar meios de suprir tal insatisfação com seus produtos ou serviços.

3. Criação de estratégias de Marketing

Os estudos realizados pelo analista de Marketing Digital reverberam em estratégias assertivas, que contribuem para a Comunicação da marca e para a sua conquista de clientes. Mas aqui precisamos lembrar: são infinitas as possibilidades de estratégias neste segmento.

Portanto, voltamos à importância das personas. Ao entender quem elas são, também compreendemos onde estão, quais são seus interesses e quais os melhores lugares e assuntos para atrair a sua atenção. 

A partir desse entendimento, podemos fazer a escolha da(s) estratégia(s) mais adequada(s). Será que a persona mexe muito no Instagram? Ou, então, prefere usar o Google para tirar suas dúvidas? Quem sabe ela confia em conteúdos recebidos pelo e-mail marketing… ou, então, seja mais suscetível a postagens patrocinadas? 

Percebe os vários caminhos que podem ser percorridos no almejo dos objetivos da empresa? Esse é mais um dos fatores que ressaltar a importância do analista de Marketing Digital!

4. Acompanhamento de métricas

Um analista de Marketing Digital sente-se perdido sem seu constante acompanhamento e mensuração de métricas. Isso porque boa parte das suas ideias para atingir resultados vem daí.

Portanto, além de saber utilizar ferramentas como o Google Analytics, o analista de Marketing Digital precisa saber dialogar com os dados. Isso porque os números que aparecem em seus relatórios de nada servem se não podem ser interpretados. E é a partir desta interpretação que surgem medidas para solucionar erros ou para alcançar resultados de negócios mais impactantes.

9 vantagens de contratar um analista de Marketing Digital

O setor de Marketing, assim como o de Finanças, Comercial, Operações, entre outros, promove o crescimento de uma empresa. Quando os esforços são combinados e existe uma troca efetiva de conhecimentos, a rotina de trabalho torna-se muito mais fluida e orgânica. 

Porém, quais as vantagens que só um analista de Marketing Digital (de preferência, vários analistas!) pode trazer ao seu negócio? Confira abaixo!

  1. Mais assertividade na tomada de decisão
  2. Mensuração e acompanhamento de métricas e indicadores (KPI’s)
  3. Diferencial competitivo no mercado
  4. Geração de vendas para setor comercial
  5. Construção de patrimônio digital
  6. Ganho de credibilidade e autoridade no segmento de negócio
  7. Compreensão do cliente ideal da marca, projetado na figura da persona
  8. Atração de novos clientes e fidelização dos antigos 
  9. Olhar inovador para os negócios

Como contratar um analista de Marketing Digital?

É sabido: qualquer contratação precisa de um processo prévio para entender o perfil exato que se deseja para a empresa. Isso não seria diferente na hora de contratar um analista de Marketing Digital, né?

Falando especificamente sobre o Marketing Digital, é preciso ter cuidado na hora de anunciar uma vaga. Isso porque é muito comum encontrar “especialistas” de Marketing por aí. Ou, então, pessoas que aparentemente sabem tudo sobre redes sociais apenas pelo fato de possuírem muitos seguidores – já falamos sobre métricas de vaidade, inclusive, neste post aqui.

Sendo assim, na hora de contratar um analista de Marketing Digital, atente-se ao seu currículo. A pessoa possui formação em Marketing ou Comunicação? Realizou cursos específicos dentro dos segmentos? Qual é a sua experiência em outros lugares – tem um perfil mais júnior ou sênior?

Essa última dúvida, inclusive, relaciona-se muito com a intenção da vaga para sua empresa. Por exemplo, se você já possui um setor de Marketing estruturado, talvez um perfil júnior possa vir a calhar. Todavia, se você está implementando a área, é mais recomendado investir em um analista sênior. Ou, então, contratar os serviços de consultorias e agências especializadas.

Outro ponto de atenção é a experiência da pessoa candidata com ferramentas de Marketing. Como mencionamos anteriormente, quem trabalha com a área precisa saber lidar com diferentes ferramentas, desde as que mostram diversos dados para acompanhamento até aquelas que programam e-mails, etc. 

E, por fim, não esqueça: de nada adianta um ótimo currículo se a personalidade da pessoa não se encaixa com a cultura organizacional da sua empresa. Então, invista em quem realmente você quer manter na equipe a longo prazo!

Social Media e analista de Marketing Digital é a mesma coisa?

Com a ascensão das redes sociais, muitas empresas passaram a buscar pelo profissional de Social Media. Ou seja, aquele que é responsável pelas publicações em diversas mídias sociais, bem como a realização do monitoramento de tais posts, relatórios periódicos, entre outros.

E é comum encontrar uma dúvida na internet: o Social Media é a mesma coisa que o analista de Marketing Digital? Bem, não exatamente. Explicamos:

O Marketing Digital é uma grande área, como se fosse um guarda-chuva. Embaixo deste guarda-chuva há diversos setores que, em conjunto, dão forma à totalidade do Marketing. Exemplos dessas partes são as postagens em blogs, o envio de E-mail Marketing, o uso de anúncios pagos no Google e… as redes sociais!

Leia também: Plano de Marketing Digital: as 4 mídias do InboundPR 

Sendo assim, há diversos perfis de analistas de Marketing Digital e, alguns deles, especializam-se ao longo de suas carreiras na área de Social Media. Por isso destacamos a importância de manter uma equipe de Marketing com diversos perfis: para que, assim, haja mais potencialidades na hora de sugerir e monitorar novas ações.

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