Não basta ter a ideia – é preciso estruturá-la de forma adequada para ter sucesso ao produzir conteúdo de qualidade. Já falei por aqui que, quando falamos de SEO na produção de conteúdo, a base de um é o outro – seu conteúdo pode ser o mais lindo e interessante, mas só vai chegar até os ouvidos – ou telas – de quem precisa se acompanhado de uma estratégia de otimização.
Em formato de dicas, abaixo seguem 5 etapas-chave para produzir um conteúdo bem otimizado para o seu negócio. 🙂
O seu site é o espaço virtual do seu negócio na internet, a sua casa própria na web, que irá guardar todo o conteúdo lindo produzido por você. Ele precisa ser desenvolvido por um profissional qualificado, que construa-o com uma estrutura de qualidade e segurança, além de atrativa aos olhos do visitante.
Pesquisas mostram que um site visualmente atraente, com layout intuitivo e conteúdo de alta qualidade, postados com regularidade, receberá um melhor ranquemento na busca orgânica do Google.
Segundo o site Yoast, especializado em SEO on e off the page – vamos falar sobre em um próximo texto aqui no blog – os quatro fatores abaixo são essenciais para a construir uma boa estratégia de SEO para o seu site:
Desenvolver artigos e materiais com conteúdo de qualidade é super importante, mas de que adianta se o que você vem produzindo não é o que a sua audiência quer consumir, não é mesmo?
É exatamente esse o papel da pesquisa de palavras-chave, assim é possível acompanhar os termos mais utilizados pelas pessoas sobre determinados assuntos nas ferramentas de pesquisa, como o Google.
Neste texto dou algumas dicas de ferramentas que vão te ajudar a planejar os seus conteúdos com base em palavras-chave.
Não é apenas o visitante do seu site que lê os conteúdos que você anda produzindo – o Google também está lendo tudo! Um texto bem escrito e com parágrafos estruturados também ajuda a otimizar o seu site. Pense na estrutura do seu artigo:
O conteúdo que você desenvolver deve ser algo que as pessoas querem ler e vão gostar de consumir. Melhor ainda quando você consegue entregar esse conteúdo de uma forma original, só sua, diferente dos demais disponíveis na internet.
É bastante provável que já existam conteúdos na internet sobre o tema que você vai desenvolver em seus artigos, mas manter a originalidade dos seus textos, a autoria, é essencial para uma estratégia de SEO – aliás, é o primeiro pilar para otimização de conteúdos.
Seu artigo deve ser fácil de ler. Esse é outro fator essencial para SEO, pois é importante para que a sua audiência compreenda a mensagem que você deseja passar. Depois de produzir um conteúdo original, revise o texto e faça ajustes na estrutura para facilitar a leitura – parágrafos estruturados, não muito extensos, boa escrita e ideias claras definem um bom artigo.
SEO deve ser uma estratégia de longo prazo, e exige dedicação. Comece com a produção de conteúdo próprio, de qualidade e que interesse o seu público, pois essa é a parte mais importante. Uma boa estratégia de SEO tem o intuito de ajudar a impulsionar o esforço que você já dedica ao seu negócio e ajudará o Google a encontrar o seu trabalho com mais facilidade.
Que tal uma “mãozinha” para te ajudar a começar a escrever conteúdos para o seu negócio? Foi pensando nisso que criamos o Template Otimifica para produção de blogposts – acesse o material e comece a produzir artigos bem estruturados e otimizados para o seu negócio. 🙂
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