Contexto e Canais: a dupla que vai amplificar o seu conteúdo

Tempo de leitura: 2 minutos

Existem dois pontos que quando somados, podem fazer toda a diferença no sincronismo da sua estratégia de comunicação: os canais e o contexto.

Talvez um dos maiores desafios quando se fala em estratégia de comunicação hoje seja conseguir executar todas as ações pensadas no planejamento de forma sincronizada. Dentre as variáveis que compõem a comunicação, existem dois pontos que quando somados, podem fazer toda a diferença no sincronismo da sua estratégia: os canais e o contexto.

Canais de comunicação são todos os meios através dos quais disseminamos as mensagens sobre marcas, pessoas e produtos. Pode ser o  Jornal X, a Rádio Y, o Facebook, o Linkedin, o site da sua empresa, todos eles são canais e existem muitos outros deles. E o contexto aqui pode ser considerado o conjunto de circunstâncias que estão ligadas ao canal, à mensagem, ao momento de envio e à recepção da mensagem pela persona. Todos esses fatores juntos vão dar o significado ao seu conteúdo.

Não há como controlar todas estas variáveis, mas podemos planejar o conteúdo de acordo com a forma que a nossa persona o consome. Para facilitar a sua compreensão vamos trazer um exemplo:

Sua empresa vende molho de tomate. Na análise de reputação digital que a equipe de marketing realizou foi apontado que a persona que compra o seu produto, consome conteúdo de receitas no youtube, em especial vídeos que aliem receita e humor. Por outro lado, esta mesma persona espera encontrar na internet (seu site) uma receita detalhada e confiável para que consiga seguir todos os passos. Ela ainda marca os amigos no instagram em promoções de # e compartilha dicas de gastronomia  no Facebook.

A mensagem é sempre a mesma em todos os canais, uma receita com o seu molho de tomate. O que muda são os canais de envio da mensagem e o contexto no qual ela vai receber o conteúdo.  Ou seja, o significado que a mensagem terá para a sua persona pode ser mais ou menos intenso considerando estes dois fatores.

Por isso, o que a sua empresa necessita pode não ser postagens no Facebook, mas sim investimento no Linkedin ou outro canal em que as suas personas estejam presentes. Lembre-se sempre que quem consome o seu produto provavelmente é alguém muito diferente de você, coloque-se no lugar dele, imagine suas necessidades e como a sua empresa pode ajudar a resolvê-las.

Conteúdos relacionados

Comprar seguidores no Instagram pode parecer tentador à primeira vista. Aumentar o número de seguidores rapidamente, a aparência de popularidade e o potencial para chamar a atenção de marcas e patrocinadores são apelos atraentes.  No...

O Instagram é uma das plataformas mais populares para compartilhar momentos, histórias e até fazer negócios. No entanto, aumentar o número de seguidores no Insta pode ser uma tarefa complexa para muitos. Então, se você...

No mundo acelerado das redes sociais, a arte de se comunicar é um superpoder para qualquer negócio que quer deixar sua marca no mercado. Bem-vindos a um novo jogo, onde uma comunicação estratégica é a...

Pular para o conteúdo